A guerra no Afeganistão está a ser perdida

Os próprios comandos do contingente internacional que tenta travar a ofensiva talibã no Afeganistão admitem: a guerra está a correr muito mal. Essa é pelo menos a opinião do principal general dos Estados Unidos no Afeganistão.

(US Navy Seals em ação no Afeganistão)

Segundo o general Stanley McChrystal é preciso rever a estratégia aliada. O general admite que existe atualmente uma grave crise de confiança nas forças afegãs e na própria população, que não vê vantagens da presença aliada. O general admite também que existem várias localidades importantes no Afeganistão sob controlo talibã.

Porventura o maior problema afegão será a existência de elevadíssimos níveis de corrupção no governo. Esta corrupção arruina a crença popular na capacidade do Governo e impede que este resolva as mais básicas necessidades da sua população enquanto uma pequena clique – erguida em torno de Karzai – enriquece de forma explosiva e escandalosa.

Atualmente, já existem no Afeganistão “zonas libertadas” onde os talibãs montaram um Estado paralelo, com hospitais, postos de polícia e tribunais, que funcionam e que são bem acolhidos e respeitados pelas populações locais, ao contrário dos órgãos oficiais do Governo que simplesmente não funcionam. Cada nova cidade que caia nas mãos dos Talibãs e que estes provem que sabem administrar melhor que o Governo é um golpe terrível na estratégia da NATO neste país.

O maior problema do Afeganistão não é a força, a capacidade ou o apoio popular dos talibãs. É a incapacidade crónica do governo afegão.

O Ocidente pode continuar a derramar mais soldados e meios sobre o atoleiro afegão, mas se não puder contar com um governo minimamente competente e empenhado (como há, apesar de tudo, no Iraque) então enviar ou manter no Afeganistão um só soldado da NATO é uma pura e simples asneira assassina.

Fonte:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1398453

About these ads
Categories: DefenseNewsPt, Política Internacional | Tags: | 29 Comentários

Post navigation

29 thoughts on “A guerra no Afeganistão está a ser perdida

  1. Lusitan

    A resolução do problema do Afeganistão é política. Começa nos políticos/senhores da guerra afegão e acaba nos políticos sem coragem europeus ou se calhar pela ordem inversa.

    Em relação a esta guerra eu temo que ela se tenha tornado numa segunda guerra do ópio. A ausência de vontade em combater esta droga neste país levam-me à conclusão que tal como aconteceu na guerra entre o Império Britânico e a China, se tenha disfarçado perante a opinião pública as verdadeiras razões desta guerra.

  2. Falando em guerra perdida gostaria de pedir uma matéria sobre a guerra entre os cartéis e o governo mexicano na fronteira México Estados Unidos é um tema interessante e totalmente negligenciado pela mídia do meu país.

    Ps.: incluam também narcocorridos e narco jr.

  3. o problema é que o ópio é produzido pelos raros (e incertos) aliados da NATO no país!
    como fazer a guerra sem eles, e como atacar o ópio sem irritar e repelir esses incertos, mas preciosos “aliados”? Esse é que é o grande dilema…
    A questão mexicana é importante, e será alvo de um artigo por aqui, certamente…

  4. HEHEHEHEHEHE, então , deem dinheiro a eles, condicionando o mesmo a destruição por eles das papoupas…e por acordo escrito, eles sabem ler?sabem, ótimo..ñ ?arranjem + de 06 testemunhas do acordo selado com esses senhores da guerra, travestidos de narcotraficantes e guerreiros…eu sempre disse:Melhore o IDH da população e teram amigos é aliados…tentem, e verão q estou com razão, questão de empatia.

  5. essa é uma das opções atualmente sobre a mesa…
    a questão é a de saber se depois de recebido o dinheiro, e saída a NATO, não voltariam ao mesmo.
    provavelmente, sim, iriam…

  6. Sair é outra coisa…ainda a mt a morrerem de ambos os lados…só + alguns mortos , ai sim..Ah! é deem mt grana aos afegões,melhore seu IDH,e conunique a eles q o dinheiro e p eles nas mãos de suas mulheres , as oprimidas, usem de empatia..e encpontraram a solução p esse impasse ; facíl de resolver.+ o hades está de boca aberta, faminto cobrando das valquirias + alimentos, em forma de vidas de jovens ..HEHEHEHE.

  7. por mim, há 2 soluções para o problema afefão:
    1. Ou se coloca lá os 200 mil homens que os generais russos pediam ao Kremlin para vencer a guerra
    2. Ou se sai, e se passa a vigiar o país pelo ar, a atacar talibãs pelo ar, etc, deixando o país entregue à balburdia em que parece viver tão bem

    cada vez me inclino mais para a segunda opção

  8. Pura sacanagem a 2 opção…eles merecem viverem em paz, quem vai se ferrar se essa for a idéia..será o Pakistão, o pakistãoferrados..coitados.

  9. Acho que os americanos precisam se lembras das lições desse grande mestre que por muito tempo foi esquecido e desprezado.

    Seus conselhos sempre são de grande utilidade para quem enfrenta desafios.

    http://www.suntzu.hpg.ig.com.br/

    http://www.scribd.com/doc/4894199/A-Arte-da-Guerra-de-Sun-Tzu

  10. é verdade!
    já ouvi umas duas vezes o seu audiolivro e li um livro umas quatro ou cinco e há sempre novos ensinamentos a colher…
    até no mundo dos negócios:http://www.encyclopedia.com/doc/1G1-18446697.html

  11. concordo clavis os ensinamentos do mestre sun tzu sao muinto valiosos e por muintos seculos foram totalmente ignorados

  12. esquecida?… nem tanto…
    muitos na NATO estão agora a tentar aprender a partir desta invasão falhada…

  13. ..sem razão para lutar, a causa está pedida

  14. concordo com Carlos Argus aqui vão algumas guerras que se assemelham a esta e ao Vietnam, mas que foram totalmente esquecidas pelo poder dos estado unidos e pela ignorância e falta de imaginação e curiosidade em quase todo o ocidente

    E um personagem interessante me interessei por ele depois de assistir o filme lafitte o corsário, simplesmente um dos melhores que eu já vi, pra variar nunca mais foi exibido na TV aberta, pelo menos não em um horário que eu possa assistir

    http://es.wikipedia.org/wiki/Guerra_Filipino-Estadounidense

    http://es.wikipedia.org/wiki/Guerra_Hispano-Estadounidense

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_dos_B%C3%B4eres

    http://es.wikipedia.org/wiki/Guerra_Anglo-Zul%C3%BA

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_de_1812

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Lafitte

    espero que apreciem

  15. não conhecia essa lenda, mas eu conheço essa aqui:

    http://www.serqueira.com.br/mapas/tesou.htm

    e mais uma coisa interessante para compartilhar:

    http://www.serqueira.com.br/mapas/mapcapm.htm

    Clavis você bem que poderia criar um espaço para os links sugeridos pelos comentaristas seria útil não?

    Mais um coisa, existe um post, sobre um raio laser que esta sendo desenvolvido pela NASA em coerção com o Brasil?

  16. Falo de um espaço próprio para os links que são sugeridos pelos comentaristas
    E falando em guerras esquecidas me interessei pela guerra entre Franca e México anterior guerra México – Estado Unidos, depois de assistir ao filme Cisco Kid de 1994
    Acho que a primeira vez que vi esse filme foi em

    http://jornal.valeparaibano.com.br/2000/12/03/valetv/filsem.html

    E a ultima deve ter sido em

    http://jornal.valeparaibano.com.br/2002/09/21/valetv/filsem.html

    http://jornal.valeparaibano.com.br/2003/04/06/valetv/filsem.html

    Embora fosse um filme americano típico valia apena assistir por abordar essas guerras, que tanto custarão ao México e que hoje me dia são tão tristemente ignoradas.
    Lembro-me da cena em que Cisco Kid fala: “o México em que eu nasci pertence hoje aos Estados Unidos” com um toque de bem melancólico, afinal ele era mexicano e não queria perder a guerra, mas perdeu talvez a melhor lição sobre essa guerra seja “não confiem em yankees, eles não prestão ”, bem essa lição os mexicanos, filipinos e outros aprenderam da pior maneira possível.

  17. Aqui vai mais uma guerra esquecida, infelizmente, devo dizer uma guerra que inovo e deixo suas marcas na historia dos povos que dela participaram e em povos que nunca a conheceram.

    http://es.wikipedia.org/wiki/Invasiones_japonesas_a_Corea_%281592-1598%29

  18. Fadrini, somos uns poucos q vemos os efeitos destas invasões dos ianks as terras do méxico,mt triste, a vingança; estão se multiplicando tanto é tanto q daqui a pouco os ianks falaram Espanhol…vide los angeles.A vingança é mt doce…

  19. Bem eles estiveram perto de tentar uma invasão ao Brasil, acho que no antes da guerra civil americana, felizmente não levaram o projeto adiante, alem de possíveis planos de invasão durante a segunda guerra mundial, felizmente não concretizados hoje não são possibilidades, mas num futuro próximo ou distante quem sabe.

    http://www.serqueira.com.br/mapas/rioguerra.htm

    Sobre a invasão japonesa a Coréia, essa guerra merece destaque, pois foi a onde os primeiros passos das guerras modernas foram dados: navios blindados, mísseis e táticas de combate mais sofisticadas, alem da maléfica e hoje concretizada divisão do pais em dois.

  20. não sabia dessa…
    e sabias que o Brasil fora escolhido para ocupar a base das Lages se o governo de Salazar tivesse recusado a sua cedência aos Aliados?…

    • Odin Borson

      Não sabia disso! O Brasil ocupar propriedades lusas durante a segunda guerra?

  21. Pois acredite, o Clavis, os ianks posam de bom moços , + só a Nicaraguá já foi invadida + de dez x no século passado, eles são uns …perigosos.Ñ são confiáveis , cuidado com os mesmos.

  22. mas são uma sombra do que foram… a dívida monstruosa dos EUA ditará o seu ocaso inevitável, em menos de 10 anos…

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com. The Adventure Journal Theme.

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa.org

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

DIRECT e-DEMOCRACY NOMOCRACY & EQUALITY LAWS..! THE RULE OF LAW

Are we going to allow chinese dictators to own the whole planet?

looking beyond borders

Looking at foreign policy differently

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Parece piada... fatos incríveis, estórias bizarras e outros micos

Tem cada coisa neste mundo... e todo dia surge uma nova!

O Vigia

O blog retrata os meus pensamentos do dia a dia e as minhas paixões, o FLOSS, a política especialmente a dos EUA, casos mal explicados, a fotografia e a cultura Japonesa e leitura, muita leitura sobre tudo um pouco, mas a maior paixão é mesmo divulgação científica, textos antigos e os tais casos ;)

A Educação do meu Umbigo

Gaveta aberta de textos e memórias a pretexto da Educação que vamos tendo. Este blogue discorda ortograficamente. Contacto: guinote@gmail.com

Promocão e difusão da língua portuguesa

Blogvisão

"Qualidade de informação para qualidade de opinião!"

geoeconomia

Just another WordPress.com site

Egídio G. Vaz Raposo

Media Scholar | Communication Consultant | Trainer

Mudar as coisas...

vivemos no presente, e é nele que devemos mudar. mudarmo-nos é condição necessária para mudar as coisas…

Um Jardim no Deserto

Um minúsculo oásis no imenso deserto físico, mental e espiritual em que se está a transformar Portugal

Extraterrestres ARQUIVO

Seja bem vindo ao Site Extraterrestres Arquivo - Volte Sempre

Muralha Verde SCP

Em prol da defesa e do ataque do Sporting!

Pitacos De Um Torcedor Corinthiano

Louco por ti Corinthians!

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 4.743 outros seguidores

%d bloggers like this: