O Tesouro dos Templários estaria em Portugal e seria composto por… documentos?

Templário
(Cavaleiro Templário in http://www.esonews.com)

Um documento, apreendido pelas tropas de Napoleão depois de terem invadido a cidade de Roma, em 1809 e referido por Gérard de Sede descrevia o testemunho de um templário, de nome Jean de Châlons (ver AQUI) aludindo a “três carroças de palha puxadas por cinquenta cavalas que haviam saído, na quinta-feira, 12 de Outubro de 1307 (a véspera da prisão dos templários), do Templo de Paris, conduzidas por Hughes de Châlons, Gérard de Villers e cinquenta outros cavaleiros, transportando «totum thesaurum Hugonis Peraldi [Hugo de Pairaud, o grande Visitador de França]“. O mesmo templário teria afirmado que o conteúdo das três carroças teria sido embarcado no porto templário de La Rochelle e seguido em 18 navios da armada dos templários com destino desconhecido, mas que, certamente seriam paragens mais amistosas para a Ordem do que as de França… Seria o porto de templário do Baleal (Peniche), aproveitando o bom acolhimento que Dom Dinis deu a tantos frades fugidos de França e a recusa sistemática que sempre deu à Santa Sé quando esta tentou estender a Portugal os processos que incendiavam França?

Seria este tesouro composto por mapas antigos, informações geográficas e documentos que puderam depois ser usados na “Escola de Sagres” e no começo do processo dos Descobrimentos portugueses? Seriam estes documentos e ensinamentos perdidos o cerne da mensagem do “Espirito Santo” que Dom Dinis depois se esforçou por disseminar e que iria até onde fossem todas as naus das Descobertas e da Expansão?

About these ads
Categories: História, Mitos e Mistérios, Movimento Internacional Lusófono, Os Descobrimentos Portugueses | 161 Comentários

Post navigation

161 thoughts on “O Tesouro dos Templários estaria em Portugal e seria composto por… documentos?

  1. Viva!..
    FELIZ ANO 2008, cheio de felicidade junto da familia e amigos e muitas coisas boas.

  2. corrijo o endereço

  3. Para si também, Agostinho!

  4. rubens ascencio

    Este tema me fascina muito, e gostaria de obter mais informaçoes sobre ele. Meu sobrenome provem da Espanha e gostaria de saber se está de alguma forma relacionado com os templarios, pois sinto que ha alguma relação entre minha descendência, e este fascinante movimento de proteção a descendência de Cristo.

  5. talvez…
    mas para saber terá que reconstruir a sua árvore genealógica…
    pode começar por aqui:
    http://www.genealogia-es.com/
    mas a um dado ponto ou:
    1. investiga voce próprio
    2. ou paga a uma empresa do ramo…

  6. rui barata

    Gostaria de obter informações adicionais sobre Associações existentes em Portugal, e possiveis contactos afim de obter mais informações.

  7. há várias associações “neotemplárias”… mas francamente, nenhuma merece particular credibilidade, ao que sei…

    • BEM PARA COMEÇAR CONCORDO QUE O TAL TESOURO EXISTIU E QUE TENHA SIDO DESCARREGADO HOJE TERRA FIRME… MAS NA ALTURA IMPORTANTE PORTO ATOUGUIA DA BALEIA… DPS FOI PARA A ABADIA DE CISTER DE ALCOBAÇA POR RAZOES QUEM TEM A HAVER VOR EXEMPLO COM O FACTO DE S BERNARDO SER APOIANTE DOS TEMPLARIOS,,, ATITULO DE EXEMPLO…MAS ENTRE VÁRIAS ANDANÇAS UM DOS POSSIVEIS LOCAIS OBDE ELE SE ENCONTRA HOJE É O LUGAR DE CERA EM ALVIOBEIRA… CASTELO QUE ANTECEDEU O DE TOMAR… OU AINDA NA ALDEIA DE PAIO MENDES… CONSIDERADO O PRIMEOIRO TEMPLARIO DE PORTUGAL E MINISTRO DOS ESTRANJEIROS DE D. AFONSO HENRIQUES… MAS O LUGAR MAIS PROVAVEL TALVEZ SEJA FÁTIMA… POIS FIZ AQUELE ESQUEMA OCTAGONAL ENTRE CASTELOS E NOMES DE SANTOS POR EXEMPLO E VOALÁ… FÁTIMA… TEM EM SI UMA GRAVIDADE GRAVITACIONAL… AFINAL A VIRGEM APARECEU A TRES PASTORES… E NAO A UM SÓ… JA AGORA VOU ESPECULAR MAIS AINDA É POSSIVEL QUE O TERCEIRO SEGREDO DE FATIMA INCLUA O RENSASCIMENTO DA MISSAO TEMPLARIA, CUJO VERDADEIRO OBJECTIVO É UNIFICAR O MUNDO SOB A MESMA DIVIDADE… NESSE CASO AS PROFESSIAS DE SAO MALAQUIAS ESTAO CERTAS POIS OS PAPAS TERAO O SEU FIM COMO LIDERES RELIGIOSOS DE APENAS DE UMA PARTE DA HUMANIDADE… ACREDITO TAMBÉM QUE 2012 TRAGA ESSA MUDANÇA… MENOS PRECONCEITO E MAIS TOLERANCIA…O PRIMADO DA AMOR E DA PAZ SOBRE O PRIMADO DO PRAZER DFA OSTENTAÇAO E E ILUSAO… É BEM PROVAVEL QUE SEGUNDO O ESQUEMA QUE EU FIZ… E TUDO NO MUNDO É FÍSICO E MATEMATICO,, POIS ORDENA O NATURAL E O ESSENCIAL FATIMA SEJA A PORTA OU UMA DAS PORTAS DO TESOURO… aFINAL FÁTIMA..NO DO CONCELHO DE OUREM… E OUREANA SAO MUÇULMANAS…
      SAO SUGESTOES, NAO CERTEZAS QUE AQUI APRESENTO… MAS FICA O MEU SINCERO ESFORÇO

  8. e se a questão for sobre genealogia, recomendo:
    http://www.geneall.net/P/

  9. Jente eu sou um historiador, e fis uma descoberta. Quando era pequeno minha avó faleceu e ela era uma tavora como eu naquele dia eu ganhei um diario, esse diario é o diario desconhecido da familia Távora
    escritos pelos nibres dessa familia.
    esse diario é a chave para tesouros antigos desconhecidos em Portugal alem de desvendar o caso távora. Mas no entanto eu o perdi quando tinha 9 anos mas lenbro-me de uma pista que havia no diario: “O segredo esta obscuro no lago da morte”.
    O lago da morte se refere aonde foi jogado as cinsas dos nobres da familia tavora, mas oque siguinifica “O segredo esta obscuro” em?
    Mas alem disso tenho outra pista um “Brasão” do tempo que portugal e espanha era um só país ele é bem pequeno é um broche com desenho de brasão.
    Me ajude a desvendar essa pista.
    Eu até ofereço uma reconpensa para quem achar o diario, porque quem sabe esse diario é a chave para os tesouros perdidos em Portugal?
    Obrigado por ler qualquer coisa que saiba me conte anote meu hotmail: ostavoras@hotmail.com

  10. bem, o “lago da morte” foi efetivamente o rio Tejo:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Processo_dos_T%C3%A1voras
    quanto ao diário, nada sei, além de que o Paço dos Távoras é hoje
    http://www.bragancanet.pt/patrimonio/mirandelapaco.htm
    contacte-a, talvez tenham alguma indicação sobre o diário.

  11. Anónimo

    É bem provavel que o tesouro esteja em Portugal… Na cidade de Tomar, dentro da Charola (no Castelo) existe uma placa que diz: “Por tuo gral”. Significará “Portugal” ou “Pelo teu graal”? se não estiver em Tomar, está quase de certeza neste país.

    • Paulo

      Eu também penso que esteja em Portugal, não em Tomar, mas num castelo que pode ter sido construído de propósito para o esconder e guardar, esse Castelo situa-se na Serra da Cardosa …

  12. infelizmente, da última vez que estive na Charola esta estava em obras e inacessível ao público… algo que não sucede hoje, creio.
    Logo eis uma inscrição a ver pessoalmente… brevemente!

  13. Anonimus

    Infelizmente venho aqui comunicar vos que a suposta narração descrita no texto em cima é errada.

    Os templários fizeram uma expedição ao condado Portucalense devido à grande importância que o centro de São Tiago de Compostela começava a ganhar. Porém nos primórdios das “estradas de São Tiago” a ordem em conjunto com D. Teresa decide criar um posto em Portugal. Este posto embora templário já era diferente da ordem inicial e o seu primeiro Grão mestre terá sido D. Afonso Henriques.

    A ordem terá ao longo dos anos ganhado territórios em Portugal mas o nome de Templários Portucalenses terá sido abandonado ao longo dos anos.

    Em 1307 o papa Clemente V, pressionado pelo rei Filipe IV de França declarou os templários culpados de heresia e iniciou-se assim o processo de extinção dos mesmos. O último grão mestre documentado pelo manuscrito de Chinon guardado na Biblioteca do Vaticano, foi Jacques de Molay que posteriormente terá sido excomungado por heresia contra a Igreja e queimado vivo na fogueira num acto de fé e exemplo para a Cristandade.

    Há um manuscrito da corte francesa que narra a saída de vários templários do templo de Paris em direcção a La Rochelle, mas aqui difere a narração do texto em cima, o destino dos navios que carregavam os templários foi desconhecido, mas foi para Oriente e não Ocidente pelo que será impossível ter sido para Portugal. Tal descrição é feita pelo manuscrito de Guillaume de Vichiers que foi um incumbido de Filipe IV de espiar os templários. Este Manuscrito encontra-se na Biblioteca do Vaticano, no arquivo quarto, mas actualmente está na oficina a ser reparado pelo que só será posto novamente para exposição em Maio.

    Lamentando assim dar esta notícia mas tenho um interesse particular por esta ordem e estou muito informado sobre ela.

    Não tendo mais nada a contar me despeço e desejo a todos muita pesquisa sobre os templários de modo a descobrir os seus segredos e aquilo que tanto tentavam proteger ou revelar.

    • Machado

      Como podem ter ido para Oriente saindo de La Rochelle? e mesmo que o objectivo ‘declarado’ fosse para oriente, por mar teriam que passar por Portugal entre outros.

    • Pedro

      Alguém foi induzido que o dito tesouro teria ido para oriente ou ocidente ou até para as terras da Escócia, o mais certo é ter ficado em França num local bem vista de todos e central, porque assim passará sempre despercebido :)

      • Pessoalmente, acredito que está em dois locais: Gisors e Tomar. E que nao sao arcas de ouro, nem o saque de roma pelos visigodos, nada disso. Acredito que sao documentos, talvez evangelhos originais, pre niceia… Mas isso sao palpites. Sem nada mais. E espero que um dia algo saia da terra, la pelas bandas de Tomar. E agora – com esta grave crise moral e economica – seria sem duvida o momento.

  14. não, eles pois eles não iriam ser tão besta aponto de deixar o terouro na propria cidade

  15. interessante referência, Anónimo.
    Conhecia essa referência e penso que fala do embarque de algumas carroças com uma carga descomhecida em navios com a cruz de cristo e velas brancas… não lhe faz lembrar nada? tipo, as caravelas quinhentistas?
    O Infante era o grão-mestre da Ordem de Cristo, herdeira do património moral e material do Templo, recordemo-nos.
    e creio que a fonte foi o que disse um templário francês sob tortura, ao que me lembro.

  16. Anonimus

    Caro Clavis recorde-se que falamos de séc XIII e séc XIV aquando da extinção dos templários. Não deve misturar já o termo das caravelas quinhentistas quando estas surgiram apenas nos meados do séc XV.

    Contudo também fiz uma pesquisa na biblioteca da Universidade de Coimbra acerca da ordem dos templários Portuguesas e cheguei a conclusão que a ordem Portuguesa se desviou dos padrões da ordem inicial. Contudo encontrei referência num manunscrito que a ordem Portuguesa se estabeleceu em Tomar e durou até ao séc XV mas aos poucos os seus membros foram se unindo ao clero secular acabando por se extinguir.

    Quanto à referência de Guillaume de Vichiers posso afirmar pela biografia deste cidadão francês guardada nos arquivos de S. Martial de Limoge e que neste momento se encontram no Louvre para exposição, que este cidadão começou por ser templário mas depois se uniu a Filipe IV e que ao contrário dos outros templários levou uma vida com algum luxo e viveu durante algum tempo.

    Eu interesso me por este tema e tenho acesso a diversos manuscritos devido à profissão que exerço mas se precisarem de algum esclarecimento peçam aqui que eu contacto vos.

    Sem mais nada a escrever me despeço e qualquer duvida peçam.

  17. Pedro Sousa Castro Melo

    Boas tardes José Augusto Tavora, não deixei de reparar no seu comentário mas devo lhe alertar que tem uma imaginação muito fértil. Os Távoras para fugirem ao Marquês José Sebastião e Melo da extinção dos Távoras até podiam ter fugido para o Brasil mas ambos sabemos que isso não é verdade e que os únicos descendentes fugiram para a cidade de Bona na Alemanha onde ainda hoje se encontram alguns descendentes.

    Como o seu comentário está escrito em forma um pouco abrasileirada, pela minha lógica deduzo que o senhor seja um cidadão brasileiro logo não tem qualquer descendência desta família. Revela alguma pesquisa é verdade pois um dos descendentes em Bona chama se José Augusto Távora mas como o conheço pessoalmente e sei que não é o senhor denoto que tem alguma intenção por detrás deste comentário.

    Assim alerto todos para o facto de aquele comentário ser falso pois não foi escrito por quem diz ser que o escreveu.

  18. Anonimous: Não, não confundo e conheço a objeção. Mas a tese é que esses navios seriam templários, usando a mesma iconografia das nossas caravelas, séculos depois. Nunca disse que eram caravelas portuguesas a recolher esse tesouro templário, o que penso é que fossem navios da frota (numerosa) templária, transportando-os para um porto seguro… talvez o Baleal…

  19. Anonimus

    Sim caro Clavis essa teoria seria correcta mas na descrição do manuscrito de Guillaume de Vichiers está bem expresso que os navios partiram de la Rochelle para oriente e não ocidente. Ainda poderia suscitar algumas dúvidas dada a posição do observador quando descreveu a partida, mas encontrei um segundo manuscrito de Charles de Vitry, que segundo a minha pesquisa era um templário.
    No manuscrito refere que a frota partiu em direcção à terra santa para depositar a herança dos templários mas nunca chegou a aportar na terra santa, na qual já havia uma comitiva religiosa esperando-os para os prender e acusar de heresia. Há uma breve alusão no manuscrito que os portos egípcios e a cidade de Alexandria também eram passagens favoráveis aos templários mas o final do manuscrito está danificado pelo que não é possível saber mais.

    A minha teoria lógica acerca dos templários é que estes partiram em direcção a Jerusalém. Mas durante a viagem ou naufragaram ou foram avisados da comitiva da viagem e mudaram a rota sendo um possível destino Alexandria. E isto resolveria o mistério de como é que em algumas invasões otomanas que se deram umas décadas mais tarde tinham as cidades atacadas tão bem descritas, mas isto já são outros temas.
    Em suma, os templários virem para Portugal estava fora de questão pois apesar da ordem Portuguesa se manter esta tinha-se afastado dos princípios base. Mas nesta semana que se segue foi me concedido um visto para analisar e inspeccionar alguns manuscritos da oficina de remodelação do Vaticano pelo que irei procurar mais informação sobre este tema.

    Sem mais nada me despeço
    Allegatio sine probatione veluti campana sine pistillo est.

    • Bruno Silva

      Sr. Anonimous e possivel existir uma remota possibilidade de a frota dos tempalrios ter de facto xegado ao oriente??

  20. Alexandria, era terra muçulmana e sede aliás do próprio reino de Saladino, não é pois provável que se tivessem “refugiado” lá…
    Fico à espera de mais notícias, suas, anonimous.

  21. houssef hernandez

    Os Navios Templarios vieram da Europa para o Brasil e aportaram onde é hoje o estado de santa catarina…..

    • houssef hernandez

      Prezados pesquisadores…não percam tempo em conjecturas ..ratifico que os Templarios refugiaram-se em Santa Catarina….Dedico-me à este assunto há 15 anos…já estive in loco no referido lugar, por muitas vezes, tenho fotos de satélite..inscrições autenticas….o lugar é fantástico..cercado de esoterismo puro, simbolismo e principalmente cosmogonia….a entrada é simplesmente a projeção da constelação da Taça, no solstício de inverno (tenho inclusive pertences dos mesmos que já encontrei na região)….Estou bem próximo de encontrar a entrada subterrânea e adentrar na “grande catedral”….Logo logo, o mundo inteiro ficará sabendo…… desculpem-me não posso revelar mais nada…..

  22. deixando aqui como vestígios?…

    referes-te a isto?
    “Provavelmente, em 1250 os Templários já haviam estado na América. Devido ao seu grande crescimento econômico através de matéria-prima e minérios como ouro e prata, escassos na Europa, supõe-se que parte de sua riqueza já havia sido extraída do continente americano. O fato de ser uma Ordem Secreta, onde os segredos só eram transmitidos entre seus membros à medida que eram promovidos, explica a ausência de registros históricos dessas navegações. Há mapas incluindo o Brasil desde 1389.”
    http://www.spectrumgothic.com.br/ocultismo/misterios/templarios.htm

    da tese que teriam aportado aos EUA ou na América Central (Quetzoacatl) conhecida, da de Santa Catarina, não…

  23. Anonimus

    Saudações caro Clavis.

    Peço desculpa por ter demorado tanto tempo mas questões profissionais me impediram de aceder à página durante muito tempo. Como tinha referido no meu último comentário estive a analisar alguns manuscritos interessantes.

    Agora ao ler os últimos comentários enfim que se pode dizer teorias da conspiração? hum não me parece que os templários tivessem conhecimento das Américas já que se o tivessem haveria alguma marca mínima de presença Templária em todas as Américas. E aliás aos templários uma descoberta de um novo continente iria salvar a ordem da fogueira já que iria despertar o interesse de todo o globo e a própria inquisição seria condenada se tentasse algo. Por isso a teoria das Américas, eu próprio digo em tom um pouco grosseiro, desculpem a expressão mas isso são teorias da conspiração para atrair turistas para países do continente americano.

    Enfim voltando ao que realmente interessa quero dizer que estes últimos meses que passei nas bibliotecas do Vaticano a analisar alguns manuscritos foram muito reveladores e interessantes.
    Por um lado a teoria de Alexandria veio acrescentar mais dúvidas. Seria pouco provável os Templários fazerem qualquer espécie de pacto com Saladino pois iria contra a teologia cristã unir-se aos infiéis. Mas se os templários eram uma ordem que tinha como tema continuar o trabalho e a verdade de Cristo porque não fazer um pacto com Saladino. Afinal de contas Cristo defendia que todos eram iguais porque não eles e Saladino porem de parte as ideias ideológicas e fazerem uma espécie de reforma em que eram um povo árabe. Sim eu sei Caro Clavis é uma teoria um pouco rebuscada já que eu também não acredito muito mas tive algumas dúvidas a ler um manuscrito que relatava o reino de Saladino.

    Porém eu encontrei outros codex e manuscritos. E outra dado e este menos rebuscado que começo mais a acreditar devido a algumas descrições e que talvez seja já próximo da resolução do grande mistério é que consegui fazer uma redução dos portos onde os templários podiam atracar sem terem um comitiva da inquisição para os deter.

    O primeiro porto que encontrei descrito foi o porto da ilha de Creta. Não faz muito sentido assim à primeira vista à excepção das palavras do codex de Calistinus ao afirmar que o porto de Creta já não era tão católico como parecia e que todo o tipo de gente entrava. Seria a afirmar se a Árabes ou ao desprezo por templários? Surgem então muitas dúvidas.

    Outro porto possível que eu deduzo pelo que li foi o caminho para Jerusalém a terra Santa. Os templários ao verem a ordem arruinada porque não caminharem em direcção à terra santa e devolverem tudo a Deus? Não seria uma forma de o papa lhes conceder penitência e escaparem à fogueira? Não digo o papa de Clemente de Avignon mas sim o papa Urbano que se encontrava em Roma.

    Agora uma teoria que inicialmente aqui neguei talvez tenha alguma hipótese. Os templários podiam ter aproveitado o porto Português. Eu estive a ver e os templários podiam ter passado por Portugal a acolher a ordem Portuguesa e fixarem se em Portugal ou partirem para novos rumos como Inglaterra que começava a semear as sementes de protestantismo. Digo sementes pois ainda não havia a polémica do protestantismo de Henrique VIII mas já havia muitos ideológicos a questionar a religião cristã.

    Voltando ao tema, Eu necessito reunir mais informação em relação a esta temática pois eu já começo a reconsiderar. Para tal vou começar a procurar mais informação sobre a temática já que a minha profissão me permite aceder a vários recursos que não estão acessíveis ao publico em geral. Nas próximas semanas convidaram me para trabalhar na universidade de Coimbra pelo que ainda não terei muito acesso a esta temática mas em Junho irei voltar às oficinas do Vaticano, que são autenticas bibliotecas e procurarei mais informação já que houve uns manuscritos que me foi negado o acesso e desta vez conseguirei aceder pois já tenho o visto.

    Sem mais nada a comentar desta vez, despeço-me caro Clavis e espero ter e dar futuras noticias para a resolução deste mistérios dos templários em Portugal.

    • Houssef Hernandez

      Não existe nenhum interesse em INVENTAR-SE histórias para ” teorias da conspiração para atrair turistas para países do continente americano.”….O Brasil é lindo, rico e não precisa destes subterfúgios…..procure ler um pouquinho mais sobre esta ordem Templaria, e saberás porque estes se estabeleceram no Brasil……HH.

      • rui

        foi por causa da mulher melancia…

        • Houssef Hernandez

          Comentário idiota, de quem não tem nada a acrescentar..

          • Paulo

            Recentemente vi uma noticia na tv xuxa, realmente incrível, um “cara” (mas não de alho)sofreu um acidente enquanto estava a experimentar uma arma de pesca submarina, segundo os reporteres descreveram a “coisa” disparou-se sozinha e o infeliz ficou com o arpão espetado na cabeça, o incrivel é que e embora o arpão tivesse trespassado completamente o crâneo do individuo, sendo que entrou do lado esquerdo da testa tendo saído pela região temporal do lado direito ele não morreu… nem mesmo lhe causou nenhum dano permanente, ele saiu do hospital três semanas depois do acidente, completamente curado…deste facto apenas posso deduzir que este “milagre” tem uma explicação mais ciêntifica e ela determina de forma muito precisa e coerente o tamanho do “miolo” da vitima …
            Hasta la vista, sucker …

    • carlos tores

      desculpem a minha ignorancia, vi aqui muitos comentarios, e todos me parecem falsos.eu nao sou nenhum estuduoso do assunto ,mas como me dedico as miniaturas (templarios) gostava que alguem me explicasse por que razao somos o unico pais do mundo a usar a CRUZ DE CRISTO.sem mais gostava que alguem fosse mais produtivo eu tenho a certeza absoluta que poetugal foi o ultimo pais aonde viveram os ultimos templarios…..

      • REINO DE TIRO E SÍDON

        caro amigo em resposta a sua pergunta ! também não sou estudioso ,mas interessado quanto baste. E em concordância com varias leituras a cruz templária em Portugal deriva de um dos 9 cavaleiros fundadores da ordem !!! ou seja o nosso Rei D.Afonso Henriques apelidado de Gondomar ou se preferir (Gondarém) ,pequena vila a norte de Portugal mais precisamente encostado a Galiza ( REINO DE LEÃO) !! referindo que o Rei D,Afonso Henriques se armou a ele próprio cavaleiro ,tendo estado no reino da Palestina . refiro que como príncipe já ostentava a cruz de Cristo em suas vestes . Como podia ter tamanha artimanha ou sabedoria sozinho ?? como poderia chamar uma frota de cruzados e ter todo apoio templário e de sermos até aos dias de hoje o país com mais matéria de estudo templário ( tesouros mapas frota marítima engenharia ao mais alto nível ) se este nobre cavaleiro não fosse ele um dos 9 fundadores como poderíamos ter tanta noção de logística ,arquitectura até de uma frota marítima muito avançada para a altura ???. seria apenas porque El rey se lembrou de pedir ajuda aos templários ou cruzados que iam a caminho da terra santa ??? que teria El Rey oferecer a esses senhores se não fosse ele um dos fundadores !!! refiro que fomos a maior potencia todos os mares e terras tem mão de obra Portuguesa ( Ceuta ,Forte de Al-Jalali, Omã,fortes de Al-Jalali e Al-Mirani,Porto de Mascate: entre estes centenas por todo mundo com arquitectura de mestres templários ( já na altura alguns da escola Infante D, Henrique. Não querendo cair na falta de credibilidade dos leitores do blog ,refiro sao apenas apontamento e pequenos estudos nada mais !!! Atentamente

  24. espero novos desenvolvimentos da sua investigação, assim como a publicação de um livro sobre a dita…
    nesse respeito, recomendo a Zéfiro que publica nessa área e que certamente apoiará o projeto.

  25. Paulo

    Oi tudo bem também gosto muito de história das religiões,das artes e história geral mesmo!Você tem algum livro para mim livro para mim indicar ou websites?Obrigado Paulo

  26. Admirador do Anonimus

    Anonimus, já tens alguma novidade(s)

  27. Lucas Matarazzo

    bom o segredo obscuro significa que está no fundo do lago da morte
    por que escuro= (na maioria dos lagos de Portugal eles são fundos ) estou organizando uma expedição á este lugar para ver se há uma pista do tesouro templário ou o santo graau

  28. Lucas Matarazzo

    não é evidente ???????? o tesouro está no fundo do lago ! vou organizar uma expedição e em 2 meses voltarei para dar a resposta….se há ou não tesouro lá..

    • rui

      deve haver é umas latas de sardinha em conserva… todas ferrugentas..

  29. Admirador do Anonimus

    duvido que esteja,apesar de não ser arqueologo nem nada do que se pareça,eu entereço-me por isto!
    Mas queria obter uma resposta das tuas pesquisas e do Anonimus, pois quero saber mais,e mais!
    Abraço

  30. Francisco demolai

    eu estou investigando estou com a 1ª pista muito obrigado meu pai é um maçon então ajuda muito

  31. Rui Gama

    Estando a ver 1 programa no canal de historia, com historias sobre o principe Sinclair da escocia e dos supostos simbolos dos templares na america do norte e a sua relacao com os maconicos e templarios. No fundo o programa tenta equicionar os maconicos com os templarios, ignorando o conhecimento que eles levaram para portugal, desde a arquitectura aos descobrimentos e ciencias. E por isso encontrei este blog. A historia dos templarios e uma paixao minha que vem de longe. Infelizmente nao tenho os conhecimentos linguisticos necessarios nem as portas abertas para consultar os documentos necessarios para justificar as minhas teorias, baseadas em acontecimentos estranhos que se passaram as quais apliquei logica simples.
    O tesouro principal dos templarios foi para Portugal. Esse tesouro era o seu conhecimento adquirido principalmente na biblioteca de alexandria. O infante dom henrique lancou os descobrimentos. Porque? Se bem que curiosidade e acidente pode justificar a descoberta da madeira , eu discordo disso. O que eh que foram procurar e porque? E os acores? Sao 2 horas de aviao numa linha a oeste de lisboa!!!! Eh uma linha recta. O que eh que as caravelas iam ah procura e porque? Atlantida? Tinham em seu poder algum mapa que os guiava? Sabe-se que o brasil (com esse mesmo nome) ja aparecia nummapa veneziano de 1385!! De onde eh que essa informacao veio? Portugal era essencialmente 1 pais de agricultores. Aonde estao os documentos daquela epoca? O infanto dom henrique vivia em tomar (nao em sagres como se popularizou). Nao acredito que nada tenha sido escrito. E quanto ao tesouro material dos templarios, so podia ter sido transportado para portugal. A escocia nao era segura, no mediterraneo muito menos. Foi em portugal que os templarios foram recebidos de bracos abertos. Os americanos agoram sonham que o tesouro tenha sido trazido para aqui (numa ilha na nova escocia). Na minha opiniao a logica toda aponta para Portugal, o pais que numa geracao se transformou de 1 pais de agricultores em 1 pais de matematicos, cartografos e astronomos. Se conhecerem alguns documentos que poderao substanciar as minhas teorias agradecia 1 reply.

    Rui

  32. essa é a minha tese… Tomar. Ou seja, o tesouro estaria nos subterrâneos do castelo templário de Tomar.
    Documentação escasseia e que reforce essa minha posição, não creio que exista, já que toda esta temática era secreta mesmo na sua época e avessa a registos documentais, pelo secretismo envolvido…

    • hugo

      olá sou um joem de 13 anos estou muito interessado por isso
      por favor podem mandr as fotos e outras coisas que descubrirempara o meu mail
      é huguina7@gmail.com.
      e já agora sei d uma passagem secreta que liga o caselo de santa maria da feira á sua antiga camara municipal
      Eu estava a pensar criarmos uma sociedadeou associação do ranascimento templario.
      A proposito eu estive a pesquisar sobre a histora da minha familia e o primeiro menbro da minha familia era um templario e lutou ao lado de D afonso henriques na batalha de ourique

  33. Gabriel

    Olha desculpa acabar com a fara de vcs mas sinto dizer que eu descobri a localização do tesouro templario e não e esta nem perto de portugal eu sei que vcs devem achar que estous ficando louco mas isso e serio tenho atualmente14 anos e pretendo revelar o tesouro no ano de 2025 para quem acreditou na minha historia ou que queiram debater sobre o assunto meu orkut e gabriellopesdefaria09@yahoo.com.br bom espero não ter chateado vcs

  34. Gabriel

    ai pessoal eu sei onde o tesouro templario esta e querem saber não esta nem perto da ai se alguem quiser debater comigo sobre o assunto meu norkut é gabriellopesdefaria09@yahoo.com.br

  35. Saurum

    Boa noite e umas festas felizes para todos.Sou um habitante da vila de Soure(sede da Ordem do Templo antes de Tomar como devem ter conhecimento) e um apaixonado pela historia da minha vila e dos cavaleiros Templarios.Deixo em aberto este espaço para alguns de vos mais entendidos na materia e que me possam elucidar sobre o papel deste bastiao templario em Portugal.Sabem que aquando das escavaçoes no largo contiguo ao restante castelo onde se descobriu as fundaçoes da igreja de N.Sra. de Finisterra,foi localizada um abertura que deu oportunidade de notar a existencia de dois niveis de galerias abaixo do nivel das escavaçoes que decorriam na altura??!!!….que nao foi autorizada a sua exploraçao por nao ser oportuno para a obra de requalificaçao daquele largo???!!!….que recentemente foi posta a descoberto uma parte da muralha que nao se conhecia???!!!….que em redor de Soure ainda hoje se encontram alguns marcos Templarios perdidos pelos campos e florestas???!!!….que existe um livro que fala na existencia de 85 degraus do nivel do castelo ate aos rios que o contornavam tornando entao a morfologia completamente diferente do que é hoje(algo semelhante ao castelo de Almorol…)???!!!….que foram dois clerigos do mosteiro de Sta Cruz em Coimbra que realizaram as obras de reforço e reconstruçao do castelo junto com Templarios vindos para terras do Condado Portucalense no intuito de ajudar a reconquista cristã 1º a pedido de D.Teresa e depois a pedido de D.Afonso Henriques tambem ele um Templario???!!!!….que Soure sempre foi e ainda é posse da Ordem de Cristo????!!!!!….nao reclamo nada de tesouros para a minha terra,apenas que nao esqueçam a 1ª fortaleza Templaria e deste local á tanto esquecido por historiadores onde se travou uma grande batalha(1144) entre os habitantes da antiga vila,os poucos Templarios que existiam entre nós na altura e os clerigos locais contra as forças do emir Santarem na altura,Abu Zacharias,da qual terminou com a morte de muitos e a prisao de outros entre os quais Templarios e um dos párocos que realizou a tarefa pedida ,Martinho Arias,e que dai veio a enorme vontade de Afonso Henriques tomar Santarem e resgatar os seus Irmaos e os habitantes..!!!!…todos os factos que descrevi encontram-se ao alcance de todos bastando aceder a manuscritos historicos que fui consultando e pelo meu proprio conhecimento local da area…a Ordem Templaria nao é só Tomar,nao se esqueçam disso,os que aqui lutaram e morreram pelo nosso actual Portugal merecem esse respeito.

  36. Saurum:
    Se um dia quiser passar a escrito essas preciosas informações, não se esqueça de passar por aqui e deixar essa nota!
    Também há rumores que falam dos subterrâneos templários em Sintra e Tomar, e que estariam vedados ao público… Mito urbano ou verdade?
    nunca saberemos…

    • evaristo

      sou portgues e vivo em salamanca sou natural de tomar e sei adonde ha muitos tuneis e pasadisos secretos que se ha derrumbado sei que ha varios tunes que saiem de dentro do covento dos templarios e que vao a ter a varias iglesias e um dos los tuneis passa por debaixo do rio nabao e esa zona e a mais funda do rio nabao me gustaria continuar con este tema porque sei de muitos sitos

    • ola me chamo jose manuel y vivo en salamanca esou natural de tomar e sei de muitos tuneis que saiem do castelo dos templarios e se divideim por varias zonas da cidade…….ha um tunel que esta dentro dum poço e vai ter na direçao da iglesia santa maria do olival que tiene um poço e esse dito tunel passa por debaixo da cidade e por debaixo do rio nabao e essa zona se ha derumbado e eu penso que esta ai el tesouro …eu fui bombeiro en tomar e uma vez tivemos que secar el rio e nessa zona do tunel foram encontradas munedas em bastante mal estado e eu sei quem tiene um par delhas …. me gostaria continuar contactando com voçe porque eu sei de muitas coisa e sei adonde ixistem varios tuneis .esses ditos tuneis estao al abandono total porque o senhor presidente da camara de tomar solo pensa em almoços e no descubrir la propria historia da cidade se houvese vinho ja estava ai el prisidente dos almoços

  37. Afonso DeLamou

    Eu acho que os sitios mais obvios da possivel localização em portugal, são:

    Castro Marim,Tomar,Igreja de Santa Maria do Olival.

    Anonimus, estamos com curiosidade de saber o que tens descoberto!

  38. Lusitan

    Qualquer navio que partisse de La Rochelle em direcção ao Oriente teria obrigatoriamente de passar pela costa portuguesa, uma vez que La Rochelle é um porto na costa atlântica francesa. De qualquer maneira na altura da dissolução da Ordem, os Templários mantinham já poucas praças no Oriente e estavam já todas ameaçadas.

    No dia 18 de Março de 1314 morre Jacques de Molay, último Grão-Mestre conhecido da Ordem dos Templários. No dia 24 de Junho a Escócia reconquista a independência com a ajuda dos Templários.

    Na Alemanha os Templários gozavam de grande apoio da população e a sua extinção levou ao aparecimento de correntes anti-Papa que lavariam ao Protestantismo.

    Três possíveis destinos dos Templários…

  39. E há também os relatos de navios templários que partindo de La Rochelle visitavam regularmente o novo mundo… e as espigas de milho da capela templária de Rosslyn:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Rosslyn_Chapel#.27Ears_of_corn.27
    que eu próprio vi em 2001…

    mas a tese mais razoável continua a ser a portuguesa.
    só em Portugal (mais do que na instável Escócia) a Ordem conseguira passar incólume à perseguição papal.
    é o destino lógico.

  40. Lusitan

    Uma organização depois de passar à clandestinidade não pode estabelecer uma única base. E muito menos ficar parada. Os Templários podem muito bem ter ido para vários locais ao mesmo tempo e dispersado assim o seu “tesouro”. O facto dos Templários já teriam visitado a América explicaria as lendas pré-Colombo da América Central que um dia os seus deuses retornariam vindos de barco a partir do leste.

  41. sim, os “deuses louros” dos astecas…
    Pessoalmente, acho difícil, porque não havia na época (século XIV) tecnologia para navegar contra o vento, e logo, para regressar à Europa… Como poderiam os templários ter rotas regulares para a América (pelo Atlântico, não pelo norte, como os vikings) sem essa tecnologia, que só os portugueses iriam inventar?

  42. Afonso DeLamou

    pois… nao acredito que os templarios tenham chegado a america de proposito,se é que chegaram.
    Voces sao todos historiadores e arqueologos profissionais?

  43. Lusitan

    A mim também me parece algo decabido… mas é uma hipótese.

  44. Afonso DeLamou

    Como o Anonimus disse, se eles fossem embarcar a america, eram salvos da fogueira pois descobririam um novo continente,acho que devemos por de parte esta teoria,contudo há sempre uma hipotese!

  45. falando por mim, não. Sou licenciado em História, mas não “historiador profissional”.
    Quanto às navegações no Atlântico: existem várias provas da presença de romanos, fenícios e cartagineses no Atlântico e na América. Mas não de regresso… Moedas, inscrições, todas testemunha chegadas, mas regressos… nicles!

  46. Afonso DeLamou

    tambem fiz umas pesquisas e encontrei que,existiam provas por escrito de os templarios la terem estado,como tambem esculturas de pedra.
    Contudo ainda nada foi provado.
    Já agora, que ligação tinham os templarios com os Maçons?

    Estive a ler um pouco da historia de jesus,e encontrei que o possivel tesouro que os templarios tanto tentaram esconder, poderia ser o Santo Graal(sangue real)

  47. a ligação do Templo com a Maçonaria mereceu até um livro jocoso sobre o tema de Umberto Eco!
    http://en.wikipedia.org/wiki/Foucault's_Pendulum
    de facto, as provas da ligação entre as duas parecem muito ténues e não me convencem grandemente.
    a menos que se creia nos tais “graus secretos” dentro da Maçonaria…

  48. Afonso DeLamou

    eu acho que eles tinham uma certa ligação, pois um com o outro completavam-se,era uma ligação vantagosa para ambos.
    E há outras ordem que tem por base a dos templarios,que e juntaram de certa forma á maçonaria.

  49. houssef hernandez:
    se quiser, pode enviar fotografias do material que tem, que eu o publicarei por aqui com a devida referência de origem.

    • houssef hernandez

      Obrigado Clovis…..mas quando fizer a divulgação, o farei de todo acervo que possuo.

  50. houssef hernandez

    Prezados Pesqusadores….Para enriquecer um pouco mais seus conhecimentos tenho a informar-lhes que nos quase 100 metros de incrições templárias encontradas em Santa Catarina…Lê-se claramente que 18 navios templários aportaram na praia…….lugar este , que inclusive, existe um “marco” de uns 15 metros de altura, com 5 lados (quintessência), com um quadrado mágico na base deste indicando exatamente as coordenadas de onde deveriam chegar . Sobre este marco existe uma pedra triangular, cuja direção do vértice principal, também indica o lugar que esta ordem se estabeleceu(Minha equipe de pesquisadores levou 8 anos para decifrar as aludidas inscrições). Trata-se de um lugar com um grau de energia impressionante (já medido por aparelhos científicos), local este que já deduzimos tratar-se ….

    • darksky

      Hernandez, preciso conversar contigo. Pesquiso sobre os Templários em Santa Catarina faz 20 anos. Se puder, me mande um e-mail.

  51. houssef hernandez

    continuação…….uma região que fora berço de uma civilização muito antiga……(não concluíamos ainda qual foi), onde encontram-se diversos “menires”, local este, naturalmente já de conhecimento dos Templarios, muito antes do Descobrimento do Brasil. Encontramos em um dos diversos túneis que localizamos nesta região….uma pedra ovalada, toda ela com caracteres egípcios, ( ???? )….estranho…. egípcios na America do Sul …..Já identificamos neste local diversos simbolos caracteristicos dos Templarios….todos gravados em alto relevo.. na pedra, de maneira muito técnica …salamandra…triangulos invertidos…..Baphomet….entre outros …….Temos suspeitas que em um lago bastante profundo, onde cai uma cachoeira de diversos metros de altura …..seja a entrada principal ….aguardaremos até junho/julho para confrontarmos as projeções da constelação da Taça………e entrão procedermos os trabalhos de mergulho no local……..

    • Houssef Hernandez

      BIIIIINNNNGGGOOOO……….A entrada existe….haahhha…..não foi fácil chegar, pois estava bloqueada por uma especie de concreto antigo…mas realmente “O que está em cima é o mesmo o que está embaixo…..(Hermes Trimegisto)……é uma especie de caverna….muito bem construída, toda com tijolinhos que parecem de pedra , +- 2×2 de abertura….e abre-se em tres galerias enormes, inclusive com escadarias ….fui somente até um pedaço……a coisa evolui prá dentro da terra, sinceramente dá um certo medo, o oxigenio é escasso…..vou ter que me aparelhar melhor para continuar o percurso….não tenho dúvidas que refere-se ao grande Templo, pois está repleta de inscrições genuinamente templaria….nada poderá descrever a emoção de estar naquele lugar, parece que volta-se há 1000 anos…é magnífico…em uma das galerias existe um portão de ferro, estilo gótico e com a cruz templaria (bastante enferrujado)….encontrei também uma ancora de navio…..voltarei com os equipamentos necessáros…aí revelarei o que encontrei…

  52. fernando

    sei de um mito na minha aldeia de um tesouro pois mas ele parece real sei onde fica os tuneis á muito tapados pelo estado
    o estado mandou tapart as entradas porque dizia aver uma posivel peste mas o meu avo entrou neses tuneis e nao teve peste nenhuma

    acredito muito que esteja la o tesouro esta numa fluresta do estado e á muitos poucos vestigios

    pois hoje o que resta e o sitio
    e isso eu sei
    e melhor que isso sei de uma entrada no rio que nao foi tapada pois esta coberta de silvas

    preciso de algem com espirito de aventura e que me acompanhe e arranje carbeto ( carbureto)

    depois conto o que sei mais ,e incrivel como nunca esplurarao aquilo

    acredito mesmo que la esteja o tesouro

    o meu numero e o 96424880
    ate breve

  53. fernando

    li alguns comentarios e so posso adientar que o tunel que falo passa o rio tejo

    FALO MUITO A SERIO

    SO ESTOU A PEDIR AJUDA PORQUE NAO TENHO QUALQUER TIPO DE EQUIPAMENTO

  54. Uma bela lenda, + Portugal é um país velho, no bom sentido, é tem mt histórias…nós BRASILeiros precisamos conhece-las de td as formas ..até em filmes..existe?

    • Experimente comprar ou “sacar” as series RTP 1, para mim a mais brutal será talvez a do “Bocage” ou a Conta-me como foi” acho que são grandes produções portuguesas.

  55. hum… estupidamente, não, que me lembre… ainda que existam bastos livros (romances) sobre o tema, de autores portugueses e estrangeiros.

  56. fernando

    960424880 e este o meu numero

    aguardo resposta

    hoje vou la ver melhor o sitio ,e como entrar da melhor maneira

    • Silvnio A. Albuquerque

      Tenho curiosidade por estes assunto a mais de 30 anos, minha família comenta que foi achado um túnel no engenho, que é de propiedade dos meus bisavós. E este túnel começa por trás de uma ruína de uma igreja que se falam que foi construída pelos Holandeses e que tem km, de percurso. Meu primo já tentou entrar mis ficou com medo. Dizem que lá tem uma serpente enorme, porém, minha certza é que muitos comentários existem sobre este sítio que as pouco estar se acabando e cheio de mistério que é contado por muita geração. Falm de objetos bastantes antigos e comentam que de lar já acharam ouro e prata pelos arredores do sítio.

  57. fernando

    boas ………….

    descubri o tunel e ja entrei
    mas esta cheio de agua
    espero que no verao esteja mais seco
    parecia que ja nao era aberto a mais de mil anos
    tive de partir o tecto para entrar do tunel para entrar

  58. se tiver fotografias do local, terei todo o gosto em as publicar…

  59. Bruno

    Então? Já entras-te mais fundo no túnel? Podes arranjar algumas fotos?

    Achei interessante esta conversa… Interesso-me por essas coisas de mitos!

  60. ze

    10 de junho.Obrigado luis
    Assim..,ja o disse certo?
    21

  61. ze

    Acores,..assim ja o disse..,certo?
    3 pensamentos sem saber a razao.Assim ja o disse.
    Basicamente so em pensamentos certo..,k chatice nao entendo,mas ja o disse.Interessa!?

  62. aliviado

    ola pessoal,o projecto foi feito em 2008 ja foi entregue a portugal cantinho de portugal..
    tens email para te enviar?fica bem

  63. bem, quando achar que é altura de divulgar o resultado das suas descobertas…

  64. Filipe

    boas!!! vim agora á internet pesquisar um pouco sobre os templários porque fiquei com interessado porque sei de uma historia. Isto tudo começou á uns 13 anos quando um familiar disse que havia um sitio que tinha uma rocha e estava cravada uma cruz com uma seta apontar para a frente, e que em baixo dessa rocha havia outra suposta rocha de forma amendoada e era oco,tinha entradas á volta dela. Eu muito inocentemente,nessa altura estava no local em que me tinham falado e lembrei me e fui confirmar…tava curioso tinha para ai 12 anos, bora vamos la ver se é verdade.
    De facto encontrei uma rocha com uma cruz la cravada com a tal seta, era demasiado profunda…e á frente dela encontrava se a outra pedra k parecia tar a tapar algo, fiquei espantado e a pensar o porquê de aquilo estar ali mas por fruto da idade fiquei espantado com medo, talvez!!! O meu tio na altura tentou ir la com uma makina umas alavancas e tal mas nada serviu porque a pedra pesa umas toneladas, foi mais palhaçada em si!!! Nos tempos de hoje ainda ninguem foi la ver aquilo poucos também o sabem, so pessoal da familia. A minha tia hoje veio me falar sobre isso coisa que ja nao me lembrava, e acrescentou k a morada da casa de um familiar que fica ao lado dessa pedra contem no nome “….templario”. Nao sei quem baptizou a morada da casa se tem ligaçao ou nao, eu por acaso encontrei este site e apteceu me escrever. O facto é que eu estive la e aquela pedra esconde algo, o kê nao sei!!! aquela seta com a cruz faz me ficar com interesse, aquilo ta ali á uma data de anos que o meu familiar ja la mora ao lado á uns 50 anos!!! esse sitio fica no campo no centro do país +/- poucas pessoas passam por ali porque essa pedra está na propiedade grande que um familiar meu tem.

  65. Filipe

    secalhar se fala-se com arqueologos interessavam se logo pelo sitio é que ao olhar
    para a pedra diz se logo “esta pedra foi posta aki por algum motivo” até ai toda a gente da minha familia concorda mas ninguem liga nem se querem mecher tao mais preocupados com as suas vidas. Mas eu quero fazer alguma coisa aquele sitio fica é um pouco longe de onde moro. o que acham que deveria fazer? calhando aquilo é um sarcofago eu nao sei o que anda ali….

  66. Anónimo :O

    voçês são tods doidos pois nada disso aconteceu!voçês acreditarem nixo é como acreditarem em deus e para mim nd disso existe!Tdo se explica com as ciências, elas dão factos e resultados, o resto é conversação enganosa!
    fiquem bem!

  67. Antonio Loureiro

    Grande parte do que está escrito acima é besterol puro.
    1 A grande riqueza templária era a fundiária.
    2 Dizem que a esquadra templária usava a bandeira dos piratas do Caribe e nada impede que ela tenha ido para o Oriente via Portugal, onde ficou.
    Ela não poderia ir para o Oriente sem passar por Portugal, a não ser que voasse por cima da Europa Central.
    Não se esqueçam de que Templários e Hospitalários formaram a primeira empresa turístico-religiosa, para os três pontos mais buscados pelos peregrinos: Santiago, Roma e Jerusalém.
    Os templários davam proteção. Os hospitalários o hotel, este o significado de hôpital em francês arcaico. A Igreja os pontos turísticos, as relíquias, os souvenirs,as bençãos, etc.
    O Grão Mestre Gualdim Paes do Amaral trouxe da Terra Santa um braço de São Gregório Naziazeno. Houve um fidalgo de Flandres que trocou um vidro do sangue de Cristo pela sua mulher que ficou freira, no Oriente.
    3 Existem representantes da família Távora, no Brasil, de antes ou depois das condenações, eu não sei. Uma delas está localizada na região fonteiriça entre o Rio Grande do Norte e o Ceará. Já deu governador do Ceará (Virgílio Távora), candidato a presidente (Juarez Távora,padre famoso (Monsenhor Távora) e outros.
    Dizem que até um dos Menezes desembarcou no Ceará, trazido fechado em um baú.
    4 A Maçonaria tem muitos graus superiores relacionados aos templários, no Rito Escoces e no Rito York. Pena ela continuar perseguida em muitos locais. Seria em certo tempos uma executora de atentados similares aos aos anarquistas, na tentativa de vingança contra reis (descendentes de Felipe, o Belo, e papas(Clemente V), pela morte de De Mollay, dai talvez ter originado algumas facetas do anarquismo. Mas hoje está mudada.
    5 Talvez o maior legado templário a Portugal tenham sido as cabeças falantes, digo pensantes, livres da ortodoxia dominante.
    6 A independencia de Portugal é em grande parte devida aos templários, e ao cisterciense Bernardo de Claraval,de origem borgonhesa como Raimundo, Henrique e Afonso Henriques,intermediário junto aos papas eleitos pelo voto de suas abadias, que também espalharam o culto de Madalena em Portugal. Bernardo pregou uma ou duas cruzadas em Vezélay.
    Um TFA a todos

    • Houssef Hernandez

      Não substime seus colegas pesquisadores……pelo que escreveu……você ainda é iniciante nesta materia…….e tem muito que aprender….HH

  68. Diogo Costa

    Ola a todos!
    EU tenho 14 anos e interessome muito sobre os templários e peço a toda a gente daqui(toda) que me adicione no msn: jodiogocosta@hotmail.com e continuem a postar as suas descobertas e se puderem fotos também…Já agora,

    fernando –> Quel é o nome da tua aldeia?

  69. Diogo Costa

    Filipe , em que cidade fica essa pedra???
    Adiciona-me no msn..Email em cima–

  70. Fernando

    ja descubri algo

    mas não posso falar ainda

    pois tenho de ver primeiro essas coisas das leis

    até breve

    • alex

      Boas Fernando,

      Então ja tens novidades?

    • Diogo COsta

      ok, mas nao deixes de nos informar…

      ~^^^Abraço

    • maria melo

      Pesquisadores ilustres, como René Guenón e Julios Evola, omitiram nas suas obras o passado do Portugal Templário.
      Há na Europa uma conspiração de silêncio.
      Atienza, mesmo aqui ao lado, parece ignorar factos que não pode ignorar.
      O tempo e a história iludem-nos. Por seis séculos, foi preciso guardar o segredo. Mas os ciclos começam, e acabam, sem que deles conheçamos a perfeita exactitude. Cumprem-se agora. Não nos mostra isso, o mundo? Pé ante pé, o Naros levanta a manta e, os segredos… espreitam. Cai a Grécia, cairá Roma, veremos de novo a Luz Citânea.

      Em A ESTALAGEM DO QUINTO CAMINHO, a verdade começa a emergir, é preciso ter agora coragem para a defender.
      O livro está publicado online e pode ser pesquisado no Google.

  71. Afonso Delamou

    Fernando,qualquer novidade que tenha,publique aqui…

    Estamos curiosos :P

  72. sergio

    Amigos, estou a mais de trinta anos pesquizando “templarios” em Santa Catarina.Tenho uma pista concreta e provavel a qualquer tempo da passagem e presença dos mesmos por este estado-Local com as devidadas coordenadas.
    Terei o imenso prazer de repassar essas informações gratuitamente a alguem disposto a continuar as buscas e obviamente que tenha condições;
    Quero salientar que estou deficiente (sofri um acidente na propria região)que me obrigou a parar.

    • Diogo costa

      Ola
      Mas essa deficiência é temporária ou permanente???
      Eu tenho só 15 anos mas fiquei fascinado com os templarios desde que vi o código da vinci, desde entao tenho visto, filmes, series, livros sobre eles….
      Se quiseres postar aqui o que descobriste ainda melhor….

      Diogo Costa

    • darksky

      Sergio, estou a procura dos Templários em Santa Catarina faz 20 anos. Tenho algumas informações, mas restam muitas lacunas. Podemos conversar sobre o assunto? Se puder, me mande um e-mail.

  73. fernando

    esta longe do imaginario

    coisa vista só em filmes

    longe de qualquer rio
    mas garanto que chegou lá de barco

    por um rio que ja nao existe nem nonca existiu foi feito e desfeito
    eu sei que é algo de loucos mas é mesmo assim
    sitio ese desconhecido

    em breve mostro videos e fotos

    e contovos como consegui lá chegar

    até breve

  74. Antonio Barroqueiro

    Boa tarde!
    Estou a querer entender relacoes entre os templarios e catarina de alexandria, se souberem de alguma informacao me passem por e-mail.

  75. Gabrielle Távora

    Fernando fiquei muito interessada na sua historia.
    Se puder contate-me
    Diexo meu msn :
    gabsmeadd@hotmail.com

  76. fernando

    boas até agora só encontrei
    lanças ´,espadas ponhais, e outros objectos ,nada de ouro ou joias
    tenho de fazer 9 km para cada lado nao posso ir de carro , não posso é proibido andar lá , e se me apanhao lá podem desconfiar de algo , assim vou pelo seguro, é uma herdade ,se rebento com o portao sabem que ando lá ,seguem o rasto e dam com aquilo
    tem de ser com calma

    se souberem quem compre este tipo de objectos deixem contacto
    até breve

    • Diogo Costa

      Podes mandar fotos??
      Se isso for verdade é muito bom mesmo…Já agora, como é que chegaste a esse local?? Algum diário…..
      Herdades??? Isso é perto do Alentejo, nao?!?

  77. fernando

    ainda nao posso contar so depois de estar tudo resolvido´

    prometo que depois conto

    e au senhor tavora tambem vai gostar do que lhe tenho para contar

  78. fernando

    nao consigo colar aqui fotos

  79. Diogo

    Nao podias enviar para diogocosta_16@hotmail.com ?

  80. Tomar Investigation Fund

    Caro Fernando!!!
    Somos um grupo de investigação que te pode ajudar… Contudo necessitamos de provas… contacta-nos… envia a tua história para confirmarmos a veracidade e podemos dar-te a devida ajuda perante os problemas legais e técnicos da tua descoberta. Pedimos-te que não movas os objectos do sitio que os encontres, uma vez que a sua colocação pode levar à real localização de mais objectos…

  81. fernando

    envio a minha historia para onde??

  82. Jorge Templário

    A Ordem de Cristo foi constituída por D. Diniz para proteger os Templários portugueses e estrangeiros.

    Os descobrimentos não foram feitos por Portugal nem pela Coroa portuguesa, mas sim, por uma “empresa privada” – A Ordem de Cristo. Foi esta ordem que projectou e que financiou os descobrimentos.
    O Infante D. Henrique era Grão Mestre desta Ordem e Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama e todos os comandantes eram Mestres desta augusta Ordem.

  83. domingos pinto

    eu acho que o tesouro esta em minha casa na cave mas como nao tenho luz vai ser dificil encontralo,paciencia

  84. MMatias

    Muito boa noite pessoal, descobri este blog por acaso, pensei durante algum tempo que haveria muito poucas pessoas que se interessassem por este tema, tema esse, que esta ligado a nossa historia, historia do nosso pais, quanto ao tema em que se fala no blog, de um possível tesouro, que estará em parte incerta, segundo eu já li, a chave estará bem diante ou antes, bem acima de nos, segundo eu sei tudo será revelado na conjugação das constelações, pois os filões telúricos, já estão mais do que conhecidos, fico muito contente por haver em Portugal pessoas, tal como eu, que se interessam pela sua historia, ficarei pronto e disposto a partilhar com voçes pontos de interesse, um grande abraço MMatias

  85. MMatias

    já agora aconcelho o seguinte livro, “O Ouro dos Templários” está a venda na Bertrand

  86. Bruno Silva

    anonimus e clavis existe alguma remota possibilidade de a frota dos templarios que seguio para oriente ter de facto chegado lá??

  87. Diogo16

    A chave está nas constelações como assim?

  88. Otro anonimous

    Acredito en que esto tesouro ja estubo en america, mas fue recuperado pela Igreja. Perquisen por Estado Eclesiastico de companhia de jesus em america do sul.

  89. hgdio

    o tesouro está em baixo do monte que espia o horizonte,onde existe a grande fenda e o vento sopra ao norte.

  90. A minha teoria Fantástica

    1- Os templários transmitiram aos Portugueses conhecimento para se iniciar os descobrimentos marítimos.

    2- Após terem descoberto a América eles continuam a fazer uso do conhecimento de Alexandria e sempre com intenção de esconder o tal dito tesouro, constroem o inicio da N.A.S.A, não porque queriam começar os descobrimentos espaciais mas com o intuito de esconder o tal tesouro num sitio ( A Lua evidentemente) onde sabiam que ninguém iria mexer.

    Felizes teorias :)

  91. Joao Costa

    Podes colocar aqui as fotografias ? Acho que seria do interesse de todos….

  92. heritage conservation

    Sem querer ofender ninguem, o k s passa aki neste blog pelos vistos é o seguinte: Em primeiro como é de esperar todos aqui gostam de tesouros mitos lendas etc, em segundo: ha apenas 1 ou 2 pessoas k sabem um pouco de historia o resto que desculpem mais uma x mas nem consigo definir o k sao, apenas que gostam de enganar e de ser enganados pk ás tantas acreditam nas historias uns dos outros.Ha mts simbolos ha mts tesouros escondidos embora nem todos sejam de ouro e prata mas por favor n abusem da imaginacao,e principalmente sejam francos e deixem de escrever babuseiras.! Boas…!

  93. ElULTIMO TEMPLARIO

    Tois iquibocados soi iu qui tengo el tesouiro

  94. O Fernando apoz ter respondido á mensagem da “Tomar Investigation Fund” não deu mais noticias…O que se passa???

  95. Galliano

    O que se passa é muito simples. Infelizmente muita gente pensa ser o Indiana Jones ou protagonista de um livro de D. Brown!

    Clavis, Parabéns pela conversa que o seu post desenrolou. Eu li atentamente e adorei ler tanto a parte verdadeira quanto as história lunáticas de alguns fãs destas sagas de Hollywood!

    para quem gosta de tesouros procurem Geocaching Portugal! Vão gostar ;)

  96. fernando

    estava á 15m a pensar o que lhes poderia dizer , contudo nada posso dizer , ….talves fruto da minha imaginação …tudo se sabera mais tarde ou mais cedo ….boa sorte a todos

  97. Pedro

    O tesouro templário não é material mas imaterial, Portugal é o único país do mundo criado pelos templários e com o propósito templário, por isso aquela máxima “quem nasce em Portugal é por missão ou por castigo”.
    Por isso as nossas fronteiras tenham sido tão bem definidas até hoje incluindo as terras de Olivença.
    É preciso notar que a carga mística ao longo da história de Portugal advém de este país ser um país templário e criado para o efeito, criado para ser o farol do mundo.
    Quando as elites portuguesas tomarem consciência do porquê da nossa fundação, então se cumprirá Portugal!

  98. Ricardo

    Boa tarde. O meu pai contava algumas histórias sobre antigos monges de um mosteiro vizinho e de uns misteriosos túneis existentes por baixo dele.
    Uma delas contava a história das varias tentativas feitas por várias pessoas para neles entrarem pois perdiam se no labirinto .e ou as candeias apagavam se .
    Nas história contadas so uma pessoa conceguio entrar(encontrar o caminho certo)
    A saída descreveu tres grandes salas cobertas de ouro e vários documentos .
    A última tentativa foi feita pelos escuteiros não sendo bem sucedida.
    Mandando o padre encerrar o túnel por segurança.
    O que e certo é que o túnel exist

    • Sao varias as historias populares sobre tuneis em Tomar, uma delas fala de um tunel guardado por um dragao e de um tunel que passa sobre o Nabao indo ter a uma capela e ligando-a ao castelo…

  99. Ricardo

    Este Mosteiro passa despercebido por ser Beneditino.Com tudo pode ser para camuflar algo.
    Aparece em documentos no ano de 1118 e 1138 como sendo uma Igreija .
    Figura nas Inqisicoes de D. Afonso I I I de 1258 como sendo um Couto.
    Só na taxacao de 1320 e que é descrito como sendo um Mosteiro.
    Fica situado serca de 5Kms de um dos grandes portos a data (viana do lima ,hoge Viana do Castelo) do lado sul e a serca de 5 Kms da costa (nao sendo vizivel da mesma )
    Estando longe de qualquer sentro político ou (religioso).

  100. Ricardo

    Beneditino=Ordem de Cluny, que a partir de 990 fixa a sua sede em Borgonha .
    Mais tarde D. Hugo da Borgonha foi seu Prior, sendo irmão de D. Enrique que viria a ser conde do nosso Condado Portucalense. Qual seria a relação dos Templarios a data de 1307 com a ordem de Cluny (Beneditino ) ?

    • Ha quem diga que o programa executivo secreto dos templarios foi escrito por Sao Bento… De qq modo, as duas ordens sempre estiveram ligadas, tendo em Portugal os templarios assumido a defesa militar dos mosteiros da ordem.

  101. Um tema fascinante que eu adoro espero que volte a falar sobre tesouros escondidos é uma tema fascinante.

  102. Hitsallini

    Boas,

    Li aqui os comentários todos e gostei das prestações de vós, um ou outro assim mais descabido.. mas é normal quando se fala neste tipo de tema.. Sempre me interessou este tipo de enigmas, e por isso tria uma questão a colocar, visto que alguns de vós têm de certeza mais experiencia que eu..

    A ajuda é a seguinte:
    – eu sei da existência de uma rede de túneis que interligam/interligavam plo menos 4 edificios religiosos, sendo estes 2 igrejas e 2 conventos.

    COmo sei?
    Bem, por um lado tenho o meu avô que efectivamente entrou numa dessas entradas dos tuneis, e pertencia a um dos conventos. E por outro lado é quase de conhecimento comum na zona onde vivo ( plo menos da comunidade mais idosa) a existência de tais tuneis.

    Presentmente sei que dessas 4 entradas, plo menos 2 delas já estão tapadas, isto é, a tal que o meu avô entrou foi tapada aquando houve umas obras de requalificação da Epal, entao suterraram essa entrada ( que estava num convento, com data de construcao sec xvi), convento esse que já estava em ruinas há mtos anos, e que foi totalemnte destruido com essas tais obras,..

    A outra entrada estava dentro de uma igreja a cerca de 1km da entrada anterior, entrada esta que também foi tapada quando se fizeram obras de remodulacao da igreja. ( data de consctrucao da igreja – sec xvi)

    Passando à proxima entrada, que esta numa outra igreja (sec xvi) que fica a cerca de 5km, desta ultima, não sei dizer se ainda se encontra aberta ou não pois esta igreja pretence á santa casa da misericordia, e so abre em ocasioes mto especiais, visto que não dá para se saber.

    Finalmente chego á ultima entrada que fica num convento, a cerca de 2km para a ultima entrada e mais 2km para o outro convento que referi inicialmente. Convento este que pretence a dono particular, mas consegui la entrar, tentando encontrar a entrada, mas o convento encontra-se um tanto ou quanto em mau estado, não sendo possivel ir a todas as suas divisoes ( é uma pena..patrimonio como o nosso estar tão degradado)

    A ajuda que eu peço é.. onde acham que poderia estar a entrada para os tuneis??
    camuflado com poço?
    camuflado com algum dos tumulos lá existentes..?
    cripta debaixo do altar principal ?

    A questao é.. num convento do sec xvi.. onde voces acham que poderia estar uma entrada pa um tunel desta natureza? onde seria mais comum??

    Sei que este tuneis foram utilizados mto posteriormente, duarnte a invansao francesa , para se esconder pretences, fugas e outros tipos de coisas..
    Sei que existe galerias aonde estes tuneis vao dar com material bélico ( espadas, armaduras etc..)
    Sei que todos estes edificios foram mandados construir pela mm pessoa..

    So n sei bem onde procurar a entraada.. ( possivelmnte a unica q há acesso) daí o meu pedido de ajuda pois voces paecem ser mais experientes..

    Já agora, n ha assim nheum grupo no facebook, ou algo assim do genero onde o pessoal assim entusiasta se possa juntar para falar sobre estes assuntos?

    um bem haja ;)

  103. Hitsallini

    thanks ;)

  104. Hitsallini

    Boas,

    Li aqui os comentários todos e gostei das prestações de vós, um ou outro assim mais descabido.. mas é normal quando se fala neste tipo de tema.. Sempre me interessou este tipo de enigmas, e por isso tria uma questão a colocar, visto que alguns de vós têm de certeza mais experiencia que eu..
    (..)

  105. Hitsallini

    (…)
    A ajuda é a seguinte:
    – eu sei da existência de uma rede de túneis que interligam/interligavam plo menos 4 edificios religiosos, sendo estes 2 igrejas e 2 conventos.

    COmo sei?
    Bem, por um lado tenho o meu avô que efectivamente entrou numa dessas entradas dos tuneis, e pertencia a um dos conventos. E por outro lado é quase de conhecimento comum na zona onde vivo ( plo menos da comunidade mais idosa) a existência de tais tuneis.
    (..)

  106. Hitsallini

    (..)
    Presentmente sei que dessas 4 entradas, plo menos 2 delas já estão tapadas, isto é, a tal que o meu avô entrou foi tapada aquando houve umas obras de requalificação da Epal, entao suterraram essa entrada ( que estava num convento, com data de construcao sec xvi), convento esse que já estava em ruinas há mtos anos, e que foi totalemnte destruido com essas tais obras,..

    A outra entrada estava dentro de uma igreja a cerca de 1km da entrada anterior, entrada esta que também foi tapada quando se fizeram obras de remodulacao da igreja. ( data de consctrucao da igreja – sec xvi)
    (..)

  107. Hitsallini

    (..)
    Passando à proxima entrada, que esta numa outra igreja (sec xvi) que fica a cerca de 5km, desta ultima, não sei dizer se ainda se encontra aberta ou não pois esta igreja pretence á santa casa da misericordia, e so abre em ocasioes mto especiais, visto que não dá para se saber.

    Finalmente chego á ultima entrada que fica num convento, a cerca de 2km para a ultima entrada e mais 2km para o outro convento que referi inicialmente. Convento este que pretence a dono particular, mas consegui la entrar, tentando encontrar a entrada, mas o convento encontra-se um tanto ou quanto em mau estado, não sendo possivel ir a todas as suas divisoes ( é uma pena..patrimonio como o nosso estar tão degradado)

    A ajuda que eu peço é.. onde acham que poderia estar a entrada para os tuneis??
    camuflado com poço?
    camuflado com algum dos tumulos lá existentes..?
    cripta debaixo do altar principal ?
    (..)

  108. Hitsallini

    Desculpm pela repeticao… mas .. tava a ter alguma difuculdade a escrever a mnsagem complta, logo ignorem as ultimas 4 msg. ;) Pois a mensagem integral foi a 1ª q mandei.. mas como n apareceu logo, fui um pouco impaciente.. e protno desculpem mais uma vez..

    Qualquercoisa escrevam aqui ou contactem hitsallini@gmail.com

    Cumps

  109. Ricardo

    As vezes costuma ser no altar principal.
    Pois a data era muito respeitado por todos.

    • Hitsallini

      hmm axas?
      Eu tenho algumas fotos dessa tal cripta por baixo do altar, mas parece-me que n tem nda la dentro, a nao ser um grande bloco no chao( q aninda n percebi para o que serve), mas tb o buraco de onde se vê isso tem 20cm po 20cm +-. Alguem ja andou por la a “espreitar”, mas de certeza q n entraram na cripta pois o buraco de entrada é pequeno.

  110. agata

    a descoberta do tesouro dos templarios são uteis e na mesma hora persebi que tenho ligasoins com os templarios e nao tenho certeza mas meu pai mi deu uma carta da rainha elizabet não tinha escolha abri pra ver e ela me mandou uma pista solida de um barco chamado charllot tenho certeza sou tecentendes da rainha elizabet se encontrarem mande de volta obrigada

  111. Solid

    É de meu agrado ver pessoas interessadas no tema que envolve a cavalaria espiritual, mas não é de meu agrado ver falcidades aqui serem escritas, mas como sempre, os filhos da casa vão dar ao despreso.

    Vou escrever aqui dois pontos bem firmes!

    [I] – A Ordem do Templo(claramente seus membros fieis também) nunca tiveram e nunca terão qualquer tipo de ligação ou esforço conjunto para com os Maçons.

    Vou ver se exclareço sendo básico.

    NUNCA A ORDEM TEVE ALGO A VER COM A MAÇONARIA!

    [II] – A Armada Templária aportou em Portugal deixando ao encargo da Ordem De Cristo(foi a estratégia de manterem a Ordem operacional para que podessem manter o seu Graal seguro, e para quem não sabe, o Graal que todos procuram e criam mitos, esse Graal, é Portugal). como estava dizendo, deixando ao encargo da Ordem de Cristo o segundo tesouro que transportavam na Armada.

    Sim, eram dois tesouros que a Armada transportava, e um deles teria de ficar obrigatóriamente com o Graal da Ordem.

    PS: Clavis e restantes, as informações que alguns escrevem e partilham por aqui tem alguma relevância para com a verdade, mas deixo aqui algo para ver se vocês se tornam dignos de um dia saberem a verdade por vocês próprios.

    Aprenderam mais em rochas e florestas do que em livros.

    E se querem encontrar a “chave” para o tesouro da Ordem, sugiro que não gastem tempo a procurar em mitos e lendas, mas sim nas memórias de Portugal, pois o Graal não foi criado para acabar, muito menos para servir de motivo para a criação de lendas e mitos.

    QUEM SEGUE MITOS E ABRAÇA CRUZES, NUNCA CONHECERÁ OS TEMPLÁRIOS.

    Cumprimentos,

    Solid
    Velhos e esferrapados, continuamos por cá.

    • A questão da ligação entre o Templo e a Maçonaria já fez correr muitos rios de tinta…
      Pessoalmente, inclino-me para a posição de Umberto Eco: não há ligação direta, mas influencias cruzadas… e muito mito!

  112. PWH

    Boas,

    Pessoalmente acho muito cativante o vosso interesse no “tesouro dos templários”. O que não tem muito interesse é o português utilizado por muitos, pois esse já é praticamente indecifrável.
    .
    A grande riqueza e testemunho dos templários é aquilo que nós somos hoje, uma humanidade que trouxe novos mundos ao mundo e alguns fora do nosso habitat natural (TERRA).

    Continuar a sonhar com segredos por descobrir que salvarão a nossa espécie e que irão resgatar a nossa fé em nós, é falso!

    Vós que pareceis pessoas conscientes e boas respeitem-se e respeitem todos, lutem por ser melhores pessoas e melhores nações haverá. Lutem contra aos atentados que são feitos contra o Homem!

    Lutem contra todos aqueles que promovam iniquidade, a intolerância e a injustiça!

    Todos somos “filhos” da mesma matéria que compõe as estrelas, honremos o nosso legado.

  113. emmanoel henrick alves da silva

    bem eu acho que o tesouro e real,mas sempre tenho as minhas duvidas,e tambem acho que o diario e a porta de todo esse misterio,infelizmente não da para saber,mas eu vou sempre acreditar nessas historias algumas vezes.

    • ferdin

      Não se esqueçam do castelo de Longroiva…o segundo castelo templário do condado……

  114. os descobrimentos estiveram ao encargo do ilustre infante mas á sua morte os descobrimentos voltaram para a coroa e muito sinceramente se realmente houver algum tesouro de conhecimento da coroa e do infante nao devia ser ouro mas sim mapas.
    passadas algumas decadas depois de portugal ter chegado á india
    nós entramos na politica de transporte e estavamos endividados ate ao pescoço

  115. após eu ter investigado mais existe a possibilidade dos templários se terem fundido com os maçons uma vez que os maçons eram pedreiros e construíam os castelos e as muralhas se calhar o tesouro pode estar escondido sem ninguém saber a não ser a maçonaria

  116. fernando

    SOLID:
    sigo mitos nas nao abraço cruzes e nunca conhecerei os templarios a nao ser que eles me queiram conheçer.

    Tenho dois filhos gemeos que gostam de andar de cavalo …….
    se o maior se chama-se jimy como se chamava o meu filho mais pequeno…?

    Abraço………….

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com. The Adventure Journal Theme.

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa.org

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

DIRECT e-DEMOCRACY NOMOCRACY & EQUALITY LAWS..! THE RULE OF LAW

Are we going to allow chinese dictators to own the whole planet?

looking beyond borders

Looking at foreign policy differently

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Parece piada... fatos incríveis, estórias bizarras e outros micos

Tem cada coisa neste mundo... e todo dia surge uma nova!

O Vigia

O blog retrata os meus pensamentos do dia a dia e as minhas paixões, o FLOSS, a política especialmente a dos EUA, casos mal explicados, a fotografia e a cultura Japonesa e leitura, muita leitura sobre tudo um pouco, mas a maior paixão é mesmo divulgação científica, textos antigos e os tais casos ;)

A Educação do meu Umbigo

Gaveta aberta de textos e memórias a pretexto da Educação que vamos tendo. Este blogue discorda ortograficamente. Contacto: guinote@gmail.com

Promocão e difusão da língua portuguesa

Blogvisão

"Qualidade de informação para qualidade de opinião!"

geoeconomia

Just another WordPress.com site

Egídio G. Vaz Raposo

Media Scholar | Communication Consultant | Trainer

Mudar as coisas...

vivemos no presente, e é nele que devemos mudar. mudarmo-nos é condição necessária para mudar as coisas…

Um Jardim no Deserto

Um minúsculo oásis no imenso deserto físico, mental e espiritual em que se está a transformar Portugal

Extraterrestres ARQUIVO

Seja bem vindo ao Site Extraterrestres Arquivo - Volte Sempre

Muralha Verde SCP

Em prol da defesa e do ataque do Sporting!

Pitacos De Um Torcedor Corinthiano

Louco por ti Corinthians!

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 4.721 outros seguidores

%d bloggers like this: