O Japão retoma a actividade de Pesca à Baleia no Pacífico

O Japão vai retomar as suas actividades criminosas e bárbaras de caça à baleia no Pacífico Sul, planeando a morte de mais de mil baleias. Supostamente, estas actividades de caça têm “objectivos científicos”, numa imensa hipocrisia que deveria envergonhar uma das civilizações mais antigas e admiráveis do mundo. A decisão de retomar a actividade baleeira é particularmente grave no caso das baleias corcundas que estavam cobertas por uma moratória já com 44 anos e das quais o Japão pretende agora caçar 50 baleias. De facto, as baleias corcundas estiveram quase extintas, e só esta moratória é que as salvou in extremis, sendo a sua população de vários milhares (segundo fontes japonesas) actualmente, razão pela dizem os japoneses que abater cinquenta baleias não terá impacto na sobrevivência da espécie. Mas a caça destes animais não servirá para estudar os seus “órgãos internos”, como afirmam as autoridades japonesas, mas para alimentar uma indústria alimentar que ainda que esteja em declínio (graças sobretudo a uma atitude mais ecológica por parte das gerações mais novas) ainda pagam 17 euros por meio quilograma e é a matéria-prima de vários pratos de cozinha tradicional e de luxo japoneses.


(carne de baleia à venda num supermercado japonês in Washington Post)

O Japão deixou de caçar baleias com fins comerciais em 1986, mas manteve algum tipo de actividade baleeira sempre sob pretextos “científicos” tendo agora uma frota de quatro navios baleeiros em actividade no Pacífico Sul, sendo esta seguida de perto pelo navio Esperanza da Greenpeace (o blog do navio pode ser acedido clicando AQUI). Se esta declaração o chocou tanto como a mim, envie um mail para a Embaixada Japonesa endereçada a Yuichi Miyagawa o responsável pela área de “Informação e Assuntos Culturais” (clicando AQUI) exprimindo de forma veemente, mas polida o seu estado de alma quanto a este regresso massivo do Japão a uma das actividades humanas mais cruéis jamais registadas contra uma das criaturas mais inteligentes da Natureza: a Baleia.

Fontes principais:
BBC
Greenpeace

About these ads
Categories: Ecologia, Política Internacional, Sociedade | 11 Comentários

Navegação de artigos

11 pensamentos em “O Japão retoma a actividade de Pesca à Baleia no Pacífico

  1. sa morais

    Assino por baixo! Ainda mais para disparates de culturas que continuam a ter ridiculos apêndices folclóricos de épocas idas, que depois se tornam modas de luxo…

    Já soubeste daquela do navio que naufragou no Ártico por ter embatido num… objecto não identificado? A notícia reza assim…

  2. e um dos maiores argumentos japoneses para esta actividade é a… “tradição”! ora, os nossos antepassados lusitanos barravam o cabelo com azeite, e nós, por “tradição” também devíamos então fazer o mesmo?!
    Não… Não sei de nada…

  3. É inacreditável que fazem o que querem e temos de assistir sem poder fazer nada.

    Eu já tinha visto a notícia e fiquei logo irritada porque só a Greenpeace não baixa os braços…o resto do mundo assite silênciosamente!!!

    Beijinho e bom fim-de-semana

  4. Podemos fazer alguma coisa… Enviar mails para a embaixada japonesa e chateá-los o mais possível…

  5. Raquel

    Sempre que sei deste tipo de atitudes ( e tinha vontade de lhes chamar uma palavra pouco bonita…) cada vez me revolta mais a prepotência dos supostos seres racionais que são o Homem… Mais uma vez os direitos dos animais são negados continuando com a barbárie da caça… estas pseudo-pessoas que se julgam omnipotentes face a um ser que não se pode defender de igual para igual…

    Pusessem esses caçadores na água com a baleia à frente a ver se a bravura continuava…

    E esse argumento da tradição é mesmo de quem não pode alegar mais nada… o que seria de nós se as coisas não evoluissem??

    Perdoem-me a irritação, mas caça e touradas são das coisas que mais me tiram do sério no que respeita aos animais!!! Não acho possível que nestes actos possa haver alguma coisa de tradição, de festa, de desporto…

    Enfim, lamento mesmo não poder mudar o mundo e torná-lo um sítio melhor para os animais…

  6. Hermes

    São atitudes covardes acobertadas únicamente pelo interesse financeiro

  7. Hermes: e que tendo em conta a escala do sofrimento que provocam, assim como a hipocrisia que implicam se irão abater inevitávelmente – mais cedo ou mais tarde – sobre a sociedade japonesa enquanto um todo… Não por “vingança”, mas pela simples execução do equílibrio natural das coisas…

  8. acho um ato covarde e terrível pois quem se diz ser humano não poderia praticar tais atos,assim como matam as baleias vão se indo os meigos,inoscentes e indefesos bebês focas o homem não merece título de ser humano !

  9. e contudo, felizmente, depois de muito pressionado por toda a gente, mas especialmente pelo novo governo australiano, ontem o Japão declarou que já não iria caçar baleias corcundas… é uma excelente notícia. O problema é que continuará a caçar outras espécies… e por isso importa não abrandar a pressão e o protesto.

  10. carlos roberto

    tenho uma solucao, para acabar com a caca a baleia no japao JOAGAR MAIS BOMBAS ATOMICAS NO JAPAO ACABAR COM ESSES JAPONEZES CARNICEIROS.

  11. Sandino

    Gostei carlos. Trocar carnificina por mais carnificina! Genial, brilhante.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com. The Adventure Journal Theme.

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa.org

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa - Listas Participativas às freguesias da Estrela (Lapa, Prazeres e Santos-o-Velho) e MaisPenha (Penha de França e São João)

DIRECT e-DEMOCRACY NOMOCRACY & EQUALITY LAWS..! THE RULE OF LAW

Are we going to allow chinese dictators to own the whole planet?

looking beyond borders

Looking at foreign policy differently

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Parece piada... fatos incríveis, estórias bizarras e outros micos

Tem cada coisa neste mundo... e todo dia surge uma nova!

O Vigia

O blog retrata os meus pensamentos do dia a dia e as minhas paixões, o FLOSS, a política especialmente a dos EUA, casos mal explicados, a fotografia e a cultura Japonesa e leitura, muita leitura sobre tudo um pouco, mas a maior paixão é mesmo divulgação científica, textos antigos e os tais casos ;)

A Educação do meu Umbigo

Gaveta aberta de textos e memórias a pretexto da Educação que vamos tendo. Este blogue discorda ortograficamente. Contacto: guinote@gmail.com

Promocão e difusão da língua portuguesa

Blogvisão

"Qualidade de informação para qualidade de opinião!"

geoeconomia

Just another WordPress.com site

Egídio G. Vaz Raposo

Media Scholar | Communication Consultant

Mudar as coisas...

vivemos no presente, e é nele que devemos mudar. mudarmo-nos é condição necessária para mudar as coisas…

Um Jardim no Deserto

Um minúsculo oásis no imenso deserto físico, mental e espiritual em que se está a transformar Portugal

Extraterrestres ARQUIVO

Seja bem vindo ao Site Extraterrestres Arquivo - Volte Sempre

Muralha Verde SCP

Em prol da defesa e do ataque do Sporting!

Pitacos De Um Torcedor Corinthiano

Louco por ti Corinthians!

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 4.651 outros seguidores

%d bloggers like this: