“Dilma termina o primeiro ano com um recorde de popularidade de 56%. Nenhum Presidente teve um valor tão alto ao fim do primeiro ano”

Dilma Rousseff (http://a3.twimg.com)

Dilma Rousseff (http://a3.twimg.com)

“Dilma termina o primeiro ano com um recorde de popularidade de 56%. Nenhum Presidente teve um valor tão alto ao fim do primeiro ano. E isso acontece depois da saída de nada menos que sete ministros, seis deles por irregularidades. “Tolerância zero com malfeitos e corrupção”, tem sido o lema da Presidenta. Ela tem firmado uma imagem de transparência que Lula não tinha – ninguém esperara há um ano que superasse o seu criador. E o Brasil fecha o ano com dois números que são a cara e a coroa do seu momento histórico: sexta economia do mundo, com 11.4 milhões de pessoas a viver em favelas. Dilma diz que foi eleita para ser a Presidente dos pobres. Que assim seja.”

Publico, 30 de dezembro de 2011

Sejamos claros: nem tudo está bem no Brasil. Especialmente em termos de Educação Pública e de desigualdade social e de rendimentos. Mas o Brasil pode orgulhar-se de ter sido capaz de eleger dois grandes lideres seguidos, que usando os recursos do seu grande país e sabendo defender a sua economia dos assaltos da globalização (usando sem poder ferramentas neoproteccionistas) levaram o Brasil até ao invejável estatuto de sexta potencia económica mundial.

No que respeita ao Estado, o Brasil tem três grandes problemas: um municipalismo ainda muito incipiente e embrionário, níveis de corrupção ainda demasiado elevados e generalizados (apesar da correta intolerância de Dilma quanto ao problema) e… Uma timidez diplomática crónica que não é mais compatível com o seu novo estatuto de superpotencia mundial e que o torna ausente de praticamente todos os cenários internacionais de crise. Isso pode agora, com Dilma, começar também a mudar. E gostaríamos que começasse a mudar explorando a Lusofonia, o facto de o Brasil ter bons e fieis amigos em todos os países da CPLP, da Europa, a África, acabando na Ásia.

O Brasil, potencia mundial, pode ser a primeira verdadeira potencia mundial lusófona. Assim saiba explorar esse filão e vença a timidez atávica que o tem mantido até hoje como “gigante de joelhos”, sujeito à vontade e ditames das grandes potências mundiais. Mas isso está a mudar… E depressa.

O Brasil teve Lula e depois, teve Dilma. No mesmo período, Portugal teve Sócrates, Cavaco e Passos. Com os frutos e diferenças que estão hoje bem à vista de todos. Mas… Como seria o Portugal de hoje se tivéssemos tido – também nós + dois presidentes desta qualidade?… E livres para agirem sem as cangas da União Europeia?!

About these ads
Categories: Brasil, Economia, Lusofonia | 7 Comentários

Post navigation

7 thoughts on ““Dilma termina o primeiro ano com um recorde de popularidade de 56%. Nenhum Presidente teve um valor tão alto ao fim do primeiro ano”

  1. Riquepqd

    E viva o Brasil.

  2. lá vem o CP irritar-me com o binómio Entusiasmo pró-brasileiro e Falta de Respeito a Portugal:

    a primeira potência Lusófona foi Portugal.

    “O Brasil teve Lula e depois, teve Dilma. No mesmo período, Portugal teve Sócrates, Cavaco e Passos. Com os frutos e diferenças que estão hoje bem à vista de todos. ”
    esqueceste-te do Barroso. quando o Lula veio cá a 1ª vez foi vergonhosa a recepção do governo de direita com comentários estúpidos sobre o facto de ele ser de esquerda…

    “E livres para agirem sem as cangas da União Europeia?!”
    não esquecas, ingrato que as cangas deram-nos muitas coisas boas.
    agora admito que atrapalham, mas ainda num passado recente ajudavam e muito, mas os nossos governantes – por nós legitimados – fizeram um péssimo trabalho.

    e além demais o Brasil vive sobretudo de commodities , de exploração de recursos, tipo arvore das patacas. é uma situação de pura sorte, não tem mérito especial.
    felizmente que está a mudar o seu tecido económico com industria, ciência, serviços, etc…

  3. Luiz Ely Silveira

    Uma coisa parece inegável no perfil de Dilma: ela não sai em defesa dos corruptos, como fazia seu antecessor. Outro fato positivo e o fato de ser mais técnica do que política. Isso explica muito da popularidade, principalmente entre as classes mais esclarecidas.

    • Isso é indubitável e algo que me agrada profundamente em Dilma. Mas o facto de ter tido já tantos ministros demitidos por corrupcao revela o elevado grau de corrupcao que assola a classe politica brasileira. Mas o que ela está a fazer pode dar o mote a uma verdadeira (e inédita) limpeza. Assim a corporacao policial e a judicial estivessem a demonstrar o mesmo empenho.

  4. Fernando

    O antecessor de Dilma terminou os últimos meses de mandato com a popularidade superior à 80%, mas isso não se traduziu em votos, já que a então candidata Dilma teve que disputar o segundo turno com José Serra. Ou seja, o povo aprova a gestão mas o eleitorado nacional sempre foi dividido.

    Quanto ao comentário de Otus, digo que o cresciemento econômico brasileiro é sustentado, como é sabido por todos, pela exportação de commodites, e não há pecado nenhum nisso. Vejamos o caso da Austrália, a título de exemplo, o país vive da exportação de minério de ferro para China, contudo, a depender da matéria-prima a ser explorada, é exigido um alto grau de desenvolvimento tecnológico. Vide Petrobrás e a exploração do pré-sal, somente possível depois de um investimento maciço em P&D. Outro caso de sucesso é a EMBRAPA, que desenvolveu novas técnicas de produção agrícula, e graças a ela o Brasil converteu-se em potência agrícola. Poderia citar diversos casos de sucesso (Embraer, Vale, etc) mas acho que já disse tudo.

    • Tudo aponta hoje para que o Brasil tenha dito a fortuna (providencial?) de ter tido dois grandes lideres, num contexto global de aumento dos precos das commodities agricolas e de uma notoria independencia energetica. O Brasil vive hoje o melhor dos mundos possiveis, mas ainda terá que vencer grandes problemas com o Crime a Corrupcao… As maiores ameacas atuais para essa grande nacao lusofona.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Blog em WordPress.com. The Adventure Journal Theme.

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa.org

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

PEACEFUL DEMOCRATIC EVOLUTION Do we wait for the Chinese national socialist dictators to own the whole planet? Did we learned nothing from the second world war?

NOMOCRACY: Νομος (Law). The concept was familiar to ancient philosophers such as Aristotle, who wrote "Law should govern".

looking beyond borders

Looking at foreign policy differently

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Parece piada... fatos incríveis, estórias bizarras e outros micos

Tem cada coisa neste mundo... e todo dia surge uma nova!

O Vigia

O blog retrata os meus pensamentos do dia a dia e as minhas paixões, o FLOSS, a política especialmente a dos EUA, casos mal explicados, a fotografia e a cultura Japonesa e leitura, muita leitura sobre tudo um pouco, mas a maior paixão é mesmo divulgação científica, textos antigos e os tais casos ;)

A Educação do meu Umbigo

Gaveta aberta de textos e memórias a pretexto da Educação que vamos tendo. Este blogue discorda ortograficamente. Contacto: guinote@gmail.com

Promocão e difusão da língua portuguesa

Blogvisão

"Qualidade de informação para qualidade de opinião!"

geoeconomia

Just another WordPress.com site

Egídio G. Vaz Raposo

Media Scholar | Communication Consultant | Trainer

Mudar as coisas...

vivemos no presente, e é nele que devemos mudar. mudarmo-nos é condição necessária para mudar as coisas…

Um Jardim no Deserto

Um minúsculo oásis no imenso deserto físico, mental e espiritual em que se está a transformar Portugal

Extraterrestres ARQUIVO

Seja bem vindo ao Site Extraterrestres Arquivo - Volte Sempre

Muralha Verde SCP

Em prol da defesa e do ataque do Sporting!

Pitacos De Um Torcedor Corinthiano

Louco por ti Corinthians!

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 4.795 outros seguidores

%d bloggers like this: