No ranking das 500 melhores universidades do mundo constam quantas universidades portuguesas?

Neste link podemos encontrar uma lista das 500 melhores universidades do mundo e não é que nesta lista consta apenas UMA universidade portuguesa, a Universidade de Lisboa, mas apenas entre as últimas 30 entradas dessa lista de quinhentas?

A lista é liderada por uma maioria de universidades americanas, intercaladas por algumas britânicas, japonesas e canadianas. A Rússia, Israel (com várias presenças), Singapura, Bélgica, Brasil, China e Espanha encontram-se confortávelmente entre as primeiras 200 universidades do mundo. Mas Portugal… Consta apenas com uma universidade pública e com NENHUMA privada…

Quem já frequentou cursos universitários conhece bem como funcionam as avaliações e a qualidade de muitos professores… Nas privadas prevalece o princípio PPP “PagaPropinaPassa” e nas públicas os professores com mais mérito são frequentemente prejudicados em função de outros com mais adptidões políticas e conspirativas… Da “paixão pela Educação” gutérrica, nada ficou e a desmotivação no quadro docente é regra por quase todo o lado… A impreparação que os alunos trazem do secundário é absoluta, não sendo raros os casos de imbecilidade patológica agravados pela frequência fanática da vida nocturna e de reuniões “académicas” e praxantes.

Enquanto países como a Finlândia e a Irlanda apostaram forte e com persistência durante 20 anos na Educação, Portugal após alguns tímidos investimentos na década de 90, retrocedeu, abandonando o sector à iniciativa privada e desinvestindo na qualidade dos quadros académicos e tolerando na sangria dos melhores para universidades estrangeiras.

About these ads
Categories: Educação, Sociedade Portuguesa | 117 Comentários

Post navigation

117 thoughts on “No ranking das 500 melhores universidades do mundo constam quantas universidades portuguesas?

  1. Complicado, queri morar na “Finlândia” =]
    Por aqui tb tb disso “PPP”, a educação por aqui tb é uma coisa louca, temos boas faculdades, mais são poucas, umas levam esse nome nem sei como.
    Acho que o povo tem que cobrar mais, a educação é a base de tudo, sem ela, ficamos dando voltas, nunca vamos para lado algum…

    [s]s

    • Leonardo

      Bill, na minha visão eu não vejo só o governo como culpado. O Brasil como todos sabemos e que todos os países do mundo sabem, é o pais que todo mundo espera acontecer p dar um “jeitinho”. A educação do país sempre foi “jogada” para terceiro plano. Isso nunca vai mudar enquanto o brasileiro só pensar em ficar em casa, feriado, carnaval, futebol e praia e no final quando a pessoa está passando por algum problema financeiro ou problemas de escolaridade a primeira coisa que essas pessoas fazem é culpar o governo por não darem oportunidade de estudo , emprego e etc. Não têm o que comemorar só porque o Brasil tem 5 ou 6 universidades no ranking. Vou comemorar quando ela estiver entre as 10 melhores mas pra isso as pessoas precisam se concientizar de que o estudo é o mais importante e deve ser priorizado.

  2. Quanto às Universidades privadas, é uma questão de tempo. Com a diminuição do número de alunos a chegar ao ensino superior, serão o primeiro ela da corrente a partir.

    O problema é que a falta de concorrência apenas servirá como desculpa para as autoridades (in)competentes se furtarem às suas responsabilidades (leia-se: financiamento) para com o ensino público. A carneirada vai comer do que há…

  3. O ensino medio nos EUA é mais fraco que em Portugal e Brasil… as universidades dos EUA, por exemplo a do TEXAS não é mais dificil de ter o diploma que a de Aveiro, muito pelo contrario, é bem mais facil! O unico porem é que a UTEXAS puxa os alunos, obriga-os a estudar, todas as materias têm deveres diarios! Não é como em Portugal… que por exame final podemos fazer a materia toda… ou seja, não se trata apenas de um esforço final e sim continuo!!!
    Penso que a solução é facil, é cobrar mais! Aveiro tem otimos professores… Tão bons ou melhores que qq universidade! Mas… para concluir:

    O que faz a universidade são os alunos! E como é facil de entrar nas universidades Portuguesas… ao contrario de no Brasil e EUA (nas publicas) qq aluno cursa nessas universidades prolongando a duração de um curso de 5 anos para 8!!!!!!

  4. Resposta:
    3

    A UCoimbra
    A Nova
    A católica

  5. Pingback: Portugal, o Brasil e o futuro « A minha cidade

  6. anti

    eis o resultado da estatização do ensino em portugal.

  7. Joao Antonio Mexido

    VEjam este ranking de escolas de gestão, em que aparece apenas uma portuguesa no top 50 mundial e 20 europeu, a Católica

    http://www.ft.com/businesseducation

  8. Katarina

    Oi.. gostaria gentilmente de fazer uma pergunta?? alguém pode me informar quais seriam as melhores universidades portuguesas, tenho interesse em fazer um intercâmbio de conhecimentos, estagiar e gostaria imensamente de obter informações a respeito!! agradeço desde já quem puder me ajudar!!

    Atensiosamente,
    Ana Katarina.

  9. Oi.. gostaria imensamente de tirar uma duvida. Tenho interesse em fazer um intercâmbio de conhecimentos com alguma universidade portuguesa.. e gostaria de obter informações sobre as melhores..!! se alguem puder me ajudar desde já agradeço pela atençao!!

    Atenciosamente,

    Ana Katarina.

    • mario silva

      Oi gostaria de saber por voces que conhecem uma parte do mundo qual é a melhor faculdade do brasil

  10. Golani

    Katarina

    qual é a área de conhecimento ?

  11. Esta notícia é recente e relevante para esta questão:
    http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=811706&div_id=3147

  12. MAÍSA

    SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR, AGRADEÇO. DEVO CURSAR UM SEMESTRE EM UMA UNIVERSIDADE EM PORTAUGAL (PORTO, LISBOA, NOVA LISBOA, AVEIRO, MINHO, ÉVORA, CATÓLICA, COIMBRA, TRÁS OS MONTES E ALTO DOURO E MADEIRA). QUERIA SABER QUAIS EM QUAIS DELAS, POR ORDEM DE MÉRITO, O ENSINO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO É MELHOR. DESDE JÁ GRATA.

  13. ATILA

    para FABIO:

    VC DISSE QUE É FÁCIL ENTRAR NAS FACULDADES PORTUGUESAS.. DÍFICEIS SÃO AS DO BRASIL, EUA… VC NEM IMAGINA COMO TÁ ENTRANDO GENTE NESTAS FACULDADES PARTICULARES DAQUI… AS UNIVERSIDADES PRIVADAS ESTÃO PEGANDO ALUNOS À LAÇO…

    NAS PÚBLICAS SIM, EU CONCORDO COM VC…. É MUITO DÍFICIL !

  14. Gostaria de saber quais sao as melhores Universidades de Africa, e quais os Cursos mais concorridos nessas melhores universidades do mundo.

  15. COIMBRA… MELHOR DE TODAS SEMPRE FOI E SERA…

  16. gostaria de estudar na europa mas não sei onde ! gostaria de saber aonde seria melhor na area da medicina! desde ja obrigada pea atenção.

  17. Eu escolheria Portugal (pela língua). Mas sou suspeito!

  18. Goataria de saber quantas e porque as universidadedes africanas nao e portuguesas nao constam na lista vdas melhores 200 do mundo, ob que estao a fazer para reverter esse cenario actual.

  19. anonimo

    Bill (14:45:00) :

    Complicado, queri morar na “Finlândia” =]

    ——————-

    bill, só te digo isto: o silêncio vale ouro.

    quanto as universidades.. não gosto muito dessa ideia dos rankings, e cá eu não me guio por eles.. são sempre suspeitos e guiam-se por valores e apreciações diferentes..
    Mesmo assim, do que oiço dizer, acho que em portugal as melhores são a do porto, a tecnica de lisboa, coimbra.. e a universidade de aveiro agora tambem anda a dar bastante nas vistas..
    é tudo, um abraço

  20. Sei que muitos criticam este e outros rankibngs que por aí correm. De facto, é sempre difçil comparar o incomparável, e neste contexto são tantas as diferenças culturais, de ambiente, métodos, financiamentos, etc… Mas estas tabelas servem para se estabeleceram best practices, para fazer benchmark… São úteis – sem dúvida – mas não devem ser lidos literalmente.
    Como tudo na vida, aliás…

  21. As universidades africanas deviam sentir-se preccionadas para melhorarem a qualidade de investigacao nas universidades, de maneira a atingigem os patamares das melhores universidades do mundo……

  22. O Ensino é ponto fulcral do Desenvolvimento huamno… Nos primeiros anos, com uma educação nuclear, centrada na língua, na matemática e nas artes e depois, na área vocacional de cada adolescente. No topo deste edificio, deverá estar o ensino universitário, e aqui, concordo, a Investigação deveria ser a “cereja no tpo do bolo”. E a sua ligação com a indústria deveria ser fundamental, recebendo as empresas incentivos para completarem esta ligação… Mas para isso é preciso que haja uma base industrial e esta está a fugir para o Oriente… Resta a indústria tecnológica de ponta, que infelizmente, em Portugal quase nunca existiu (com raras excepções) e que em Moçambique ainda não desabrochou…
    E por isso defendo a Localização das Economias: para criar riqueza criativa localmente, que desenvolva localmente e crie riqueza na região onde as pessoas vivem, de forma completa e sustentada. É que tudo isso só pode ser feito com uma aposta séria e sistemática na Investigação… De tecnologias adequadas ao ambiente de cada país e sustentadas localmente.

  23. Rodrigo

    Olá,

    Gostaria de saber qual a melhor universidade portuguesa no curso de Economia. E tbm se nela poderia fazer intervambio mais facilmente.

    Muito Obrigado

    • Deia

      ISEG (Universidade Técnica de Lisboa), Faculdade de Economia da Univ. Nova, Faculdade do Porto,ISCTE.

      O ISEG situa-se bem no centro da cidade de Lisboa mesmo ao lado da Assembleia da Republica, a fac. de economia da nova é considerada a melhor de portugal, embora seja muito “riquinha”, e faculdade do porto, muito boa também. Há também o Iscte, talvez das melhores faculdades para erasmus mas não muito conceituada em Ecnomia (embora seja a melhor em Gestão).

  24. Amigos portugueses, não poderia deixar de comentar tal notícia e destacar o problema q vivenciamos na pele aqui no Brasil. Atualmente passamos por um intenso processo de sucateamento e popularização de uma educação de péssima qualidade, desde o ensino fundamental. Os últimos governos, especialmente o do atual presidente Lula, têm mandtido uma política de aprovar alunos a qq custo nos ensinos fundamental e colegial, com o interesse exclusivo de melhorar as estatísticas perante a comunidade internacional e agariar mais recursos com a melhora do IDH brasileiro. Apesar de termos, ainda, grandes centros de excelência nas Universidades Públicas (USP, Unicamp, INPE, ITA, UFRJ, UnB, UFBA, UFRGS, etc), o governo insiste em formar em quantidade e não com qualidade. Um exemplo, aqui temos cursos à distância de nível superior, qq um faz (do tipo PPP), o que têm contribuido na formação de péssimos profissionais que geralmente atendem a população mais carente.
    Infelizmente temos aqui um cenário caótico de corrupção, uma política para gringo ver, desvalorizando nossos pesquisadores de alta qualidade (estes que estão deslocando em peso para países como Canadá, Austrália, EUA)… Outro exemplo, vcs sabem qto ganha um Professor Doutor em uma Universidade Federal por mês? Cerca de R$3.500,00, ou seja, cerca de $1.750,00 dólares… E saibam q é muito difícil ingressar numa universidade de qualidade e ainda passar num concurso público concorrido de uma Federal.. Já um deputado federal recebe em torno de R$ 35.000,00 (entre salárioa, indenizações, auxílio-moradia mesmo para quem tem imóvel em Brasília, despesas com telefone e postagens, combustível), além de valores entre R$6.000,00 a R$ 16.500,00 de passagens aéreas e verbas de gabinete de R$ 50.818,82… Além disso, recebem salários entre 15 a 19 vezes por ano, em sessão extraordinária ainda têm hora extra em dobro…

    Enquanto isso, mais de 100 milhões de brasileiros mal tem o que comer em casa….

    Péssimas perspectivas para a nossa educação brasileira também… e para o povo brasileiro…
    Prof. Ms. Geovany J. A. Silva
    Unemat-MT-Brasil

  25. João

    Isso do «PPP» não faz muito sentido e em questão das públicas ser dificil entrar (actualmente) muito menos sentido faz.

    Vamos a ver,em Direito:

    A clássica tem tido as médidas mais baixas de entrada de que há memória (os últimos do ano passado entraram com 10,5 val),acham que é assim tão dificil entrar?

    Na católica o último a entrar foi com 13 valores.

    Gestão na Católica considerado por jornais Americanos como a melhor escola de Gestão do país e pertencente às melhores 20 do Mundo. (não vi lá nenhuma pública)

    Há casos e casos, mas a nível de economia,gestao e Direito a Catolica (a par da nova) é a melhor do país.

  26. Se eu tivessa posses pra ir escolhia coibra ou lisboa,pra jestao de impresas

    • ze de esquina

      Espero que não vás para “jestão de impresas” para a católica só ias dar mau aspecto para lá seu grande tono que nem sabes escrever.

  27. Carla

    Olá, eu gostava de saber qual a universidade melhor de Portugal para tirar o curso de relações internacionais ou estudos europeus?
    Com os melhores cumprimentos

  28. Manuel Portuga

    Isso que os senhores estão a falare do ensino brasileiro é um reflexo das politicas brasileiras ao longo de muitos anos, pois veja bem, a iniciativa privada no Brasil só está a crescere enquanto os aparelhos do ESTADO estão á sucatear devido a uma iniciativa ja costumeira de copiar as formas de politicas aplicadas nos EUA em que se valoriza um Estado minimo dando enfase a um setor privado que abrange várias áreas inclusive a da Educação…basta observar as criticas sobre os investimentos publicos no Brasil feitas por muitos meios de informações(revistas veja e Isto é) por exemplo…que criticam os aumentos dos gastos publicos e ao mesmo tempo querem gastos publicos…(Como será possivel isso??) Será possivel se os gastos forem para favorecer grandes empresarios que financiam campanhas politicas milionarias e muitos ligados a exploração economica da educação, como é o caso do nosso ilustríssimo Senador José Sarney…dono do centro universitário UNIEURO….Em suma, se a educação publica de qualidade melhorar muito com certeza poderá prejudicar o crescimento da educação privada…..
    ORA,POIS……MANUELLL PORTUGAAA…a disposição gajo…ora pois..hehe

  29. Manuel Portuga

    Ora gajos, ora pois…interessante essa pesquisa dos ranks hem!!! muito contestavel, pois me parece que todas as universidades dos EUA estão entre as 500?? veja bem, existe no Brasil o ITA um instituto de ensino Superior que já formou profissionais que fazem parte dos quadros até da propria NASA…E a USP..que tbem é um centro de excelencia no Brasil encontra-se na frente do ITA( aliás o ITA NEM ESTÁ NO RANKING)..sem contar que existem outras universidades federais que no ranking interno estão na frente de muitas brasileiras relacionadas entre as 500..como é o caso da UNB( Universidade de Brasilia)….vale lembrar que as Universidades Norte Americanas ganham muito dinheiro investindo em “educação” e um marketing a mais poderia impulsionar os négocios deles…hehe
    ORA,POIS……MANUELLL PORTUGAAA..a disposição para respondere..ora pois..hehe

  30. Manuel Portuga

    As gajas que querem cursare faculdade em Portugal…..esqueçam isso se forem procurar excelencia em ensino…agora se forem atrás de um belo passeio e de conhecer um dos belos berços da civilização, eu digo que vale á pena…No Brasil existem Universidades bem melhores, porem, se forem viajar e principalmente nas areas de Humanas existem belas faculdades no Canadá e na França e até na Inglaterra….mesmo não gostando muito os EUA possuem boas….mas não são “tantas assim tambem” como divulgam nesse ranking tendencioso..sem falar que lá as ciencias humanas são de um foco ideológico na economia neo-liberal que dá até medo!!!!…basta lembrarmos da reportagem da CNN que divulgou que a capital do Brasil era Buenos Aires….as questões humanas nos Estados Unidos são muito centradas internamente…basta ver a quantidade de cadeiras ocupadas por estrangeiros e especialistas de outros países por lá…FHC é um exemplo….

  31. Manuel Portuga: Apelo a que leia o “código de conduta” aqui à direita… Alguns dos leitores poderão sentir-se ofendidos por termos como “gajas” ou “portuga”. Os seus comentários são muito bem vindos, mas este tipo de termos pode criar anticorpos que anulam qualquer coisa que tenha para dizer…

  32. Enquanto a educação brasileira estiver passando por este processo de abandono e descazo as nossas universidades estarão sempre ocupando os ultimos lugares no ranking

  33. e não estão.
    por lá encontra as portuguesas, aliás, nem lá estão, nem perto do fim desta lista!
    e pelo contrário, nas 500, encontra várias universidades brasileiras…
    o que não quer dizer que não existam problemas com a Educação no Brasil, mas eles parecem residir nos graus de ensino mais intermédios, não no Superior.

  34. É verdade que a educação básica no Brasil está aquém das expectativas, mas também é verdade que muitos estados e municípios investem pesado na educação, e se não obtêm melhores resultados, é culpa pura e simples de pais relapsos que não cobram de seus filhos retorno destes investimentos. Moro em Macaé, norte do Rio de Janeiro, ali, a prefeitura oferece à população, de um modo geral, todas as condições para o aprendizado, mas o que se vê pelas ruas, são crianças em horário escolar, soltando pipas. A justiça determina que nenhuma criança em estágio escolar, pode ser privado deste, mas fazer valer tal determinação sem a ajuda dos pais, só um milagre.

  35. rodri

    gostaria de ser cursista a tempo inteiro,tenho paixao pela sabedoria.encontrome com 5cursos concluidos.gostaria que me indicassem maneiras de ganhar dinheiro a estudar para sobreviver

  36. yuri barros

    Deixe só esclarecer uma coisa que disseram…

    É verdade que , existem engenheiros formados no ITA e no IME bastante graduados nos EUA chegando a até fazer parte do quadro da NASA,mas essas instituições não constam no ranking por possuirem apenas cursos de engenharia, ou seja, não atendem o conceito de “universidade”(leia-se universo de cursos)pois para entrar nesse ranking, os “jurados” avaliam publicações de trabalhos e pesquisas inovadoras no exterior (entenda-se EUA de preferencia) e dão notas para:Cursos de Ciencias Exatas ,Engenharia, Ciencias Humanas e Saúde etc…

    Assim sendo, uma instituição com apenas cursos de engenharia,nunca conseguiria entar no ranking, por melhor que fosse e o fato de serem instituições militares ainda piora mais a situação, mas se pudessem ingressar no ranking com certeza estariam entre as melhores do mundo, até pela enorme quantidade de professores PhD, que existem nos cursos,e dezenas de medalhas ganhas em Olimpíadas Mundiais de Matemática ( só em 2007 ITA e IME conquistaram 1 prata, 3 bronzes e 5 mençoes honrosas)
    sem contar o ingersso de alguns alunos no MIT, politécnica de Paris,etc…

  37. gaitero

    Sempre pensei que a melhor faculdade do brasil era o ITA…
    instituto tecnológico da aeronaltica.
    E ele não esta nem entre as 3 melhores do Brasil, este ranking é uma mentira.

  38. tenho falado com diversas pessoas ligados ao ensino universitário em Portugal e estas também têm aterrado com este estudo… dizem que os critérios são muito discutíveis e injustos…
    mas também…
    é certo que nenhuma universidade portuguesa aqui consta… por isso…
    por mim, frequentei duas… uma privada e uma pública. e tenho que dizer que não fiquei muito impressionado com a qualidade de ensino em nenhuma delas.

  39. João

    Boas.
    Quero ingressar no ensino superior no curso de Economia. Sei que tanto a Nova como a Católica são altamente conceituadas, mas isso está a gerar muita indecisão na minha cabeça… Alguém me pode dar uma dica? Nova ou Católica??
    Obrigado

  40. Maria

    Olá! Sou mais uma interessada em entrar em Economia…Além da Nova e da Católica, alguém sabe quais são as melhores a seguir? Quais as que estão a seguir? F.Economia do Porto, dps Iseg e Iscte? Ou nada disso?Obrigada

  41. Renato Santana

    no brasil realmente acho q as universidades federais estão em um bom nivel, mas o brasil é um país diferente ele tem otimas universidades publicas e um ensino médio publico muito ruin, quem tem dinheiro no brasil põe seus filhos em colegios particulares caros até o dia de fazer o vestibular que é muito dificil e são todas as materias q vc já estudou depois tem outra fase que são as especificas de cada curso é uma maratona de provas os estudantes dos colégios particulares dominam o vestibular e somam 80% nas universidades federais em média quem comanda as universidades publicas brasileiras são as elites, por isso as universidades são boas o governo não pode vacilar descaradamente com quem paga os maiores impostos o brasil tem umas 50 universidades publicas e uma variedade imensa de faculdades particulares quem tem dinheiro e não passa nas federais paga mensalmente as faculdades particulares que são carissimas é essa nossa realidade mais cada ano isso tá mudando pois os mais pobres estão percebendo que estudar é o unico caminho para mudar alguma coisa.

  42. Renato Santana

    sou estudante de direito da faculdade particular mauricio de nassau no estado de Pernambuco região nordeste do brasil.

  43. bem… pois o ensino público português anda neste estado:

    “São deste tipo, que por aqui aparecem, numa foto tirada da revista Única do Expresso que foi descobrir um casal de investigadores universitários.
    Elvira e Rodrigo, integram uma equipa que investiga na área científica e prática, da microelectrónica. A equipa compreende ainda cientistas de várias proveniências e nacionalidades, com destaque para alguns da Ásia ( dois indianos, dois chineses, um cingalês do Sri Lanka e um bielorusso, admitidos por concurso curricular e escolhidos entre muitos outros candidatos que se apresentam , por conhecerem a fama do lugar).
    Elvira, vinda de família modesta, acabou o curso secundário em 1982, com notas medianas. Entrou na Engenharia Física e dos Materiais e deu-se bem com o assunto. Doutorou-se em 1995, na área do marido que aí conheceu.

    A investigação que fazem actualmente, no âmbito da universidade ( faculdade de Ciências e Tecnologia, no campus do Monte da Caparica, está sob a mira atenciosa de alguns fabricantes dos futuros écrans onde se escrevem, lêem e vêem, as imagens e signos do mundo computadorizado. e televisivo, como a Samsung.
    Transístores de papel, é uma das últimas novidades, e que já mereceu a atenção dos media internacionais ( BBC, Corriere della Sera, Finantial Times, por exemplo).

    A família Martins, tem uma filha, adolescente. A mãe, tirou sempre os cursos em escolas públicas. No entanto, a filha, “nunca irá para uma escola pública, com o ensino como está hoje”, diz o pai, um professor catedrático.”

    http://grandelojadoqueijolimiano.blogspot.com/2008/08/os-nossos-cientistas.html

  44. Diogo F.

    Boas!

    Gostaria de saber se, entre a FEP (Faculdade de Economia do Porto) e a U. Católica em termos de cursos de economia, qual é a melhor? Sinceramente, uns dizem-me que a católica é melhor, porém no dia a seguir já me tao a dizer que a FEP é melhor… =( já não o que pensar…ajudem-me pf!

    Obrigado

    • Gonçalo

      Diogo e assim se eu fosse a ti ia para a do Porto se deus quiser eu tmbem vou estudar la
      by:gonçalo pereira
      e olha se quiseres ser meu amigo no mail o meu mail e gongas.caco@hotmail.com

  45. a católica tem muito prestígio em cursos de gestão.
    mas de economia, não conheço ninguém que tenha lá cursado, lamento.

  46. gaitero

    Bom eu estudei na Católica, mas aqui do Parana, Brasil.
    Aqui ela tem um grande prestígio em contabilidade, econômia e administração, de 0 a 5 recebeu nota 5 em todos os quesitos alem de ser considerada uma das 15 melhores universidades do Brasil e uma das 100 em administração do Mundo.

  47. Guedes

    Só uma achega.
    E então o Instituto Superior Técnico de Lisboa por que não consta na lista das melhores? Segundo os telejornais de Portugal o IST bem como a Universidade de Aveiro e e a de Braga passam a vida a fazer descobertas. Será verdade, ou apenas badalação da comunicação social portuguesa?

  48. gaitero

    Não foi incluso poruqe não deve ser universidade.
    O ITA tambem não esta ai, e sem dúvida ele é o top 1 do Brasil.

    Só que como o de lisboa ele tambem é instituto.

  49. Ana Paula Almeida

    Alguém sabe informar qual a melhor Universidade da Espanha, pro curso de Economia??! Faço Economia na Ufba, e tenho grande interesse em cursar um semestre na Espanha, entretanto não sei em qual Univerdade. Me falaram sobre Economia em Vigo, talvez em Santiago da Compostela( n sei ao certo).
    Me ajudem!

  50. Anónimo

    O Instituto Superior Técnico como o próprio nome indica é um Instituto, logo pertence a uma Universidade, vulgo Universidade Técnica de Lisboa.
    Assim sendo o IST em si nunca poderia aparecer neste ranking uma vez que seria toda a Universidade (com as suas várias faculdades e Institutos) a ser avaliada…

  51. Maísa Dantas

    olá. Estudo na UFMG aqui no Brasil e gostaria de saber se a Universidade do Minho é uma boa universidade na área de humanas. Estou tentando um intercâmbio para Portugal e queria saber se me recomendam isso.

    • moinhosdosul

      vc sabe q em portugal se fala português, né?? então, a não ser q vc não fale portugues, nao tem porque vc fazer intercambio em portugal!

      • Roberto

        Intelectual, Moinhosdosul, deixo aqui minha insatisfação á sua resposta sobre a solicitação sobre intercâmbio.A Maísa, questiona o nível da Instituição,não enfatisando, a língua deste País. O que ela talvez queira saber, são os hábitos,religião,gastronomia,política,etc…

    • Roberto

      Cara Maísa, entre nos sites próprios das Universidades aqui de Portugal. Certamente vc será completada em suas dúvidas. Boa sorte!!

  52. não digo que seja a melhor universidade portuguesa (não a conheço pessoalmente), mas tem um prestígio muito razoável entre nós.

  53. Daliene

    não concordo com o que disse das faculdades privadas. Algumas concerteza são assim mas nem todas. Conheço ótimos profissionais que estudaram em faculdades privadas e nem só por isso deixam de ser bons. Esse tipo de artigo não deveria ser preconceituoso e sim somente informativo

  54. Raphael

    Eu não acho que Portugal está em uma má situação. Se olharmos bem, a população deste pequeno país é de apenas 10 milhões (menor que a Grande São Paulo) e a economia é muito pequena, estão atrás de países como a Indonésia, Grécia e Iran. Não se pode comparar Portugal com a Inglaterra ou os Estados Unidos. Assim, se observamos bem, está em uma posição confortável.

  55. discordo… tendo em conta a antiguidae da instituição universitária em Portugal (das mais antigas do mundo) e a quantidade de recursos que têm aqui sido investidos depois do 25 de abril… o quadro é mesmo muito negativo.

  56. Vador

    @Guedes

    Guedes, estas listas para serem realizadas tem de ter a participação das universidades (tal como aquelas listas das melhores empresas etc).

    A prova que o IST é uma das melhores do mundo é ele pertencer ao grupo das melhores da Europa ou seja de pertencer ao cluster (Consortium Linking Universities of Science and Technology for Education and Research) – http://www.cluster.org/

    Abraço

  57. Temos UFRJ,USP,ITA pq ñ as mencionaram?

  58. não estarão essas… mas outras universidades brasileiras estão lá representadas, até no mais recente estudo das top 500, de 2007:
    http://ed.sjtu.edu.cn/rank/2007/ARWU2007TOP500list.htm

  59. Israel

    Sou estudante de biologia aqui no sul do Brasil e gostaria de saber qual o melhor curso de ciências biológicas oferecido em Portugal? Tenho interesse em fazer um intercâmbio.

  60. eu daria uma passagem pelo site da Universidade de Aveiro, http://www.ua.pt/ que nos cursos tecnológicos é – creio – a mais prestigiada atualmente em Portugal.

  61. Andreia

    Olá…desculpem o incómodo mas gostava de saber qual a melhor univrsidade portuguesa para o curso de Direito e para o curso de Psicologia.

    Obrigada.

    Andreia Pinto

  62. Atualmente, não sei bem…
    mas a de Lisboa e a de Coimbra (públicas) eram prestigiadas quando andei pela primeira, e em Psicologia o curso do ISPA costuma ser uma boa referência…

  63. Priscilla Boaventura

    por favor!! gostaria de saber quais as melhores faculdades de direito e economia do Brasil…
    e também gostaria de tirar a dúvida sobre qual economia é mais bem conceituada..a da FGV ou do IBMEC ambos em são paulo. Obrigada!!

  64. João Pedro

    Penso que esta notícia deveria ser actualizada pois encontra-se muito longe da verdade. Portugal tem neste momento 7 universidades no TOP500: Universidade do Porto, Universidade do Minho, Universidade Técnica de Lisboa,Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa e Universidade Católica Portuguesa.

  65. depende da fonte, ao que sei.
    numa tabela semelhante, a UC apareceu por exemplo entre as 7 melhores do mundo…
    esta tabela é apenas uma de muitas, e de facto, uma que é muito desfavorável às universidades lusas…

  66. Amarildo

    Brasil. Melhor Faculdade é a Uninorte.Com Dr José Carlos Abraõa,Dra.Graziele R Trojan. e muito mais.é 10.

  67. Ricardo pardal

    Rankings e estatísticas
    É dessas medidas que vivem neste momento, as civilizações.
    Em quem confiar, no que acreditar. Facto é, que antigamente não existia o “ranking” ou a “estatística” (que a meu ver andam de mãos dadas, se é que não são a mesma coisa) e somos o que somos Hoje. Seres “evoluídos”, e coloco entre aspas, porque temos demonstrado muitas falhas nessa nossa “evolução”.
    Tenho 30 anos, fui distraído nos/dos estudos, arrependo-me, e pretendo “evoluir” (nesse aspecto), portanto, e por estar farto de trabalhar em lojas, cafés, Telemarketing’s e afins, pretendo ingressar no “Ensino Superior” (e coloco novamente as aspas, porque Superior, só a Mente e a nossa evolução individual).
    O que estudar? Indeciso entre a Psicologia (cognitiva) e a Antropologia.
    Onde estudar? Depois de notícias como estas, que apesar de serem “relativas” ou “não totalmente correctas”, facto é que ficamos sempre com a dúvida, e provavelmente nem sempre teremos o budget para sermos os “melhores”.
    Com isto quero dizer que não sei se vale a pena investir…ou vale?…ou não? Dúvidas! Ajudem-me! Help me! Aidez-moi!

    • Jonas

      1-concordo c teu discurso
      2- tb eu ando sem saber se vale a pena cursar mestrado ( comunicaçao/cultura/artes)
      3- a qualidade de ensino-aprendizagem é 85% uma coisa tua, depende de ti.
      4- cursos e mais cursos existem pra meter dinheiro ao bolso das Facs…
      5-hoje em dia, os títulos de Doutor nao dizem nada e ainda bem: nunca disseram.
      6- o nosso prémio nobel da literatura tem a quarta classe…
      7- o grande problema é o emprego. Eu sugiro: se tens amigos, dêem as maos, pensem em algo, ponham em prática.

  68. Adbu Webster dos Santos

    acho que devia ter uma unversidade de Angola

    • mario silva

      Eu também acho que em angola devia haver uma universidade .
      Mas acho que se devia investir no ensino de forma mais intensa apresentando mais qualidade,por parte dos educadores que sao menorizados quanto a sua eficiencia.
      Porque nos precisamos de gente formada e informada para que desempenhe um papel importante na funçao em que exerça.
      Temos que dar mais oportunidades aos angolanos que formam fora,porque eles sao o futuro de uma naçao que precisa de bons exemplos para alcançar o pretendido

  69. Alexandra

    Gostava de saber o ranking das faculdade de direito em portugal, e ainda quais as faculdades de direito que têm regime nocturno para estudantes trabalhadores.

  70. Raquel

    Ola, encontro-me actualmente a tirar o curso de Design. No entanto, cheguei recentemente a conclusão que não era bem isto que queria e tambem não gostei da faculdade que frequentei, e gostaria de me candidatar a arquitectura na cidade do Porto. O problema é que muito provavelmente não conseguirei media suficiente para me candidatar a FAUP (Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto) visto que a média ronda sempre os 18 valores ou mais e eu tenho apenas 17,5…então fico limitada à Lusofona e à Lusiada, ambas privadas… Gostaria de saber se alguem me sabe dizer qual das duas é melhor a nivel de arquitectura porque nao queria perder outro ano com enganos..

    Obrigada :)

  71. Raquel

    Ola, sou estudante de design, mas para alem de não estar a gostar da faculdade privada em que estudo, cheguei recentemente a conclusão que não é bem este o caminho que quero seguir. Gostaria de me candidatar a arquitectura na cidade do porto, mas visto que a média na unica publica do porto ronda sempre os 18,5 valores creio nao vou conseguir entrar com os meus pequenos 17.05, ficando assim limitada a duas universidades privadas: a Lusófona e a Lusiada. Gostaria de saber se alguem consegue esclarecer-me qual das duas será melhor no curso de arquitectura, principalmente a nivel de inserção no mercado de trabalho no final do curso. Pelo que tenho ouvido a Lusiada não tem boa fama no que toca este aspecto do mercado de trabalho. No entanto a formação parece-me bastante razoavel. Não gostaria de errar mais um ano, por isso, agradecia qualquer ajuda :)

  72. não sou “especialista” nesse curso, mas ao que sei é daqueles mais saturados em licenciados e onde há menos oportunidades de carreira… cuidado, portanto!
    quanto à melhor dessas duas opções… francamente, não sei!

  73. Jonas

    aprendam por vocês,
    sejam empreendedores,
    façam amizades boas e frutíferas p projectos de realizaçao profissional e pessoal,

    porque as Facs existem é pra dinheiros… ,
    o saber, meus amigos, tá em todo o lado.

  74. joao ganso rochas de sousa

    concordo com Jonas, as Facs nao têm o saber.

    e pra + é verdade: servem EGOS, PODERES MESQUINHOS, PANELINHAS.

    quem quer aprender aprende, vai, ouve, escuta, critica, lê, vai ! fala , age !

    os professores doutores sao formataçoes dos departamentos, debitam palha.

    olhem realmente o mundo: pensem, pensem mesmo

  75. rui martins

    Á alguns anos atrás constava no Ranking das quinhentas melhores universidades de nivel mundial, uma universidade Portuguesa , esteve cotada entre as dez melhores do mundo , era uma tal de universidade independente , já ouviram alguma vez falar dela ? Dizem que desta universidade sairam grandes engenheiros e até mesmo primeiros-ministros , uma universidade muito conhecida pelos seus feitos a nivel internacional , dizem que eles foram os pioneiros no uso de fax para a realização de exames , dizem tambem , que eles foram os primeiros ,e até á data de hoje os unicos , a ministrar cursos de engenheiria aos fins-de-semana , fantastico , nem mesmo o MIT conseguirá alguma vez realizar tais feitos!!!

  76. ClovisX

    Pesquisa, produção e publicação científica na comunidade internacional é nisso que as universidades portuguesas devem pecar. Para entrarem no ranking é bom fazerem isso. Senão…

  77. ultimamente, até se tem avançado no campo da investigação científica… falta contudo é um ensino que premeie o mérito e, sobretudo, um ensino privado de qualidade e que aposte além dos cursos de “baixo custo”, como História (o meu curso…) e Direito.

  78. Renato Rodrigues da Silva

    Cadê a Universidade de Coimbra ? Não apareceu ?

    Bom, o fato de haver apenas 4 universidades brasileiras é alarmante (idem para as apenas duas portuguesas). Mas isto só vai mudar quando o zé-povinho dar a mesma atenção à educação e à cultura que costuma dar para o futebol e para as novelas.

    O futebol brasileiro e o futebol português são ricos e de qualidade porque tem audiência e interesse sobre eles. Nossas escolas só serão melhores o dia que isto também acontecer com a educação. E isto serve para os dois lados do Atlântico…

    Renato

    • Viriato Hermerico

      Duas para um país do tamanho populacional e territorial de Portugal, e quatro para um país com o tamanho populacional e territorial do Brasil, a situação do Brasil é mais assustadora. :(

  79. bem, estas listas valem o que valem… servem de indicativo sobretudo, e tudo tem a ver com os critérios usados.
    Sei de muitos académicos portugueses que discordam desta lista, p.ex.

  80. Andreia Lourenço

    Olá, sou estudante de arquitectura na universidade de évora mas, após um ano lectivo com muitos altos e baixos, apercebi-me que não é este o “meu” curso. Pelo que me vou candidatar novamente este ano, desta vez para Comunicação Social, para seguir Jornalismo.

    Alguem me pode ajudar e dizer qual a melhor universidade na zona de lisboa? Entre a Católica, a Nova, a UAL, a Lusofona e a ESCS…

    Agradeço desde já :)

    Cumprimentos, Andreia.

    • Panda

      Andreia,
      Olá ! xp

      Bom: a melhor Fac é a Fac da Vida…
      Mas, pelo que sei (e já é alguma coisa) posso opinar o seguinte:
      - nessa área a Católica é porreira, tal como a Nova ( embora a Nova tenha tiques de academismo pompudo e trés chique..)
      - as outras nao penses nisso.

      Outra coisa: se queres mesmo Comunicaçao Social, aposta em ler out of school duma forma abrangente e variada: ajuda imenso a ter boas notas e saídas de work. ;)

      Finalmente: hei, sou só eu a falar, nao me leves muito a sério. xp

      bjoka
      JPanda

  81. Jessica

    Bem…Fiz letras da Universidade de São Paulo e posso dizer que não fiquei muito contente com o curso não…mas acho que é porque eu esperava mais…não pq o curso é ruim…Agora vou partir para o mestrado…o que acham da Universidade de Lisboa nesta área?

  82. sana

    sou estudante Gunense na Russia, mais agora guero estudar na lingua potuguesa, por isso pesso uma bolsa de estudo por conta propria?

  83. sei que a Lusófona as tem…: é consultar o site:
    http://acesso.grupolusofona.pt/

  84. Katiane

    Sempre tive um sonho de cursar mestrado em Marketing.Pesquisei,especulei,investiguei e deparei-me com um Instituição Pública, ISCTE.Mas agora pergunto-me que instituição pública é essa que as propinas são muito superiores às instituições privadas ou qualquer outra.Será que estudar não é direito dos menos favorecidos?Se é que já foi algum dia.A única alternativa que restou-me foi estudar em uma instituição privada(Lusófona).Agora pergunto,será que tenho que abrir mão de meu sonho devido ao fato de a Instituição publica “fechar às portas” para os menos favorecidos?Ajudem-me por favor nessa reflexão.

  85. Nayara

    Olá, sou brasileira, graduada em Direito e tenho interesse em cursar um Mestrado em Portugal. Poderiam me indicar qual a melhor ou melhores faculdades do país nessa área? Obrigada.

  86. Gonçalo

    A Melhor Universidade do Mundi para Mim e a UNIVERSIDADE DO PORTO podem nao gostr mas eu adoro e espero que um di estude la!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    BY:Gonçalo Pereira!!!!!!!!!!!!!!
    Obrigado pela vossa compreençao se nao gostarem podem por mau!!!!!!!!!!!!!!!!!
    espero que vcs tbm estudem na universidade do porto.
    gora nao vou dizer obrigado vou dizer muito obrigado pl vossa compreençao.

  87. Gonçalo

    ola universidade

  88. Jacinto

    sou estudante de 3.ano de bachelor na Suiça, mas estou a equacionar fazer o meu mestrado numa universidade portuguesa.Pois gostaria de voltar um dia ao pais que me viu nascer. Gostaria de saber se as condiçoes de admissao sao difficeis. Actualemente estou na HEC Lausanne.

    Obrigado

  89. Cristiana

    Permita-me corrigi-lo: Neste ranking constam 2 Universidades portuguesas: a do Porto e a de Lisboa. Estão as 2 empatadas, mas como a lista é alfabética, Lisboa surge primeiro.

    http://www.arwu.org/ARWU2010_5.jsp

  90. INES PEREIRA

    Ola eu frequento o 8.ano e gostaria que me aconselhassem o curso a seguir.

  91. joão dias

    A maior universidade do mundo é a universidade Independente , foi lá que o nosso grande primeiro ministro José socrates acabou lá o seu curso de engº civil , mas mesmo assim jamais entregaria a obra da minha casa a tal personagem ilustre !!!

    • Otus scops

      :-D

      remake do filme de Spielberg dos anos 80:
      “Um dia a casa vem abaixo”
      realizador: J.Sócrates

      p.s. – tinham os melhores professores do mundo, lançavam as notas via fax, em Agosto e o melhor de tudo, ao domingo!!!

  92. Luisa M

    Olá. Gostaria de saber qual é a universidade portuguesa que oferece os melhores cursos de filosofia. A Universidade do Porto é uma boa escolha?

    • Catarina Woyames

      ola!
      estou também a procura de mestrado em filosofia. O curso que mais me interessei foi o do Porto.
      Com relação a sociologia, economia e ciência política, aconselho a Técnica de Lisboa.
      Não aconselharia de forma alguma a de Lisboa porque, pelas minhas pesquisas (me corrijam se estiverem erradas) demora,além dos 2 anos do curso, mais uns 2 ou mais de lenga lenga para defender a tese. Mesmo não havendo necessida de ficar em Portugal esperando esse tempo, não tenho disposição para esperar quase uma graduação pelo tão sonhado e desejado título de mestre.
      se quiser me add, meu msn: catarina.woyames@gmail.com
      boa sorte a todos nas pesquisas!
      ps: como já foi dito, o Brasil esta perdendo cada vez mais pessoas interessadas em pesquisa. eu mesma nem tento mestrado em minas porque todos os lugares que oferecem dão muito mais valor ao “quem indica” no que no conhecimento, vontade e dedicação de quem se inscreve…se deus quiser, doutorado, faço no canadá!

  93. Pedro

    A melhor faculdade se Portugal é sem dúvida a Católica, quer pelo nivel de exigência na entrada quer pela excelente qualidade dos profissionais que por lá passaram! É muito giro dizer-se que as privadas é uma balda, mas no estado em que a educação está, é melhor aprender com aqueles que têm referências internacionais, e que estão entre os melhores do mundo!

  94. Bom, estive a ler este post e fiquei com vontade de comentar!

    Para começar, estatistica (rankings e afins) são realmente tendenciosos, não querendo eu dizer que Portugal esteja perto da excelencia de muitas universidades europeias ou mundiais, mas basta vermos o caso de percentagens e “estudos de mercado” em que sao utilizados rankings e tabelas, para quê? Para destacar ou influenciar de uma forma mais atrativa quem esta a ler.

    Bom passando ao que realmente importa, nao vamos a extremos, nem oito nem oitenta, Portugal está atrasado em muitos aspetos e apesar de muitos continuamente culparem o Governo, deveriam olhar antes de tudo em sua volta, nos nossos amigos, colegas, vizinhos, as pessoas que nos rodeiam… e ver quantos são os que levam a educação e a sério? Eu vejo cada vez mais (publicas ou privadas) pessoas que passam anos para tirar cursos porque simplesmente gostam de boa vida…e depois querem culpar o Estado por falta de oportunidades.

    Outro ponto é que julgar publicas ou privadas assim sem medidas é complicado, porque tanto há publicas melhores que privadas como o contrario também acontece. Conheço amigos que passaram para privadas e a sua experiencia foi que o nivel de exigencia chegava a ser superior ao que tinham na publica. FINALMENTE… COMPARANDO com os “queridos” americanos, eles teem de fato boas Universidades, altamente conceituadas, porem não sei quantos de vós estão a par que eles pagam “o rendimento de uma vida” para frequentar 4 ou 5 anos de Universidade.

    Não acho que o nosso sistema seja o melhor na Educação, ou as medidas tomadas, mas francamente pelo que vejo a questão vai muito pela atitude da população, porque em Portugal somos pouco empreendedores e “temos pouca garra”, contentamo-nos com o confortável e é-nos dificil pensar mais alem!! Infelizmente é esse o maior problema e que observo todos os dias em muitos casos e o que diferencia outros paises é que sabem correr atrás do que querem, não por terem melhores oportunidades, mas porque já vem de uma maneira de pensar completamente diferente da nossa.

  95. Vali Abdul Momade

    Oi pessoal! Tenho um afecto imensurável por Portugal, e sempre foi meu desejo estudar neste pais.
    Sou licenciado em Administração Pública, pela Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Letras e Ciências Sociais, no Departamento de Ciência Política e Administração Pública, em Moçambique. Gostaria de fazer mestrado em Relações Internacionais numa universidade portuguesa, mediante a uma bolsa de estudo. Vocês podiam me indicar como faço para obter uma bolsa de estudo do meu pais par estudar numa universidade em Portugal

    O meu objectivo da candidatura é a procura de novos desafios evoluir na minha carreira académica e enriquecer as minhas competências. Para tal, só seria possível mediante à atribuição de uma bolsa
    Estou disponível para qualquer esclarecimento acerca de mim, e agradecia uma resposta da vossa parte, bem como o interesse que o meu pedido possa merecer.
    Com os melhores cumprimentos
    Vali Abdul Momade

    • Francamente nao sei… Tente contactar a embaixada mocabicana em Lisboa ou a Universidade Lusofona (tambem em Lisboa). A segunda entidade ‘e privada mas tem diversos programas de cooperacao e muitos estudantes da África lusofona nos seus cursos: http://www.ulusofona.pt

  96. joao ganso rochas de sousa

    UP
    UCP
    UC
    UL

    top 4

  97. wilson de jesus

    para mim a melhor universidade do mundo ê POLITECNICA OF NAMIBIA.sem querer tirar o merito das outras universidades,mas a poly…..

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com. The Adventure Journal Theme.

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa.org

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

DIRECT e-DEMOCRACY NOMOCRACY & EQUALITY LAWS..! THE RULE OF LAW

Are we going to allow chinese dictators to own the whole planet?

looking beyond borders

Looking at foreign policy differently

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Parece piada... fatos incríveis, estórias bizarras e outros micos

Tem cada coisa neste mundo... e todo dia surge uma nova!

O Vigia

O blog retrata os meus pensamentos do dia a dia e as minhas paixões, o FLOSS, a política especialmente a dos EUA, casos mal explicados, a fotografia e a cultura Japonesa e leitura, muita leitura sobre tudo um pouco, mas a maior paixão é mesmo divulgação científica, textos antigos e os tais casos ;)

A Educação do meu Umbigo

Gaveta aberta de textos e memórias a pretexto da Educação que vamos tendo. Este blogue discorda ortograficamente. Contacto: guinote@gmail.com

Promocão e difusão da língua portuguesa

Blogvisão

"Qualidade de informação para qualidade de opinião!"

geoeconomia

Just another WordPress.com site

Egídio G. Vaz Raposo

Media Scholar | Communication Consultant | Trainer

Mudar as coisas...

vivemos no presente, e é nele que devemos mudar. mudarmo-nos é condição necessária para mudar as coisas…

Um Jardim no Deserto

Um minúsculo oásis no imenso deserto físico, mental e espiritual em que se está a transformar Portugal

Extraterrestres ARQUIVO

Seja bem vindo ao Site Extraterrestres Arquivo - Volte Sempre

Muralha Verde SCP

Em prol da defesa e do ataque do Sporting!

Pitacos De Um Torcedor Corinthiano

Louco por ti Corinthians!

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 4.713 outros seguidores

%d bloggers like this: