“Dilma termina o primeiro ano com um recorde de popularidade de 56%. Nenhum Presidente teve um valor tão alto ao fim do primeiro ano”

Dilma Rousseff (http://a3.twimg.com)

Dilma Rousseff (http://a3.twimg.com)

“Dilma termina o primeiro ano com um recorde de popularidade de 56%. Nenhum Presidente teve um valor tão alto ao fim do primeiro ano. E isso acontece depois da saída de nada menos que sete ministros, seis deles por irregularidades. “Tolerância zero com malfeitos e corrupção”, tem sido o lema da Presidenta. Ela tem firmado uma imagem de transparência que Lula não tinha – ninguém esperara há um ano que superasse o seu criador. E o Brasil fecha o ano com dois números que são a cara e a coroa do seu momento histórico: sexta economia do mundo, com 11.4 milhões de pessoas a viver em favelas. Dilma diz que foi eleita para ser a Presidente dos pobres. Que assim seja.”

Publico, 30 de dezembro de 2011

Sejamos claros: nem tudo está bem no Brasil. Especialmente em termos de Educação Pública e de desigualdade social e de rendimentos. Mas o Brasil pode orgulhar-se de ter sido capaz de eleger dois grandes lideres seguidos, que usando os recursos do seu grande país e sabendo defender a sua economia dos assaltos da globalização (usando sem poder ferramentas neoproteccionistas) levaram o Brasil até ao invejável estatuto de sexta potencia económica mundial.

No que respeita ao Estado, o Brasil tem três grandes problemas: um municipalismo ainda muito incipiente e embrionário, níveis de corrupção ainda demasiado elevados e generalizados (apesar da correta intolerância de Dilma quanto ao problema) e… Uma timidez diplomática crónica que não é mais compatível com o seu novo estatuto de superpotencia mundial e que o torna ausente de praticamente todos os cenários internacionais de crise. Isso pode agora, com Dilma, começar também a mudar. E gostaríamos que começasse a mudar explorando a Lusofonia, o facto de o Brasil ter bons e fieis amigos em todos os países da CPLP, da Europa, a África, acabando na Ásia.

O Brasil, potencia mundial, pode ser a primeira verdadeira potencia mundial lusófona. Assim saiba explorar esse filão e vença a timidez atávica que o tem mantido até hoje como “gigante de joelhos”, sujeito à vontade e ditames das grandes potências mundiais. Mas isso está a mudar… E depressa.

O Brasil teve Lula e depois, teve Dilma. No mesmo período, Portugal teve Sócrates, Cavaco e Passos. Com os frutos e diferenças que estão hoje bem à vista de todos. Mas… Como seria o Portugal de hoje se tivéssemos tido – também nós + dois presidentes desta qualidade?… E livres para agirem sem as cangas da União Europeia?!

About these ads
Categories: Brasil, Economia, Lusofonia | 7 Comentários

Post navigation

7 thoughts on ““Dilma termina o primeiro ano com um recorde de popularidade de 56%. Nenhum Presidente teve um valor tão alto ao fim do primeiro ano”

  1. Riquepqd

    E viva o Brasil.

  2. lá vem o CP irritar-me com o binómio Entusiasmo pró-brasileiro e Falta de Respeito a Portugal:

    a primeira potência Lusófona foi Portugal.

    “O Brasil teve Lula e depois, teve Dilma. No mesmo período, Portugal teve Sócrates, Cavaco e Passos. Com os frutos e diferenças que estão hoje bem à vista de todos. ”
    esqueceste-te do Barroso. quando o Lula veio cá a 1ª vez foi vergonhosa a recepção do governo de direita com comentários estúpidos sobre o facto de ele ser de esquerda…

    “E livres para agirem sem as cangas da União Europeia?!”
    não esquecas, ingrato que as cangas deram-nos muitas coisas boas.
    agora admito que atrapalham, mas ainda num passado recente ajudavam e muito, mas os nossos governantes – por nós legitimados – fizeram um péssimo trabalho.

    e além demais o Brasil vive sobretudo de commodities , de exploração de recursos, tipo arvore das patacas. é uma situação de pura sorte, não tem mérito especial.
    felizmente que está a mudar o seu tecido económico com industria, ciência, serviços, etc…

  3. Luiz Ely Silveira

    Uma coisa parece inegável no perfil de Dilma: ela não sai em defesa dos corruptos, como fazia seu antecessor. Outro fato positivo e o fato de ser mais técnica do que política. Isso explica muito da popularidade, principalmente entre as classes mais esclarecidas.

    • Isso é indubitável e algo que me agrada profundamente em Dilma. Mas o facto de ter tido já tantos ministros demitidos por corrupcao revela o elevado grau de corrupcao que assola a classe politica brasileira. Mas o que ela está a fazer pode dar o mote a uma verdadeira (e inédita) limpeza. Assim a corporacao policial e a judicial estivessem a demonstrar o mesmo empenho.

  4. Fernando

    O antecessor de Dilma terminou os últimos meses de mandato com a popularidade superior à 80%, mas isso não se traduziu em votos, já que a então candidata Dilma teve que disputar o segundo turno com José Serra. Ou seja, o povo aprova a gestão mas o eleitorado nacional sempre foi dividido.

    Quanto ao comentário de Otus, digo que o cresciemento econômico brasileiro é sustentado, como é sabido por todos, pela exportação de commodites, e não há pecado nenhum nisso. Vejamos o caso da Austrália, a título de exemplo, o país vive da exportação de minério de ferro para China, contudo, a depender da matéria-prima a ser explorada, é exigido um alto grau de desenvolvimento tecnológico. Vide Petrobrás e a exploração do pré-sal, somente possível depois de um investimento maciço em P&D. Outro caso de sucesso é a EMBRAPA, que desenvolveu novas técnicas de produção agrícula, e graças a ela o Brasil converteu-se em potência agrícola. Poderia citar diversos casos de sucesso (Embraer, Vale, etc) mas acho que já disse tudo.

    • Tudo aponta hoje para que o Brasil tenha dito a fortuna (providencial?) de ter tido dois grandes lideres, num contexto global de aumento dos precos das commodities agricolas e de uma notoria independencia energetica. O Brasil vive hoje o melhor dos mundos possiveis, mas ainda terá que vencer grandes problemas com o Crime a Corrupcao… As maiores ameacas atuais para essa grande nacao lusofona.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Blog em WordPress.com. The Adventure Journal Theme.

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa.org

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

DIRECT e-DEMOCRACY NOMOCRACY & EQUALITY LAWS..! THE RULE OF LAW

Are we going to allow chinese dictators to own the whole planet?

looking beyond borders

Looking at foreign policy differently

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Parece piada... fatos incríveis, estórias bizarras e outros micos

Tem cada coisa neste mundo... e todo dia surge uma nova!

O Vigia

O blog retrata os meus pensamentos do dia a dia e as minhas paixões, o FLOSS, a política especialmente a dos EUA, casos mal explicados, a fotografia e a cultura Japonesa e leitura, muita leitura sobre tudo um pouco, mas a maior paixão é mesmo divulgação científica, textos antigos e os tais casos ;)

A Educação do meu Umbigo

Gaveta aberta de textos e memórias a pretexto da Educação que vamos tendo. Este blogue discorda ortograficamente. Contacto: guinote@gmail.com

Promocão e difusão da língua portuguesa

Blogvisão

"Qualidade de informação para qualidade de opinião!"

geoeconomia

Just another WordPress.com site

Egídio G. Vaz Raposo

Media Scholar | Communication Consultant | Trainer

Mudar as coisas...

vivemos no presente, e é nele que devemos mudar. mudarmo-nos é condição necessária para mudar as coisas…

Um Jardim no Deserto

Um minúsculo oásis no imenso deserto físico, mental e espiritual em que se está a transformar Portugal

Extraterrestres ARQUIVO

Seja bem vindo ao Site Extraterrestres Arquivo - Volte Sempre

Muralha Verde SCP

Em prol da defesa e do ataque do Sporting!

Pitacos De Um Torcedor Corinthiano

Louco por ti Corinthians!

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 4.718 outros seguidores

%d bloggers like this: