Porque acham os homens que uma determinada mulher é atraente?


(Evangeline Lilly, a “Kate” de Lost… Um exemplo de beleza feminina clássica… Ou não, não é caro Outsider? ;-) )

Muito já se escreveu (e escreverá…) sobre aquilo que define a beleza feminina… E cada um tem a sua opinião, homens e mulheres, por vezes dissonantes – como o famoso “Caso Evangeline-Outsider” prova – mas será apesar de toda a subjectividade da questão identificar as características femininas que mais frequentemente surgem associadas a esse tão fugaz conceito? Sim… É… Mas desviando-nos da subjectividade e embarcando num caminho mais objectivo e racional, se é que tal é possível neste domínio… Estudos diversos indicam que existe mesmo uma imagem mais ou menos consensual daquilo que é tão procurada e almejada “Beleza feminina”…

Simetria

Em primeiro lugar, como muito bem identificaram os gregos, Beleza e Simetria são sinónimos. Um rosto simétrico é assim um reflexo de um bom estado de saúde já que o corpor humano começa por ser uma única célula que se vai divindindo até formar um ser humano e que cada divisão deve formar um conjunto simétrico de um par de células. Esta simetria é quebrada contudo pelo ambiente, radiação, alimentação, feridas, etc, e estes efeitos interrompem um movimento simétrico que assim produz assimetria e, logo, “fealdade” no conceito clássico do termo.

O biólogo Randy Thornll da Universidade do Novo México afirma a este propósito: “Faz todo o sentido usar a variação da simetria para escolher parceiros. Se escolher um parceiro perfeitamente simétrico e reproduzir-se com ele, no final terá uma melhor hipótese deste ser simétrico e capaz de lidar melhor com perturbações do meio ambiente.”

Este cientistas estuda as questões da simetria animal há quinze anos, introduzindo rostos e corpos em modelos informáticos para medir taxas de simetria e concluiu que homens e mulheres com as taxas de simetria mais altas tendem a ser mais atraentes ao sexo oposto do que os indivíduos menos simétricos.

Taxa Cintura-Anca

Outros investigadores dedicaram-se a outras áreas da mesma questão… O psicólogo Devendra Singh da Universidade do Texas debruçou-se sobre a taxa cintura-anca… Segundo o psicógolo, as mulheres com uma taxa de 0,7 seriam as mais desejáveis aos olhos dos homens, sendo esta a taxa média das participantes dos concursos de beleza… As mulheres com taxas entre os 0,67 e os 1,18 parecem atrair melhor os homens. Por outro lado, nos homens uma taxa entre os 0,8 e o 1,0 torna-os atraentes aos olhos femininos. A selecção não é aleatória… Pelo contrário, as mulheres e homens com melhores taxas têm menos probabilidades de sofrerem de doenças como excesso de peso, problemas cardiovasculares, cancro, etc. E logo, são melhores reprodutores e conseguem criar os seus filhos até à sua maioridade, um fenómeno que a evolução favorece, naturalmente…

A Face

Outro ponto focal da atracção sexual humana é o rosto, nomeadamente a sua estrutura. Sabe-se que o Estrogéneo molda a face feminina de forma a reduzir a dimensão da sua face inferior e do queixo, assim como as arcadas supraciliares, de forma a realçar a forma dos seus olhos, tudo traços considerados “belos” pela generalidade dos homens. De forma bem diversa, os rostos masculinos são formatados pela testoterona, e são maiores e com queixos consideravelmente maiores. Estes sinais indicam ao parceiro do sexo oposto uma abundante provisão de hormonas sexuais, e logo, que são bons reprodutores, quer como produtores de sémen, quer como fabricantes de óvulos. Um parceiro abundatemente provido de hormonas sexuais é um parceiro que tem mais probabilidades de produzir uma ampla descendência, algo que é do especial agrado da Natureza, razão pela qual fomos programados para apreciar este tipo de rosto nos nossos parceiros.

Os Glúteos (o “Rabo”!)

Um outro ponto da anatomia feminina que é particularmente impressionante para os homens são os glúteos femininos… Mais uma vez o apelo da reprodução, e sobretudo a eterna busca da Natureza por um bom parceiro sexual capaz de assegurar a manutenção de uma prole saudável e numerosa é fundamental. Uma mulher com glúteis mais fartos tem certamente uma boa alimentação e logo, está suficientemente nutrida para poder ser uma boa mãe. Pelo menos aos olhos crús da Mãe Natureza…

O Cheiro

Embora exista uma grand polémica quanto ao verdadeiro papel das feromonas na atracção humana, aceita-se geralmente que existe um papel significativo, mas não predominante, na atracção humana. As feromonas são sinais químicos que são emitidos de forma a indicar capacidade reprodutiva ao parceito e o seu papel dominante no mundo animal tem tradicionalmente levado a sobrevalorizar o seu papel no Homem. A maior objecção quanto à eficácia das feromonas é que estas geralmente não andam a mais do que 20 centímetros do chão, e normalmente pedindo “boleia” a partículas de água… E por outro lado, e sobretudo… O nariz humano não tem os receptores que os animais têm para este efeito…

Ancas Largas

Outro factor ligado à capacidade de atracção feminina é a largura de ancas… Uma mulher de ancas mais largas do que outra, é considerada mais atraente que outra. A razão essencialmente desta classificação reside no facto de que as mulheres de ancas mais largas têm partos mais fáceis do que as mulheres de ancas mais estreitas e é por essa razão que a Natureza “programou” os Homens para apreciarem as mulheres de ancas largas sobre as demais…

Os Seios

Este grande ponto focal da atenção e da atracção masculina é tão evidente que quase nem merecia aparecer aqui nesta singela e tão condensada listagem… Desde logo, Desmond Morris (“O Macaco Nú”) apontou que os seios femininos eram muito pouco práticos para “agarrar” e que, consequentemente, o seu aspecto redondo e macio, tinha uma função sexual muito evidente… E assim é. Os homens foram biologicamente programados para apreciar mulheres de seios firmes e fartos porque estes potencialmente são bons produtores de leite, e logo, a descendência que gerarem nos ventres destas mulheres de fartos seios, tem mais hipóteses de receber uma boa alimentação de leite materno e de receber os seus essenciais anti-corpos durante mais tempo do que uma mulher que não tem atributos tão generosos…

Conclusão (SIC)

Como se viu pelas linhas acima, a beleza feminina, ou melhor dizendo aquilo que cada um de nós acha que é a “beleza feminina” tem raízes muito básicas, imersas nos mais profundos sectores da programação biológica que existe em cada ser humano. Mas são estas pulsões irreprimíveis e mais fortes do que uma atracção intelectual ou onde o humor ou a personalidade do outro? O ser humano é algo de imensamente diverso do Animal… Este é uma verdadeira torrente irreprimível de impulsos, e o Homem, tem a opôr-se-lhe um pesado dispositivo racional, nem sempre vencedor, mas sempre potencialmente omnipotente… Ou seja, embora estes mecanismos supracitados possam ser responsáveis pela Atracção e até por um número bem razoável de relacionamentos mais ou menos duradouros, não estão na base daquilo a que a literatura e a poesia convencionaram chamar de…

Amor…

Fonte (principal): LiveScience

About these ads
Categories: Ciência e Tecnologia, Defesa Nacional, Sociedade, Wikipedia | 11 Comentários

Post navigation

11 thoughts on “Porque acham os homens que uma determinada mulher é atraente?

  1. Tinha um amigo que diazia “Os teus olhos falam-me à berguilha”. Concordo com ele, para mim é tudo sexo. Olha-se e ….já está.
    Belo post
    um abraço

  2. Ultramar

    Beleza e feiúra são coisas muito relativas, logicamente: para aqueles que gostam de classificar esse ou aquele como “feio” ou “belo”, é só raciocinar que, se não existissem os “belos”, logo o ser humano veria uma parte dos “feios” como belos e a outra parte ainda como “feios”.

    Tudo é baseado nas comparações que fazemos, dentro do que conhecemos e estamos acostumados. Se um dia descobrissimos pessoas semelhantes a nós, mas muito mais belas do que as da Terra, muitos passariam a dizer que todos aqui são “feios”! Achamos feios os seres extraterrestres (ok, se existem) nas imagens criadas a partir de relatos de quem possa tê-los avistado e, se eles existem, devem também nos achar feios.

    E quase todos neste mundo estão com alguém, por quem sentem atração, obviamente, independente do pensamento alheio, de alguém achar a pessoa “bela” ou “feia”. Pois, como já foi dito, a beleza está nos olhos de quem vê. E realmente há muitos que se interessam por pessoas que a grande maioria logo classifica como “feia”, maldosamente, e pessoas que não se “enquadram” nessa pesquisas relatadas por vc, Rui. E isso mostra que, como eu disse, a beleza (não só a humana) é algo muito relativo.

    Por fim, perdoe-me o Outsider, mas a Evangeline (LOST) não está “jogando essa bola toda”, não… É uma bela moça (ou rapariga?), mas há muitas brasileiras, portuguesas e de outras nacionalidades mais belas do que ela. Não é porque é norte-americana e atriz de Hollywood que torna-se belíssima, né? :) Depois, sabe-se lá se ela, sem maquiagem, não vai ficar como aquelas famosas atrizes norte-americanas que recentemente apareceram na internet e nas TVs (em Portugal não?), também sem maquiagem, e… sem a mesma beleza…

  3. Lembra-me que houve um prémio Ig Nobel ganho por um estudo que demonstrou que as galinhas conseguem descernir quais são as pessoas bonitas.

    Busca busca… Foi o pémio de melhor pesquisa interdisciplinar de 2003.
    “INTERDISCIPLINARY RESEARCH
    Stefano Ghirlanda, Liselotte Jansson, and Magnus Enquist of Stockholm University, for their inevitable report “Chickens Prefer Beautiful Humans.”
    [PUBLISHED IN: Human Nature, vol. 13, no. 3, 2002, pp. 383-9.]
    WHO ATTENDED THE IG NOBEL CEREMONY: All three co-authors.”

    Portanto a beleza è algo que vai além da biologia específica da espécie. Creio também já ter ouvido acerca de qualquer coisa feita com pombos.

  4. bom confesso que a beleza atrai, mas o que é a beleza?? muito do que gosto outros não, portanto é tudo relativo o que excita a uns desgosta a outros,simples!

  5. A Evangeline é gira, mas ao mesmo tempo tem um arzinho de pãozinho sem sal

  6. Anónimo

    resumindo nós homens adoramos mulheres bem gostosas, com um bunda deliciosa e seios macios

  7. ahnn… sim…
    é uma forma de resumir a coisa.

  8. Anónimo

    eu gosto de mulheres com dentes

  9. uma tese interessante, sem dúvida…

  10. leãozão

    Fiquei pasmado com o que li, já que a minha percepção de uma atracção não se baseava em critérios tão ligados à Biologia!
    Quanto à beleza, como já foi referido acima, a beleza é um critério subjectivo, e é algo muito mais complexo e incompreensível do que é dito acima, no artio original! Por exemplo, eu já me senti atraído por uma rapariga que não se enquadra em nenhum dos parâmetros acima referidos, e de beleza não tem nada xD
    Más fases…
    De qualquer forma, o conceito de beleza varia de pessoa para pessoa. Não é à toa que muita gente tem um estilo preferido: sejam loiras, morenas, mulatas, asiáticas ou outro (perdoem se adquire contornos pornográficos :P)

    Mas muito bom topico :D

  11. em ciência, não há tal coisa como “um estudo definitivo” e este não o é, certamente…
    este foi um artigo que achei muito interessante (embora nem seja dos mais lidos, aqui no Quintus), porque ilumina um pouco um dos aspectos mais curiosos, intrigantes e importantes da vida do Homem: a sua sexualidade…

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com. The Adventure Journal Theme.

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa.org

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

A BETTER WORLD

Are we going to allow chinese dictators to own the whole planet?

looking beyond borders

Looking at foreign policy differently

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Parece piada... fatos incríveis, estórias bizarras e outros micos

Tem cada coisa neste mundo... e todo dia surge uma nova!

O Vigia

O blog retrata os meus pensamentos do dia a dia e as minhas paixões, o FLOSS, a política especialmente a dos EUA, casos mal explicados, a fotografia e a cultura Japonesa e leitura, muita leitura sobre tudo um pouco, mas a maior paixão é mesmo divulgação científica, textos antigos e os tais casos ;)

A Educação do meu Umbigo

Gaveta aberta de textos e memórias a pretexto da Educação que vamos tendo. Este blogue discorda ortograficamente. Contacto: guinote@gmail.com

Promocão e difusão da língua portuguesa

Blogvisão

"Qualidade de informação para qualidade de opinião!"

geoeconomia

Just another WordPress.com site

Egídio G. Vaz Raposo

Media Scholar | Communication Consultant | Trainer

Mudar as coisas...

vivemos no presente, e é nele que devemos mudar. mudarmo-nos é condição necessária para mudar as coisas…

Um Jardim no Deserto

Um minúsculo oásis no imenso deserto físico, mental e espiritual em que se está a transformar Portugal

Extraterrestres ARQUIVO

Seja bem vindo ao Site Extraterrestres Arquivo - Volte Sempre

Muralha Verde SCP

Em prol da defesa e do ataque do Sporting!

Pitacos De Um Torcedor Corinthiano

Louco por ti Corinthians!

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 4.755 outros seguidores

%d bloggers like this: