A Grande Tempestade Solar de 1859


(http://www.crystalinks.com)

Num fenómeno de ciclo desconhecido, mas que alguns esperam acontecer cada 140 anos, a Explosão Solar de 1859, registada pelo astrónomo britânico Carrington pode estar prestes a acontecer… Na altura ainda não havia nem computadores, nem comunicações globais, nem telefones, mas apesar disso uma extraordinária e nunca antes vista explosão solar terá destruído postos de telégrafo por todo o mundo, incendiando alguns devido à sua cablagem e alimentação eléctrica por indução magnética e provocado uma histeria mundial, mas despertando um inexistente interesse pelas actividades do nosso Astro solar e pelas suas instabilidades (desconhecidas até então).

Se idêntico fenómeno ocorresse hoje (vários de menor escala têm afectado as comunicações móveis e por satélite nos últimos 10 anos), seria uma verdadeira catástrofe global, com a esmagadora maioria dos computadores pessoais e empresarias a verem os seus circuitos integrados derretidos, com falhas massivas de discos rígidos e de tapes em arquivo, com o colapso de todos os sistemas de comunicação, de toda a aviação e até de todos os automóveis e motas, hoje totalmente dependentes de micro-computadores para poderem funcionar…

Por isso… Vamos fazer figas e esperar que o acidente de 1859 não se repita…

About these ads
Categories: Ciência e Tecnologia, Defesa Nacional, SpaceNewsPt | 20 Comentários

Post navigation

20 thoughts on “A Grande Tempestade Solar de 1859

  1. Há cientistas que dizem que o sol está em fase de aquecimento e, diferentemente dos ecologistas, que atribuem o “aquecimento global” somente a ação do homem, essa ala de cientistas acredita que o sol é que está aquecendo o planeta terra pois os outros planetas do sistema solar também estão aquecendo. A julgar pela reportagem do que aconteceu em 1859 e do que poderá estar prestes a contecer, tal posição é plausível. Há quem diga que os cientistas que defendem o aquecimento solar como causa do aquecimento global o façam por afinidade com as idéias “buchistas” e que os outros estão a afinar-se com a alinha política de AlGore (não sei como se escreve o nome desse indivíduo).Dificelmente interesses não estarão ligados a uma ou a outra idéia, mas, a meu ver, os ecologistas são muito espalhafatosos e isso tudo ainda vai resultar de instrumento de controle das pessoas e lucro de alguns poucos sobre as nações e sobre as pessoas; além disso, duvido muito que o homem consiga salvar o planeta da destruição, primeiro porque acredito nas escrituras sagradas (a Bíblia) que dizem que “os elementos se desfarão num estrondo” e o “céu se enrolará como um pergaminho”, segundo porque as mesmas escrituras dizem que a cobiça é a fonte de todas as contendas, e o ser humano por si só nunca coseguira ser bonzinho, a não ser que Deus o resgate de sua própria maldade, e isso só acontecerá cabalmente no retorno visível de Jesus.

    • Bianca

      Foi o comentário mais verdadeiro que li…com tanta besteira escrita por aí sobre 2012 que fica difícíl não ficarmos um pouco preocupados ! Qual sua religião ?

  2. Max

    em algumas imagens vejo o céu meio verde ou misturado com roxo claro
    por que quando temos uma tempestade solar, o céu fica desse jeito?
    preciso saber para porder ajudar em meu trabalho escolar
    Obrigado

    responderiam por e-mail por favor…

  3. não creio que seja visível a olho nu… e de qualquer modo não devemos olhar o sol diretamente (queimadura e cegueira). As manhas solares podem ser vistas com telescópios (preparados) normais e a sua multiplicação está relacionada com estes fenómenos, mas não é a sua manifestação direta.

  4. brenda

    eu gostaria saber se o eclipse de 2012 realmente é verdadeiro?
    e como ele vai ser?

    sera q ele pode terminar com a terra mesmo??

    espero a resposta…
    muito obrigada

    • Luiz

      Haverá, sim, o eclipse, mas não será catastrófico como se diz por aí. Só morrerão pessoas que estiverem vivas, o resto sobreviverá.

      • pedro

        que bom….só os vivos vão morrer…ainda bem que os mortos sobreviverão

    • Segundo cientistas da Nasa e de outras instituições vai acontecer outra em 2013(Sera que e Verdade?)

  5. eclipse? sim…

    http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEgoogle/SEgoogle2001/SE2012Nov13Tgoogle.html

    mas a menos que viva no meio do Pacífico Sul…

    e a resposta à segunda pergunta é: não. nenhum eclipse pode ameaçar, ainda que remotamente, a Terra.

  6. Fabio Rodrigues

    O ciclo Solar é de 11 em 11 anos ( aproximado ) entre eles o mínimo e o máximo solar … o ultimo máximo solar ocorreu em 2001 . o próximo é lá por 2012 .

    dizem , DIZEM , q pode ser o Maximo Solar mais forte da nossa era … mas não sei o motivo pelo qual o Sol poderia liberar tanta energia assim …

  7. ninguém conhece bem as causas dos ciclos (embora existam várias teorias que tem a ver com o circuitos internos de massa dentro do Sol), mas que este ciclo de “11 anos” está a custar a descolar… isso está!

  8. Aluisio Moraes

    Vocês se lembram da ignorância do povo quando passou o cometa HARLEY? Está acontecendo a mesma coisa, gente ponha os pés no chão e veja os absurdos que estão comentando, já estão dizendo até que cor o céu vai ficar verde lilás, etc. Pura ignorância, vamos é crer no nosso DEUS que ele nos protejerá, é só confiar NELE, mais nada.

  9. jaqueline

    Se esse evento ocorrer de fato,existe alguma forma de prevenção que nós pudessemos tomar?Talvez se esconder em um porão ou algo do tipo…..

  10. aslo1992

    Pessoal pelo o que eu sei, lendo noticias e jornais, a tempestades que ocorrerao nesse mes acabaram… Esta tendo pequenas, mas nenhuma foi de realmente uma grande preocupação…

    • Bem verdade… São tempestades de relativa pequena escala e ocorrem após um anormalmente longo período de pousio… Mas o problema é que nunca como hoje estivemos tão dependentes da eletrónica e da informática para fazermos praticamente tudo. E uma Tempestade de grande escala pode criar um autêntico e tremendo caos hoje, a uma escala impensável ha apenas alguns anos atras!

  11. afonso

    (Salmo 104:5) . . .Ele fundou a terra sobre os seus lugares estabelecidos; Não será abalada, por tempo indefinido ou para todo o sempre.
    (Mateus 5:5) . . .Felizes os de temperamento brando, porque herdarão a terra.
    (Salmo 37:10, 11) . . .E apenas mais um pouco, e o iníquo não mais existirá; E estarás certamente atento ao seu lugar, e ele não
    existirá. 11 Mas os próprios mansos possuirão a terra E deveras se deleitarão na abundância de paz.
    (Salmo 115:16) . . .Quanto aos céus, os céus pertencem a Jeová, Mas a terra ele deu aos filhos dos homens.
    (Isaías 45:18) . . .Pois assim disse Jeová, o Criador dos céus, Ele, o [verdadeiro] Deus, o Formador da terra e Aquele que a fez, Aquele que a estabeleceu firmemente, que não a criou simplesmente para nada, que a formou mesmo para ser habitada: “Eu sou Jeová, e não há outro.

    • otusscops

      … e colocou os fosseis de dinossauros para testar a fé dos Homens, não foi???

  12. Anderson Luiz Luzzi

    vou me ater ao assunto principal e cegar meu olho intelectual para as piadinhas. a principio o sol é um ser vivo, e como tal ele respira, cada respiração completa acontece de 11 em 11 anos, primeiro ele inspira o ar(puxa o ar pra dentro) depois ele expira o ar(solta pra fora), quando ele inspira o ”ar”(vamos chamar assim) ele tbem sente no cheiro desse mesmo ar como estão as coisas ao seu redor, no atual momento ele esta sentindo que a humanidade esta fedendo e contaminando o ar ao seu redor, então é claro que ele vai soprar com força em direção a terra para se desfazer do ar putréfido, e é claro se livrar ods ”germes” que são a causa disso tudo. enfim eu escrevi de forma ilustrativa juvenil por que é dificil falar disso e ser entendido se usarmos só a linguagem cientifica.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com. The Adventure Journal Theme.

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa.org

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

PEACEFUL DEMOCRATIC EVOLUTION Do we wait for the Chinese national socialist dictators to own the whole planet? Did we learned nothing from the second world war?

NOMOCRACY: Νομος (Law). The concept was familiar to ancient philosophers such as Aristotle, who wrote "Law should govern".

looking beyond borders

Looking at foreign policy differently

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Parece piada... fatos incríveis, estórias bizarras e outros micos

Tem cada coisa neste mundo... e todo dia surge uma nova!

O Vigia

O blog retrata os meus pensamentos do dia a dia e as minhas paixões, o FLOSS, a política especialmente a dos EUA, casos mal explicados, a fotografia e a cultura Japonesa e leitura, muita leitura sobre tudo um pouco, mas a maior paixão é mesmo divulgação científica, textos antigos e os tais casos ;)

A Educação do meu Umbigo

Gaveta aberta de textos e memórias a pretexto da Educação que vamos tendo. Este blogue discorda ortograficamente. Contacto: guinote@gmail.com

Promocão e difusão da língua portuguesa

Blogvisão

"Qualidade de informação para qualidade de opinião!"

geoeconomia

Just another WordPress.com site

Egídio G. Vaz Raposo

Media Scholar | Communication Consultant | Trainer

Mudar as coisas...

vivemos no presente, e é nele que devemos mudar. mudarmo-nos é condição necessária para mudar as coisas…

Um Jardim no Deserto

Um minúsculo oásis no imenso deserto físico, mental e espiritual em que se está a transformar Portugal

Extraterrestres ARQUIVO

Seja bem vindo ao Site Extraterrestres Arquivo - Volte Sempre

Muralha Verde SCP

Em prol da defesa e do ataque do Sporting!

Pitacos De Um Torcedor Corinthiano

Louco por ti Corinthians!

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 4.800 outros seguidores

%d bloggers like this: