Porque acham os homens que uma determinada mulher é atraente?


(Evangeline Lilly, a “Kate” de Lost… Um exemplo de beleza feminina clássica… Ou não, não é caro Outsider? ;-) )

Muito já se escreveu (e escreverá…) sobre aquilo que define a beleza feminina… E cada um tem a sua opinião, homens e mulheres, por vezes dissonantes – como o famoso “Caso Evangeline-Outsider” prova – mas será apesar de toda a subjectividade da questão identificar as características femininas que mais frequentemente surgem associadas a esse tão fugaz conceito? Sim… É… Mas desviando-nos da subjectividade e embarcando num caminho mais objectivo e racional, se é que tal é possível neste domínio… Estudos diversos indicam que existe mesmo uma imagem mais ou menos consensual daquilo que é tão procurada e almejada “Beleza feminina”…

Simetria

Em primeiro lugar, como muito bem identificaram os gregos, Beleza e Simetria são sinónimos. Um rosto simétrico é assim um reflexo de um bom estado de saúde já que o corpor humano começa por ser uma única célula que se vai divindindo até formar um ser humano e que cada divisão deve formar um conjunto simétrico de um par de células. Esta simetria é quebrada contudo pelo ambiente, radiação, alimentação, feridas, etc, e estes efeitos interrompem um movimento simétrico que assim produz assimetria e, logo, “fealdade” no conceito clássico do termo.

O biólogo Randy Thornll da Universidade do Novo México afirma a este propósito: “Faz todo o sentido usar a variação da simetria para escolher parceiros. Se escolher um parceiro perfeitamente simétrico e reproduzir-se com ele, no final terá uma melhor hipótese deste ser simétrico e capaz de lidar melhor com perturbações do meio ambiente.”

Este cientistas estuda as questões da simetria animal há quinze anos, introduzindo rostos e corpos em modelos informáticos para medir taxas de simetria e concluiu que homens e mulheres com as taxas de simetria mais altas tendem a ser mais atraentes ao sexo oposto do que os indivíduos menos simétricos.

Taxa Cintura-Anca

Outros investigadores dedicaram-se a outras áreas da mesma questão… O psicólogo Devendra Singh da Universidade do Texas debruçou-se sobre a taxa cintura-anca… Segundo o psicógolo, as mulheres com uma taxa de 0,7 seriam as mais desejáveis aos olhos dos homens, sendo esta a taxa média das participantes dos concursos de beleza… As mulheres com taxas entre os 0,67 e os 1,18 parecem atrair melhor os homens. Por outro lado, nos homens uma taxa entre os 0,8 e o 1,0 torna-os atraentes aos olhos femininos. A selecção não é aleatória… Pelo contrário, as mulheres e homens com melhores taxas têm menos probabilidades de sofrerem de doenças como excesso de peso, problemas cardiovasculares, cancro, etc. E logo, são melhores reprodutores e conseguem criar os seus filhos até à sua maioridade, um fenómeno que a evolução favorece, naturalmente…

A Face

Outro ponto focal da atracção sexual humana é o rosto, nomeadamente a sua estrutura. Sabe-se que o Estrogéneo molda a face feminina de forma a reduzir a dimensão da sua face inferior e do queixo, assim como as arcadas supraciliares, de forma a realçar a forma dos seus olhos, tudo traços considerados “belos” pela generalidade dos homens. De forma bem diversa, os rostos masculinos são formatados pela testoterona, e são maiores e com queixos consideravelmente maiores. Estes sinais indicam ao parceiro do sexo oposto uma abundante provisão de hormonas sexuais, e logo, que são bons reprodutores, quer como produtores de sémen, quer como fabricantes de óvulos. Um parceiro abundatemente provido de hormonas sexuais é um parceiro que tem mais probabilidades de produzir uma ampla descendência, algo que é do especial agrado da Natureza, razão pela qual fomos programados para apreciar este tipo de rosto nos nossos parceiros.

Os Glúteos (o “Rabo”!)

Um outro ponto da anatomia feminina que é particularmente impressionante para os homens são os glúteos femininos… Mais uma vez o apelo da reprodução, e sobretudo a eterna busca da Natureza por um bom parceiro sexual capaz de assegurar a manutenção de uma prole saudável e numerosa é fundamental. Uma mulher com glúteis mais fartos tem certamente uma boa alimentação e logo, está suficientemente nutrida para poder ser uma boa mãe. Pelo menos aos olhos crús da Mãe Natureza…

O Cheiro

Embora exista uma grand polémica quanto ao verdadeiro papel das feromonas na atracção humana, aceita-se geralmente que existe um papel significativo, mas não predominante, na atracção humana. As feromonas são sinais químicos que são emitidos de forma a indicar capacidade reprodutiva ao parceito e o seu papel dominante no mundo animal tem tradicionalmente levado a sobrevalorizar o seu papel no Homem. A maior objecção quanto à eficácia das feromonas é que estas geralmente não andam a mais do que 20 centímetros do chão, e normalmente pedindo “boleia” a partículas de água… E por outro lado, e sobretudo… O nariz humano não tem os receptores que os animais têm para este efeito…

Ancas Largas

Outro factor ligado à capacidade de atracção feminina é a largura de ancas… Uma mulher de ancas mais largas do que outra, é considerada mais atraente que outra. A razão essencialmente desta classificação reside no facto de que as mulheres de ancas mais largas têm partos mais fáceis do que as mulheres de ancas mais estreitas e é por essa razão que a Natureza “programou” os Homens para apreciarem as mulheres de ancas largas sobre as demais…

Os Seios

Este grande ponto focal da atenção e da atracção masculina é tão evidente que quase nem merecia aparecer aqui nesta singela e tão condensada listagem… Desde logo, Desmond Morris (“O Macaco Nú”) apontou que os seios femininos eram muito pouco práticos para “agarrar” e que, consequentemente, o seu aspecto redondo e macio, tinha uma função sexual muito evidente… E assim é. Os homens foram biologicamente programados para apreciar mulheres de seios firmes e fartos porque estes potencialmente são bons produtores de leite, e logo, a descendência que gerarem nos ventres destas mulheres de fartos seios, tem mais hipóteses de receber uma boa alimentação de leite materno e de receber os seus essenciais anti-corpos durante mais tempo do que uma mulher que não tem atributos tão generosos…

Conclusão (SIC)

Como se viu pelas linhas acima, a beleza feminina, ou melhor dizendo aquilo que cada um de nós acha que é a “beleza feminina” tem raízes muito básicas, imersas nos mais profundos sectores da programação biológica que existe em cada ser humano. Mas são estas pulsões irreprimíveis e mais fortes do que uma atracção intelectual ou onde o humor ou a personalidade do outro? O ser humano é algo de imensamente diverso do Animal… Este é uma verdadeira torrente irreprimível de impulsos, e o Homem, tem a opôr-se-lhe um pesado dispositivo racional, nem sempre vencedor, mas sempre potencialmente omnipotente… Ou seja, embora estes mecanismos supracitados possam ser responsáveis pela Atracção e até por um número bem razoável de relacionamentos mais ou menos duradouros, não estão na base daquilo a que a literatura e a poesia convencionaram chamar de…

Amor…

Fonte (principal): LiveScience

About these ads
Categories: Ciência e Tecnologia, Defesa Nacional, Sociedade, Wikipedia | 11 Comentários

Post navigation

11 thoughts on “Porque acham os homens que uma determinada mulher é atraente?

  1. Tinha um amigo que diazia “Os teus olhos falam-me à berguilha”. Concordo com ele, para mim é tudo sexo. Olha-se e ….já está.
    Belo post
    um abraço

  2. Ultramar

    Beleza e feiúra são coisas muito relativas, logicamente: para aqueles que gostam de classificar esse ou aquele como “feio” ou “belo”, é só raciocinar que, se não existissem os “belos”, logo o ser humano veria uma parte dos “feios” como belos e a outra parte ainda como “feios”.

    Tudo é baseado nas comparações que fazemos, dentro do que conhecemos e estamos acostumados. Se um dia descobrissimos pessoas semelhantes a nós, mas muito mais belas do que as da Terra, muitos passariam a dizer que todos aqui são “feios”! Achamos feios os seres extraterrestres (ok, se existem) nas imagens criadas a partir de relatos de quem possa tê-los avistado e, se eles existem, devem também nos achar feios.

    E quase todos neste mundo estão com alguém, por quem sentem atração, obviamente, independente do pensamento alheio, de alguém achar a pessoa “bela” ou “feia”. Pois, como já foi dito, a beleza está nos olhos de quem vê. E realmente há muitos que se interessam por pessoas que a grande maioria logo classifica como “feia”, maldosamente, e pessoas que não se “enquadram” nessa pesquisas relatadas por vc, Rui. E isso mostra que, como eu disse, a beleza (não só a humana) é algo muito relativo.

    Por fim, perdoe-me o Outsider, mas a Evangeline (LOST) não está “jogando essa bola toda”, não… É uma bela moça (ou rapariga?), mas há muitas brasileiras, portuguesas e de outras nacionalidades mais belas do que ela. Não é porque é norte-americana e atriz de Hollywood que torna-se belíssima, né? :) Depois, sabe-se lá se ela, sem maquiagem, não vai ficar como aquelas famosas atrizes norte-americanas que recentemente apareceram na internet e nas TVs (em Portugal não?), também sem maquiagem, e… sem a mesma beleza…

  3. Lembra-me que houve um prémio Ig Nobel ganho por um estudo que demonstrou que as galinhas conseguem descernir quais são as pessoas bonitas.

    Busca busca… Foi o pémio de melhor pesquisa interdisciplinar de 2003.
    “INTERDISCIPLINARY RESEARCH
    Stefano Ghirlanda, Liselotte Jansson, and Magnus Enquist of Stockholm University, for their inevitable report “Chickens Prefer Beautiful Humans.”
    [PUBLISHED IN: Human Nature, vol. 13, no. 3, 2002, pp. 383-9.]
    WHO ATTENDED THE IG NOBEL CEREMONY: All three co-authors.”

    Portanto a beleza è algo que vai além da biologia específica da espécie. Creio também já ter ouvido acerca de qualquer coisa feita com pombos.

  4. bom confesso que a beleza atrai, mas o que é a beleza?? muito do que gosto outros não, portanto é tudo relativo o que excita a uns desgosta a outros,simples!

  5. A Evangeline é gira, mas ao mesmo tempo tem um arzinho de pãozinho sem sal

  6. Anónimo

    resumindo nós homens adoramos mulheres bem gostosas, com um bunda deliciosa e seios macios

  7. ahnn… sim…
    é uma forma de resumir a coisa.

  8. Anónimo

    eu gosto de mulheres com dentes

  9. uma tese interessante, sem dúvida…

  10. leãozão

    Fiquei pasmado com o que li, já que a minha percepção de uma atracção não se baseava em critérios tão ligados à Biologia!
    Quanto à beleza, como já foi referido acima, a beleza é um critério subjectivo, e é algo muito mais complexo e incompreensível do que é dito acima, no artio original! Por exemplo, eu já me senti atraído por uma rapariga que não se enquadra em nenhum dos parâmetros acima referidos, e de beleza não tem nada xD
    Más fases…
    De qualquer forma, o conceito de beleza varia de pessoa para pessoa. Não é à toa que muita gente tem um estilo preferido: sejam loiras, morenas, mulatas, asiáticas ou outro (perdoem se adquire contornos pornográficos :P)

    Mas muito bom topico :D

  11. em ciência, não há tal coisa como “um estudo definitivo” e este não o é, certamente…
    este foi um artigo que achei muito interessante (embora nem seja dos mais lidos, aqui no Quintus), porque ilumina um pouco um dos aspectos mais curiosos, intrigantes e importantes da vida do Homem: a sua sexualidade…

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com. The Adventure Journal Theme.

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa.org

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

PEACEFUL DEMOCRATIC EVOLUTION Do we wait for the Chinese national socialist dictators to own the whole planet? Did we learned nothing from the second world war?

NOMOCRACY: Νομος (Law). The concept was familiar to ancient philosophers such as Aristotle, who wrote "Law should govern".

looking beyond borders

Looking at foreign policy differently

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Parece piada... fatos incríveis, estórias bizarras e outros micos

Tem cada coisa neste mundo... e todo dia surge uma nova!

O Vigia

O blog retrata os meus pensamentos do dia a dia e as minhas paixões, o FLOSS, a política especialmente a dos EUA, casos mal explicados, a fotografia e a cultura Japonesa e leitura, muita leitura sobre tudo um pouco, mas a maior paixão é mesmo divulgação científica, textos antigos e os tais casos ;)

A Educação do meu Umbigo

Gaveta aberta de textos e memórias a pretexto da Educação que vamos tendo. Este blogue discorda ortograficamente. Contacto: guinote@gmail.com

Promocão e difusão da língua portuguesa

Blogvisão

"Qualidade de informação para qualidade de opinião!"

geoeconomia

Just another WordPress.com site

Egídio G. Vaz Raposo

Media Scholar | Communication Consultant | Trainer

Mudar as coisas...

vivemos no presente, e é nele que devemos mudar. mudarmo-nos é condição necessária para mudar as coisas…

Um Jardim no Deserto

Um minúsculo oásis no imenso deserto físico, mental e espiritual em que se está a transformar Portugal

Extraterrestres ARQUIVO

Seja bem vindo ao Site Extraterrestres Arquivo - Volte Sempre

Muralha Verde SCP

Em prol da defesa e do ataque do Sporting!

Pitacos De Um Torcedor Corinthiano

Louco por ti Corinthians!

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 4.797 outros seguidores

%d bloggers like this: