Começam os problemas sociais na China: desemprego, fábricas a fechar e reduções em 75% de salários

Com a redução generalizada das compras de produtos manufacturados, a China está a começar a sentir efeitos sérios nos níveis das suas exportações. Como os salários da esmagadora maioria dos trabalhadores chineses é determinada em função do número de peças produzidas, com a redução destas, resultante da quebra de encomendas, os salários estão a acompanhar… a descida, nalguns casos descendo 75%, um valor impensável no Ocidente e que está a criar elevados níveis de frustação na China.

A BBC aponta o exemplo de uma fábrica de roupas para bebé onde os trabalhadores que recebiam 370 dólares mensais em maio, agora em setembro recebem apenas 65 dólares! Nesta fábrica em particular (a fábrica “An Jia”), os trabalhadores manifestaram-se, o dono chamou a polícia e esta deteve trabalhadores, sem contudo conseguir aplacar os protestos. Os trabalhadores protestam que quando tudo corria bem, o patrão não dividia os lucros, mas agora que as coisas mudaram, são apenas eles que estão a pagar a factura. Noutros locais, as empresas começaram a despedir pessoal e está a ser impossível encontrar trabalho… Outras fábricas optaram por dar dois dias de folga (não remunerada) em cada três, o que se traduz numa redução salarial idêntica.

Nos últimos meses, perto de 60 mil empresas chinesas fecharam, sendo especialmente afectadas as empresas que fabricavam brinquedos, estimando-se que metade do total já tenha fechado e em muitas cidades chinesas assiste-se agora a um refluxo para os campos de muitas dezenas de trabalhadores chineses que trabalhavam nessas fábricas falidas.

Este refluxo rural, o aumento do desemprego e da riqueza dos trabalhadores estão a tornar o governo chinês muito nervoso… É que durante muito (demasiado) o governo do partido comunista fez assentar a justificação para a falta de democracia e para a sua ditadura justificando-a com a melhoria (evidente) do nível de vida dos chineses. Se afinal este crescimento não era sustentado e se baseava demasiado nas exportações e demasiado menos no aumento da qualidade do nível de vida dos chineses e no consumo interno então as pessoas vão começar a exigir a factura… e a perguntar quais são as vantagens de manter um grupo de tiranos corruptos no poder.

Fonte:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/asia-pacific/7733499.stm

About these ads
Categories: China, Economia | 9 Comentários

Post navigation

9 thoughts on “Começam os problemas sociais na China: desemprego, fábricas a fechar e reduções em 75% de salários

  1. gaitero

    Esta ficando quente a coisa na China. Estou a acompanhar de perto sempre que poço.

  2. Como era previsto..o “C” dos BRIC caiu..recessão é desemprego…a locomotiva sino, pior p/ o mundo; e nós estamos nele.

  3. Fenix

    Desde do principio que globalização está enrrada primeiros sinais foram a perda de solarios na europa almento da horas de trabalho para tenta competir como mercados que não tem os mesmos valores sociais que não tem normas de trabalho que não tem mesmas normas ecologicas que matem uma moeda desvalorizada artifisialmente. Esta crise economica deve-se ganância dos gernanicos queriam vender maquinas para china . A china não pode entrar no mercado global sem comprir certos requesitos; como direitos elementares do trabalhador horarios de trabalhos limitados a um certo numero de horas direito a uma pensão a seguros no trabalho que tenhas as mesma normas ecologicas como a união europeia e ect…A china tem que democratizar mas não as custas dos europeus tem que ser no interior da china ue as pessoas q

  4. Fenix

    que os chineses tem revoltar contra este estado comunista de partifdo unico libertarem-se de uma vezes por todos das amarras que tem no proprio pensamento. Democracia na china para bem do mundo.

  5. Curioso

    Como sempre, o povo nunca teve coragem e inteligência para derrubar um governo opressor, e nunca vai ter… Veja o exemplo da Rússia, da Alemanha Nazista, ditaduras na américa latina, na África etc…ao longo dos séculos, o povo nunca conseguiu fazer nada! A china é diferente? certamente que não. Nem o povo ianque, os heróis da liberdade e direitos humanos conseguiram derrubar ditador Bush, muito menos a china…Seis bilhões de escravos contra 100 ou 200 elites, q covardia!

  6. Curioso

    se a o comunismo chines for bem sucedido, toda a Ásia vai ser governado pelos comunistas-sionistas, e a ultima fonte de democracia na Ásia, o Japão depois ser saqueado, vai ser eliminado do mapa, e a china vai reinar absoluto no mundo, manipulando facilmente o governo falido, corrupto e fascitizado dos EUA.

  7. Curioso

    e o Lula vai ficar muito feliz! hehehe….

  8. O que se está a passar na China, hoje, é de suma importância para o mundo. Peguem – ao calhas – num objeto na vossa casa ou escritório, e vejam qual é a sua origem. Tenho a certeza que 3/4 deles serão “made in china”. Isso dá uma boa mostra do quanto o mundo depende hoje das fábricas chinesas.
    vẽ-se agora que esta dependência é perigosoa, não só acabou com muitos Emprego no resto do mundo, á custa de uma fugaz e transitória melhoria do nível de vida na China, sem as devidas contrapartidas sociais e laborais, como – paradoxalment e- aina vai levar à queda do regime comunista…
    Sim, porque perante uma crise generalizada… não sou assim tão cético. A tampa da panela vai mesmo saltar… e se saltar isso será ainda pior para a econiomia mundial, tal é a dependência presente que existe no mundo pelos produtos chineses.

  9. Fenix

    Concordo clavis.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Blog em WordPress.com. The Adventure Journal Theme.

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa.org

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

DIRECT e-DEMOCRACY NOMOCRACY & EQUALITY LAWS..! THE RULE OF LAW

Are we going to allow chinese dictators to own the whole planet?

looking beyond borders

Looking at foreign policy differently

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Parece piada... fatos incríveis, estórias bizarras e outros micos

Tem cada coisa neste mundo... e todo dia surge uma nova!

O Vigia

O blog retrata os meus pensamentos do dia a dia e as minhas paixões, o FLOSS, a política especialmente a dos EUA, casos mal explicados, a fotografia e a cultura Japonesa e leitura, muita leitura sobre tudo um pouco, mas a maior paixão é mesmo divulgação científica, textos antigos e os tais casos ;)

A Educação do meu Umbigo

Gaveta aberta de textos e memórias a pretexto da Educação que vamos tendo. Este blogue discorda ortograficamente. Contacto: guinote@gmail.com

Promocão e difusão da língua portuguesa

Blogvisão

"Qualidade de informação para qualidade de opinião!"

geoeconomia

Just another WordPress.com site

Egídio G. Vaz Raposo

Media Scholar | Communication Consultant | Trainer

Mudar as coisas...

vivemos no presente, e é nele que devemos mudar. mudarmo-nos é condição necessária para mudar as coisas…

Um Jardim no Deserto

Um minúsculo oásis no imenso deserto físico, mental e espiritual em que se está a transformar Portugal

Extraterrestres ARQUIVO

Seja bem vindo ao Site Extraterrestres Arquivo - Volte Sempre

Muralha Verde SCP

Em prol da defesa e do ataque do Sporting!

Pitacos De Um Torcedor Corinthiano

Louco por ti Corinthians!

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 4.746 outros seguidores

%d bloggers like this: