Hoax: O armazém de Camarate com 100 carros antigos abandonados, penhorados ou… simplesmente esquecidos

s340x2552222.jpeg

Circula pela Internet portuguesa e por alguma da Blogoesfera lusa uma referência a um suposto armazém em Camarate (Lisboa) contendo cerca de s340x255.jpeg

…100 automóveis antigos e de colecção…

As primeiras referências na blogoesfera datam do começo de Junho de 2007:

“AUTOMÓVEIS PENHORADOS!!!
Será que é possível acontecer isto em Portugal? Nem devem ter noção da fortuna que têm em mãos.Descoberto em Camarate (Lisboa) dois armazéns, com mais de 100 carros Coleccionáveis e de valor incalculável… Quem será o dono?”

Nomeadamente em:

http://amigopiri.blogs.sapo.pt/123021.html

e com outro eco em:

http://farinha-ferry.blogspot.com/2007/07/automveis-penhorados-descobertos-em.html

O tema tem amplamente debatido em vários foruns dedicados ao tema dos carros antigos e foi por aqui que se pôde enfim aclarar o tema… Embora a corrente de mail mencione “dois agentes da Remax que teriam descoberto este “tesouro de coleccionador” num armazém abandonado e esquecido em Camarate e nos Blogs surjam várias indicações, sendo a mais comum a de estes carros e armazéns (um ou dois consoante os casos) teriam sido “penhorados pelas Finanças”, na verdade, esta versão da “penhora” parece nascida no contexto desta penhoras selvagens e frequentemente ilegais que agora se tornaram regra nas últimas semanas deste Governo…

A dita colecção cuja descoberta deu origem a este Hoax é de facto parte de uma extensa colecção não de 100 mas de 280 carros de um único proprietário, comerciante de automóveis antigos e está hoje… toda à venda. Trata-se de um tal de António Ferreira de Almeida e para o efeito este comerciante montou uma nova empresa, a Clássicos, Lda, que pode ser visitada AQUI e onde se podem comprar alguns destes históricos veículos, os quais, já não estão neste estado, como se parece concluir das mensagens e dos posts nos Blogs… Alguns dos carros estarão aliás à venda e em exposição no evento “Motor Clássico” na FIL em Abril de 2008

A questão começou a ser aclarada na revista “Motor Clássico” Nº 2 de Abril des 2007 – ou seja, muito antes da maioria destes ecos na blogoesfera e desta versão “actualizada” de “penhorados pelo Fisco” e esclarecia-se que da colecção, cerca de 20 carros permanecerão na família, sendo os restantes para vender na dita e supracitada empresa. A colecção foi reunida ao longo de oitenta anos, por várias gerações da família e terminada na década de 90 com a selagem a solda das portas do armazém até a sua abertura, este ano, pelo próprio proprietário.

A coisa parece ter chegado à Internet através do Site da Interclássico (ver AQUI) onde surgiram as fotografias e de onde parecem ter sido tiradas pela primeira vez, a convite do proprietário do armazém sob o título “Garagem de Alibába”. Dizia-se já então que estariam 180 carros (não os 100 nem os verdadeiros 280).

Curiosamente, o eco da descoberta deste “tesouro” teve vários ecos no estrangeiro… Em França, AQUI:

“Néanmoins, ce qui est arrivée à des Portugais n’est pas un phantasme. Dans un hangar abandonnés depuis 15 ans, ils ont retrouvé 180 voitures. Des Américaines, des Alfa, des Opel, une Porsche, des Lotus, deux Mini Cooper, une Gamine de Vignale, une Bristol, une MG Magnette, une Cox, quelques voitures d’avant-guerre et même des F3! Certaines semblent juste couvertes de poussière, alors qu’une Lancia Aurelia n’est plus qu’une épave rouillée.Mon portugais se limitant à “buon dia”, je ne peux pas vous en dire plus. Alors, bonne visite…

Enfim… “Buon dia”? Pois sim… Não sei que português é esse, mas não parece ser lá grande coisa…

E, mais tarde, apareceu outra referência no www.caradisiac.com nomeadamente em: http://news.caradisiac.com/Et-voila-un-vieux-garage-de-reve-lui-aussi-484 e até na Holanda já surgiram os seus ecos…

Mas e qual é afinal a origem de tão rico e inusitado “tesouro de carros antigos”? Existem também aqui várias versões… Segundo alguns seriam carros fechados nesse armazém desde 1975, para evitar que as pessoas conduzindo esses carros fossem considerados “fascistas”, é claro que isso não explicaria porque lá tinham ficado após todo este tempo… Depois, teriam sido todos comprados por esse comerciante… O certo é que algumas fotografias ainda expõem etiquetas da “Ordem dos Médicos” e que de permeio até se vêm ambulâncias da Ordem de Malta. Abandonados… Não, não estão e nem sequer estão cobertos com panos ou capas de forma a proteger a pintura, evitando assim a aparição da inevitável e destrutiva humidade entre a capa e a pintura do veículo.

Em suma… Nem são carros esquecidos… Nem abandonados… Nem confiscados pelo Tribunal ou pelas Finanças… E com certeza que não foram descobertos por… “dois agentes da Remax”…

About these ads
Categories: Hoaxes e Mitos Urbanos | 55 Comentários

Post navigation

55 thoughts on “Hoax: O armazém de Camarate com 100 carros antigos abandonados, penhorados ou… simplesmente esquecidos

  1. Nito

    Sabia que o mestre Clavis iria encontrar a verdade!! :)

  2. está tudo na Net… Demorou foi a encontrar tudo…

  3. Nito

    nada como conjugar o verbo “googlar” :)

  4. hehehe.
    ainda ontem Negroponte numa entrevista onde dizia que no Cambodja, numa aldeia onde tinha entrege os primeiros laptops a crianças (ainda não OLPCs) a primeira palavra inglesa que elas tinham aprendido tinha sido… Google. ;-)

  5. ESTA HISTÓRIA PARECE ME MUITO MAL COMTADA, POR AKILO K VEIJO ACHO K SÃO CARROS ROUBADOS UM POUCO POR TODO O PAIS E ESTRANGEIRO… COMO É K ALGEM SE ESKECERIA DE UM TESOURO DESTE A 15ANOS???

    A KEM DE DIREITO QUE ESPLIQUE MELHOR ESTE MISTÉRIO EM PÚBLICO E COM MUITAS PROVAS… PS (MANDEM PARA OS TELEJORNAIS)

    • Zé Milho

      Deviam era mandar este atentado à língua portuguesa para os telejornais…

  6. e pena estaren abandonados devian estar em esposicao eu recuperava os carros todos ok

  7. Completa razão ao Rui Sebastião…há q coisa q ñ soa bem.Será verdade as autoridades competentes ainda não sabem do caso? Com certeza que há alguem que sabe disso, a não ser…bico calado…

  8. gabriel

    Eu acho que pode ser de um portugues que era dono de uma loja decarros e ele pegava os mais legais e interesantes como vi nas outros hitorias sobre esse armazem mas ei acho que esse kra morreu e sua familia nao sabia da historia e o homen que compro tomara que ele queira vender os carros que emas belesas dessa se acabando e foda.

  9. gabriel

    PO GENTE TENHO VONTADE DE IR LA LAVAR TODOS ESTES CARROS

  10. vejam esta pagina acho k ja vao entender melhor

  11. too late, helder…

    do que sei, a maioria já está vendida e fora do armazém…

    se é que ainda resta ainda algum por lá, mesmo.

  12. JORJE

    EU TENHO UM FERRARI ANTIGO

    • fernando

      estou enteressado em saber todos os pormenores do carro e o preço.tlm 917212358

    • MB

      E O QUE É QUE NÓS TEMOS A VER COM ISSO!
      ALGUEL TE PERGUNTOU ALGUMA COISA!!!

  13. E O TENHO UM CARRO ANTIGO ELE E MUITO FICHE

  14. paulo

    eu sou dos açores!!!
    nos açores nos adoramus muito carros antigos

  15. francisico

    olhe egostamos muito de carros u mais o meu pai gostamos muito de carros antigos por favor quando podermos ir ai ver

    ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

  16. francisco…
    ese armazém já está vazio e os seus carros à venda em:
    http://www.classicosonline.com/
    como digo no artigo…

  17. brunobebida@hotmail.com

    eu gosto muito carro abandonado antigo… Massa rsrs flw..

  18. Desconfio por tão estranho “achado”, nunca divulgado e sem qualquer interesse demonstrado por parte da autoridade competente. Penhorados? Abandonados? Escondidos? O mais importante seria uma divulgação forte e expansiva nos órgãos de comunicação social. Isto a ser verdade, porque, para mim, há qualquer coisa no meio disto tudo. AINDA LÁ ESTÃO?

  19. Marco

    Eu gostava de saber mais pormenores e se e possível saber se os carros tão a venda..

  20. Marco:
    penso que os que restam deste espólio estão à venda aqui:
    http://www.classicosonline.com/html/venda.php

  21. Ok, se estes carros estão a sim abandonados, quem esta a com eles neste momento é o estado, como sabemos todos 100 carros clássicos como estive a ver nas fotos com gamas raras custam muitos €uros será que vamos ver os nossos administradores andar com algum carro destes e eu que ando atrás de carros antigos ay tem por onde escolher será que vai para leilão se for digam alguma coisa ok mencionam no JN ok

  22. daquilo que sei, não já estão à venda e a maioria terá sido mesmo já comprada…

  23. Pingback: Anónimo

  24. Marco A C Campos

    Recentemente, aqui no Brasil, esta lenda urbana sobre a coleção de carros antigos encontrados em Portugal começou a povoar os e-mails em apresentações de Power Point. A versão conta uma história mais fantasiosa, dando conta que um casal de nova-iorquinos aposentados teria comprado a propriedade pela metade do preço que ela valia. Movidos pela curiosidade, os americanos romperam as portas com maçaricos e depararam com o inestimável tesouro que adquiraram sem saber.
    Tenho usado seu brilhante esclarecimento para desmistificar este hoax repassando o link a amigos para que conheçam a verdade sobre esta coleção maravilhosa.
    Obrigado pelo bom texto apresentado.
    Abraços!

  25. sim, este hoax está muito espalhadao, havendo ecos até em sites suiços, belgas e alemães!
    infelizmente, a história da “caverna de ali babá” não é exatamente como parece…

  26. Alexandre

    Dois pontos:

    1 – É incrível como qualquer história circula na Internet e é re-enviada sem que as pessoas pensem duas vezes. A ignorância é realmente algo muito perigoso.

    2 – Vejo muita gente preocupada com os carros e a sua origem. Porque é que as pessoas são tão “aflitas” ? Se não são meus, não estou interessado em saber se foram roubados ou confiscados ou o que seja. Preocupem-se em conquistar o que querem ter em vez de olhar para o que o vizinho possa ter.

  27. Paulo Ferreira

    Eu so queria dizer que o dono desta pequena fortuna nao deve estar bem da cabeça mas se ele quizer me dar toda esta fortuna eu aceito para isso basta ele me ligar 963733600

  28. Pingback: Armazém de Relíquias!! « O olho da Maria

  29. Pingback: Carros antigos encontrados em barracão em Portugal « Parece piada… fatos incríveis, estórias bizarras e outros micos

  30. Paulo Jorge

    Eu moro em Camarate e nunca até hoje ouvi falar de tal armazém com esta fabulosa colecção de carros clássicos. Nesta zona do pais viviam algumas familias muito ricas que quando morrerem os seus descendentes derreteram as fortunas, fecharam os fabulosos impérios, só na ganancia do dinheiro facil, será que alguma dessas familias o patriarca terá guardado alguma fortuna que não estivesse à vista de todos e que nunca dos seus descendentes conseguiram meter as mãos…?

  31. é possível, sim. de qualquer forma, ao que sei, o armazém já foi há muito esvaziado e o seu conteúdo disperso por várias coleções.

  32. gostaria de receber algumas fotos dos carros antigos

  33. quero comprar carro antigo para restaurar entre os 50 e os 200 quere fazer o favor de me comtactar 913111582

  34. Boas!!
    entao e nao vendem as maquinas?ate comprava uma na boa ;)

  35. bem, sim!
    estes carros (os que restam) vendiam-se em:
    http://www.classicosonline.com/

  36. eu tanho un ford mustamg de 1966 cabriole

  37. Melo

    Relativo a informação do armazem ser em camarate e menos verdade pois este é no Cacem pois eu cheguei a lá entrar .

  38. ronael

    estou entreçado, gustaria de saber pormenores deces carros e preços 9349767588 agradeço a resposta obgado

  39. Sim, esse é o site onde a maior parte desses carros foram vendidos…

  40. danilo

    presiso d fotos de carros antigos

  41. Filipe sousa

    Acho que primeiro deveriam ir ao fundo da questão e saber na realidade de todos os fatos,mas quem vai acreditar numa historia destas? não entendo a quem serve este tipo de noticias, se calhar até sei a quem interessa, por favor..

    • António Alho

      como se pronuncia o “c”, deve escrever-se “facto”… (Lição de bom Português)

  42. António Alho

    Quem os tem restaurados não os consegue vender, mas há sempre especuladores, que movidos até quiçá pela ignorância se dedicam ao Blá-Blá-Blá… eheheh

  43. Onkyo Would you System Assessment

  44. Hi there. I’ve been contemplating starting my own, personal site and am just wondering
    where you obtained your style? Was it a complimentary design or purchased
    A lot of the no cost themes I see are extremely ugly as well as hard to navigate.
    I’m ready to spend a modest amount of money for a high quality style.
    Thanks!

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Blog em WordPress.com. The Adventure Journal Theme.

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa.org

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

DIRECT e-DEMOCRACY NOMOCRACY & EQUALITY LAWS..! THE RULE OF LAW

Are we going to allow chinese dictators to own the whole planet?

looking beyond borders

Looking at foreign policy differently

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Parece piada... fatos incríveis, estórias bizarras e outros micos

Tem cada coisa neste mundo... e todo dia surge uma nova!

O Vigia

O blog retrata os meus pensamentos do dia a dia e as minhas paixões, o FLOSS, a política especialmente a dos EUA, casos mal explicados, a fotografia e a cultura Japonesa e leitura, muita leitura sobre tudo um pouco, mas a maior paixão é mesmo divulgação científica, textos antigos e os tais casos ;)

A Educação do meu Umbigo

Gaveta aberta de textos e memórias a pretexto da Educação que vamos tendo. Este blogue discorda ortograficamente. Contacto: guinote@gmail.com

Promocão e difusão da língua portuguesa

Blogvisão

"Qualidade de informação para qualidade de opinião!"

geoeconomia

Just another WordPress.com site

Egídio G. Vaz Raposo

Media Scholar | Communication Consultant | Trainer

Mudar as coisas...

vivemos no presente, e é nele que devemos mudar. mudarmo-nos é condição necessária para mudar as coisas…

Um Jardim no Deserto

Um minúsculo oásis no imenso deserto físico, mental e espiritual em que se está a transformar Portugal

Extraterrestres ARQUIVO

Seja bem vindo ao Site Extraterrestres Arquivo - Volte Sempre

Muralha Verde SCP

Em prol da defesa e do ataque do Sporting!

Pitacos De Um Torcedor Corinthiano

Louco por ti Corinthians!

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 4.718 outros seguidores

%d bloggers like this: