Da proposta da Embraer para um “EMB190 militarizado” e da substituição dos C130H da FAP


Embraer EMB190 (http://www.letectvi.cz)

A construtora aeronáutica brasileira Embraer prepara a construção de um avião de transporte militar que tenha características entre o C27J da construtora italiana Alenia e o C130J da americana Lockheed. O Director-geral da empresa brasileira Maurício Botelho afirmou recentemente, em Paris:

“Hoje existe um nicho de mercado entre o C27J e o Hércules C130″, e adiantou logo de seguida que a proposta da Embraer seria a construção de um aparelho mais próximo do C130 do que do C27J italiano.

O novo aparelho da Embraer poderia custar até 50 milhões de dólares, um preço relativamente baixo e justificado pelo factor do novo aparelho ser uma variante militar do bem sucedido EMB 190.

Embora o projecto esteja ainda na fase embrionária, além de ser um derivado do EMB190, e logo, um aparelho a reacção de asa alta que incluiria uma rampa traseira de acesso, uma capacidade total de carga de até 19 toneladas e poderia ser apenas uma primeira variante militarizada do EMB190, abrindo-se perspectivas para uma série de outras variantes, desde patrulha navais, reconhecimento e AWACs…

Numa época em que parece inevitável a substituição dos nossos velhínhos, mas muito fiáveis C130H Hercules e dos ainda mais idosos CASA Aviocar… Estes últimos serão substituídos por 7 C295 (versão táctica) e 5 C295 (versão vigilância marítima).

Quanto aos C130H, a voar em Portugal desde a década de 70 (ainda havia bandeiras portuguesas a flutuar no continente africano…) o governo anterior tinha abandonado a participação nacional do caríssimo A400M e substituindo este pela actualização do C130, de nome C130J. Aliás, o A400M era tão caro que se esperava substituir os 6 C130H da frota por apenas 3 A400M, o que significaria uma grande perda de capacidade de transporte.

Estes sinais, como a compra do C295 do consórcio europeu EADS e a entrada da construtora no capital da OGMA poderão fazer alterar a decisão pelos C130J… Especialmente agora que a RAF parece ter suspendido a compra de um segundo lote do aparelho americano e os EUA reduziram as encomendas… O aparelho da Lockheed parece sofrer de uma série de erros de concepção que prejudicaram a imagem de excelência do seu antecessor e que vão desde questões aerodinâmicas com o lançamento de paraquedistas até uma série de outros problemas que fizeram aumentar o coro de critícos ao aparelho nos EUA até níveis quase ensurdecedores (ver AQUI) salvando-se o programa apenas porque… “The Pentagon yesterday abandoned a plan to kill Lockheed Martin Corp.’s C-130J transport plane contract, after determining it would cost almost as much to cancel the program as to complete it.”… Será então este um aparelho à altura das necessidades da FAP? Parece que não… E sendo o A400M um aparelho de transporte reputadamente muito caro (mais de 111 milhões de euros por unidade, como se pode ver AQUI) então porque não levantar os olhos… Aproveitar a participação da Embraer nas nossas OGMA e procurar criar parcerias com o construtor brasileiro para adquirir e construir (ainda que parcialmente) esta novo modelo do EMB190 em Portugal?

Porque… Falta visão?

Fontes:

DefesaNet (1)

DefesaNet (2)

www.sfu.ca

Air Attack

About these ads
Categories: Budismo, DefenseNewsPt, Defesa Nacional, O Código da Vinci | 10 Comentários

Post navigation

10 thoughts on “Da proposta da Embraer para um “EMB190 militarizado” e da substituição dos C130H da FAP

  1. Golani

    já esta a ser considerado:

    EXPRESSO 09 FEV 07

    OGMA quer fabricar aviões na Opel da Azambuja

    Construção de parte do novo avião militar de transporte da Embraer pode levar à compra da ex-fábrica de automóveis

    A OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal está a posicionar-se para comprar as antigas instalações da fábrica da Opel, na Azambuja, com o objectivo de assegurar a expansão da sua área de fabricação de aeronaves. A empresa, participada pela brasileira Embraer, equaciona construir naquelas instalações parte de um novo avião de transporte militar táctico.

    As negociações para a aquisição da fábrica da Opel já passaram pela Câmara Municipal da Azambuja, cujo presidente, Joaquim Ramos, foi convocado esta semana para uma reunião na API (Agência Portuguesa de Investimento). “Ainda não há dados concretos sobre a matéria, mas as negociações estão a decorrer”, frisou o autarca. O mesmo responsável confirmou estar em contacto permanente com a administração da Opel sobre o processo de desmantelamento da fábrica, que terá de estar concluído até ao dia 30 de Março

  2. Golani

    Aproveitar a participação da Embraer nas nossas OGMA

    já não são nossas…são deles

    65% – Consórcio Embraer + EADS

    35% – Empordef (Estado Português)

  3. Golani: essa é uma excelente notícia, que espero que se concretize. É precisamente deste tipo de investimentos que precisamos, num sector de alta tecnologia como a aeronáutica e sobretudo, aproximando o país que devia ser o pivot da nossa presença no mundo, que deveria ser o Brasil. E de passagem, aumentando as exportações, o know-how tecnológico, o emprego, etc, etc… Eu sabia que as “OGMA” já não eram literalmente “nossas”… Mas referia-me ao facto de elas ainda “cá” estarem e de ser ainda uma empresa estabelecida em Portugal, com instalações e funcionários portuguesas e portugueses…

  4. marujinho

    Após um longo período sabático o Zecatelhado volta à “Nau”. Ora faça o favor de fazer uma visita à minha “casinha” porque a sua presença é sempre imprescindível.
    Aquele @bração do
    Zecatelhado

    Agora em http://www.marujinho.wordpress.com

  5. Ultramar

    Essas notícias parecem ser muito boas, tanto para o Brasil como para Portugal… Eu também tinha lido no “DefesaNet”. Mas parece ser, por enquanto, apenas um estudo sobre a viabilidade desse novo avião… Mas tomara que tudo dê certo, que essa nova aeronave seja uma realidade. E com parte das peças também sendo feita em Portugal, esse modelo, com peças portuguesas, pode ser mais facilmente vendido para outros na Europa, com ganhos para o Brasil e para Portugal… E a Embraer continua a crescer muito rápido!

  6. Obrigado rui pela informação que me deste no meu blog, não sabia do sucesso desse cartaz.

    E posso não por tantos comentários como antigamente, mas acredita que não deixo de vir aqui dar um olinho, somente o meu tempo cada vez é menos, e para fazar posts para o blog tira o tempo para comentários. Pior agora o meu portátil foi para Barcelona, para reparar.

  7. (Para não publicar… aliás com tens feito… Lendo fóruns portugueses, se nota a crônica aversão dos portugueses aos basileiros… Assim vou acabar me convencendo que estamos hoje e estaremos no futuro separados… Nesse ´jogo´ só haverá um perdedor e nós sabemos quem… É lamentável.
    Fraterno abraço do
    Impublicável)

  8. Carlos:
    Carlos, todos os seus comentários foram publicados! Aliás, nem havia razão para o impedir, já que por aqui apenas barro comentários que ofendam terceiros ou outros comentadores, e nada nos seus comentários foi ofensivo ou desrespeitoso, bem pelo contrário!
    O que se passa é que este site, é muito apetecível aos spammers que o bombardearam até hoje com mais de 65 mil (!) comentários de spam! (veja lá em baixo, no fundo da barra lateral direita). Infelizmente o mecanismo automático erra por vezes e classifica alguns comentários legítimos como spam… Os seus são vítima deste automatisco, não (nunca!) de um barramento intencional meu! E aliás, quando noto o erro, geralmente algum tempo depois desbloqueio sempre estes erros, como fiz com os seus no mesmo momento em que os vi classificados como Spam.
    Peço desculpa pelo comportamento do sistema de antispam, que infelizmente não é meu, mas do wordpress onde este site está alojado. Mas sem ele (e a sua quota parte de erros) estes artigos e os vossos comentários seriam ilégiveis no meio de tanto spam…
    Mas asseguro-lhe que os seus comentários serão sempre publicados! Poderá é não os ver logo de imediato…

    http://movv.org/2007/09/12/dialogo-com-rodrigo-borges-sobre-o-movimento-quintano/

  9. Caro Clavis Prophetarum
    Há um pequeno equívoco na noticia inicial sobre o EMB-190. Essa aeronave é um jato puro e não um turbo-hélice. Da mesma forma será o C-390, um bi-reator a jato. Tanto assim que a velocidade prevista para esse avião é superior à dos concorrentes, tanto o menor (italiano ???) quanto o maior (americano), que, ao que se sabe, já se consagrou como um grande fiasco.
    Muito obrigado pela tua gentil resposta ao meu ´´protesto´´. Não esperaria mais, de um cavalheiro.
    Fraterno abraço do
    Carlos
    ________________________________________________
    Una mano sua faciebat opus et altera tenebat gladium

  10. Ora esta. Tem razão!… Este texto foi redigido logo nos primeios tempos em que se começou a falar do 390, e penso que esta indicação (turbo-hélice) aparecia nesses rumores iniciais… Muito obrigado pela correcção, que já introduzi no texto.
    E sim… O C-130J está a desiludir muita gente. E curiosamente a questão da substituição dos nossos idosos C-130H parece ter caído da agenda mediática, aqui, em Portugal… Estarão a prepara espaço para a aparição de uma nova proposta?
    De uma forma ou de outra, espero que incorpore mais industria e tecnologia portuguesa do que a anterior, e esta é aliás a razão porque me bato pelo C-390 montado/construído parcialmente nas Ogma.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com. The Adventure Journal Theme.

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa.org

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

PEACEFUL DEMOCRATIC EVOLUTION Do we wait for the Chinese national socialist dictators to own the whole planet? Did we learned nothing from the second world war?

NOMOCRACY: Νομος (Law). The concept was familiar to ancient philosophers such as Aristotle, who wrote "Law should govern".

looking beyond borders

Looking at foreign policy differently

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Parece piada... fatos incríveis, estórias bizarras e outros micos

Tem cada coisa neste mundo... e todo dia surge uma nova!

O Vigia

O blog retrata os meus pensamentos do dia a dia e as minhas paixões, o FLOSS, a política especialmente a dos EUA, casos mal explicados, a fotografia e a cultura Japonesa e leitura, muita leitura sobre tudo um pouco, mas a maior paixão é mesmo divulgação científica, textos antigos e os tais casos ;)

A Educação do meu Umbigo

Gaveta aberta de textos e memórias a pretexto da Educação que vamos tendo. Este blogue discorda ortograficamente. Contacto: guinote@gmail.com

Promocão e difusão da língua portuguesa

Blogvisão

"Qualidade de informação para qualidade de opinião!"

geoeconomia

Just another WordPress.com site

Egídio G. Vaz Raposo

Media Scholar | Communication Consultant | Trainer

Mudar as coisas...

vivemos no presente, e é nele que devemos mudar. mudarmo-nos é condição necessária para mudar as coisas…

Um Jardim no Deserto

Um minúsculo oásis no imenso deserto físico, mental e espiritual em que se está a transformar Portugal

Extraterrestres ARQUIVO

Seja bem vindo ao Site Extraterrestres Arquivo - Volte Sempre

Muralha Verde SCP

Em prol da defesa e do ataque do Sporting!

Pitacos De Um Torcedor Corinthiano

Louco por ti Corinthians!

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 4.795 outros seguidores

%d bloggers like this: