A Grécia vai falir

O inefável Marcelo reconheceu recentemente do alto do seu púlpito semanal que o programa de ajustamento que os caciques do norte da Europa exigiram à Grécia é incumprível e que dentro de poucos meses o país entrará inevitavelmente em falência.

As características atuais da dívida grega são hoje bem diferentes daquilo que eram há menos de um ano… De facto, pode até pensar-se que o objetivo principal do primeiro pacote de “ajuda” da Troika (“ajuda” em troca de lucros fabulosos para os emprestadores europeus e do FMI) teve como principal objetivo permitir que os grandes bancos alemães e franceses se livrassem da divida grega que tinham em mãos e se poupassem a grandes prejuízos quando a Grécia entrasse finalmente em bancarrota. Hoje, a divida grega pertence ao BCE e ao FMI em quase metade, sendo que a metade remanescente pertence à banca grega e pouco menos de dez por cento está ainda nas mãos da banca europeias (com BCP e BPI entre os maiores perdedores).

A Grécia vai falir, porque agora o norte da Europa já está preparado para encaixar essa falência sem grandes impactos, não porque tenha falhado uma qualquer estratégia de ajuda, porque a europa se tenha desinteressado ou os gregos perdido a paciência. Vai falir porque isso agora já não incomoda a banca alema e francesa. Apenas por isso. E esta é a europa que temos.

Fonte:
http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=2300677

About these ads
Categories: Economia, Política Internacional | Tags: | 10 Comentários

Post navigation

10 thoughts on “A Grécia vai falir

  1. O quanto a crise econômica – e por consequência política – vai afastar a Grécia da OTAN e aproximá-la mais do Mediterrâneo do q dos “hiperbóreos”, só o tempo dirá. Aliás, o Mediterrâneo deveria se levar mais a sério, entender os problemas da zona do euro e pensar como um bloco próprio.
    Não sei a possibilidade política de um governo grego simpatizar e até se alinhar com o Oriente Médio, mas a Europa não está ajudando nesse sentido.

    • A Grecia é mais europeia do que Portugal… é a matriz original de todos os valores europeus (desde a democracia, passando pelos direitos humanos sem esquecer o cristianismo). Nao ha qualquer hipotese de alinhar com o Oriente… Desde logo porque a Grecia se fundou afirmando-se contra o mundo muculmano (Turquia) que destruiu a sua ultima grande criacao (o imperio bizantino) e com quem mantem hoje ainda um muito acesso conflito (Egeu e Chipre).
      Ja é bem mais provavel que a Grecia busque refundar a europa aliando-se aos paises do sul que compartilham com ela valores, semelhancas e o mediterraneo… Como Italia, Chipre, Espanha e… Portugal (somos muito mais mediterraneos que Franca, por exemplo)
      Essa “uniao da europa do sul” era um dos sonhos de agostinho (a sua “uniao latina”) e está mais proxima do que se julga, se os “puros” do norte (alemanha, holanda, finlandia, etc) expulsarem do euro a grecia e os demais “pigs”.

      • Enoque

        Sim, a Grécia é a origem da civilização ocidental. Mas não sei se pode ser considerada mais européia ou menos européia do que algum outro país europeu.
        Se a Itália sair da UE, eu acredito que em pouco tempo a UE vai acabar. A Itália é um país central na civilização européia. A Europa enquanto civilização é consequência do Império Romano.
        Mas um bloco alternativo composto por Grécia, Chipre, Malta, Itália, Espanha e Portugal com certeza receberia pedidos de adesão dos países árabes mediterrâneos, o Marrocos, a Argélia, a Tunísia, a Líbia, o Egito, o Líbano e a Síria. Se a presença grega na UE impede a Turquia de querer ser membro do bloco europeu, certamente vai se interessar pelo bloco mediterrâneo sim. Mas e os países balcânicos como Albânia, Montenegro e Croácia? E não faço idéia de qual seria a posição de Israel? E acredito que, se o bloco mediterraneo fosse criado como alternativa a UE para os países do sul da Europa, tal bloco teria interesse no livre-comércio com o Mercosul.

        • Se a Grecia sair acaba a europa… Ou Portugal. Ou a Irlanda. Se um pais em dificuldades por “expulso” morre com ele o projeto europeu de solidariedade, de comunhao e auxilio mutuo.
          é claro que a formacao dessa “uniao mediterranea” pode acabar por revelar-se de maior futuro e espectro que esta “uniao germanica com colonias” da atualidade e da crise pode assim, brotar uma coisa nova e bem mais interessante…

        • Enoque

          “Se a presença grega na UE impede a Turquia de querer ser membro do bloco europeu”
          retificação: Se a presença grega na UE não impede a Turquia de querer ser membro do bloco europeu…

          • Bem, duvidas que se os franceses ou os alemaes quisessem mesmo, mesmo, os turcos na UE os gregos nao teriam que engolir o sapo?… Ao fim ao cabo, tiveram que engolir (e calar) na NATO…

            • Enoque

              Não. Não duvido. Se os franceses e/ou alemães quisessem, os gregos teriam que engolir o sapo sim. No caso da NATO, os Estados Unidos dão as cartas. Sei que a Turquia não é só odiada pelos gregos, mas pelos armênios também, e os povos balcânicos e árabes também não simpatizam com a Turquia. A rivalidade contra o Império Otomano por parte das nações européias foi muito intensa, e ficou no subconsciente coletivo dos cidadãos europeus principalmente. Tenho um amigo grego que mora em São Paulo, imigrante grego no Brasil há mais de 40 anos, e ele me conta novidades quando volta da Grécia de viagem. A última vez que esteve lá foi em 2011. Ele já me sugeriu que eu faça uma viagem à Grécia para conhecer os monumentos e as cidades históricas. Ele me disse que os gregos se referem a Angella Merkel como “Hitler de saia” :D , e que os gregos têm tendência anti-EUA, e apóiam a independência da Palestina, são anti-sionistas, e não podem nem ver os turcos.

              • Os turcos entraram na nato sobretudo porque na epoca nao havia misseis estrategicos e colocar misseis nucleares taticos junto à fronteira sul era uma ameaca importante… Alias essa era unica fronteira comum entre um pais da nato e a urss.
                Estive na Grecia em 1989 e confirmo: é um pais fantastico para visitar (mas muito caro, com os precos dos bens de consumo a serem o triplo dos de Portugal, nalguns casos), mas um sonho para quem como eu aprecia a Historia…
                A Alemanha nunca foi muito apreciada aqui: os gregos têm memoria e nao esquecem a ocupacao nazi, nem os milhoes que os alemaes saquearam do Banco de Atenas para nunca mais devolver…

                • Enoque

                  “Os turcos entraram na nato sobretudo porque na epoca nao havia misseis estrategicos e colocar misseis nucleares taticos junto à fronteira sul era uma ameaca importante… Alias essa era unica fronteira comum entre um pais da nato e a urss.”
                  -Sim, a Turquia era tão estratégica para os EUA quanto Cuba era para a URSS na Guerra-Fria.
                  “Estive na Grecia em 1989 e confirmo: é um pais fantastico para visitar (mas muito caro, com os precos dos bens de consumo a serem o triplo dos de Portugal, nalguns casos), mas um sonho para quem como eu aprecia a Historia…”
                  – Eu queria muito poder conhecer a Grécia, o Egito, Israel, a Índia, a China (incluindo o Tibete) e o Japão, são países muito interessantes, com longa história. Gosto de civilizações antigas e medievais.
                  Acredito que eu e você, se nos conhecêssemos pessoalmente, seríamos grandes amigos. :)

                • Dessa lista so conheco mesmo os dois primeiros… O resto terá que ficar para outro momento, mais abastado, da vida no sul da europa… Todos sao tambem prioridades para mim, mas apenas depois de todos os paises lusofonos (Goa incluida).
                  E sim, claro que sim: temos muitos pontos em comum!

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Blog em WordPress.com. The Adventure Journal Theme.

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa.org

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

PEACEFUL DEMOCRATIC EVOLUTION Do we wait for the Chinese national socialist dictators to own the whole planet? Did we learned nothing from the second world war?

NOMOCRACY: Νομος (Law). The concept was familiar to ancient philosophers such as Aristotle, who wrote "Law should govern".

looking beyond borders

Looking at foreign policy differently

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Parece piada... fatos incríveis, estórias bizarras e outros micos

Tem cada coisa neste mundo... e todo dia surge uma nova!

O Vigia

O blog retrata os meus pensamentos do dia a dia e as minhas paixões, o FLOSS, a política especialmente a dos EUA, casos mal explicados, a fotografia e a cultura Japonesa e leitura, muita leitura sobre tudo um pouco, mas a maior paixão é mesmo divulgação científica, textos antigos e os tais casos ;)

A Educação do meu Umbigo

Gaveta aberta de textos e memórias a pretexto da Educação que vamos tendo. Este blogue discorda ortograficamente. Contacto: guinote@gmail.com

Promocão e difusão da língua portuguesa

Blogvisão

"Qualidade de informação para qualidade de opinião!"

geoeconomia

Just another WordPress.com site

Egídio G. Vaz Raposo

Media Scholar | Communication Consultant | Trainer

Mudar as coisas...

vivemos no presente, e é nele que devemos mudar. mudarmo-nos é condição necessária para mudar as coisas…

Um Jardim no Deserto

Um minúsculo oásis no imenso deserto físico, mental e espiritual em que se está a transformar Portugal

Extraterrestres ARQUIVO

Seja bem vindo ao Site Extraterrestres Arquivo - Volte Sempre

Muralha Verde SCP

Em prol da defesa e do ataque do Sporting!

Pitacos De Um Torcedor Corinthiano

Louco por ti Corinthians!

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 4.795 outros seguidores

%d bloggers like this: